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Como estabelecer metas? Conheça o conceito SMART

Lembra aquela lista de desejos que você provavelmente criou no final de 2019? Então, já chegamos no mês de abril e é possível que muitas delas não tenham saído do papel ou não estejam se concretizando da forma prevista. Mas nós temos a solução para esse problema e por isso, neste post, vamos apresentar o conceito das metas SMART!

A verdade é que todos nós acreditamos que estabelecemos metas para a vida. Queremos mudar de emprego, passar no concurso, comprar uma casa ou carro, eliminar alguns quilos. Porém, querer não é suficiente. Se não tivermos uma boa estratégia para alcançar esses objetivos, eles nunca deixarão se ser apenas sonhos.

O primeiro passo para mudar essas situação é aprender a estabelecer metas de forma inteligente. Pensando nisso,  Peter Druker utilizou justamente essa palavra — no inglês, SMART — para criar um método que ajuda pessoas e equipes a se mobilizarem para alcançar um objetivo. 

Quer saber que método é esse? Confira a seguir!

O que são metas SMART?

Como já falamos, é um método para criar metas e orientar as ações de uma pessoa ou equipe. A partir do momento em que é aplicado, ele possibilita indicar se o time está no caminho certo, se é necessário fazer correções e quando é preciso acelerar ações para garantir os resultados.

O principal objetivo da meta SMART é transformar uma ideia vaga do que a pessoa deseja em um modelo tangível para orientar e medir os resultados de cada ação. Se para você o conceito ainda está muito abstrato, ele se tornará mais claro quando descobrir como o método funciona. 

Como funciona uma meta SMART?

Nesse conceito, a palavra SMART (inteligente, esperta) é um acrônimo. Portanto, cada letra representa uma palavra. Por isso, as metas devem ter as seguintes características:

S – Specific (específica)

Não adiantar ter uma ideia vaga do que quer. Dessa forma, ficará muito mais difícil definir uma estratégia para realizar o que deseja. Quer ver um exemplo profissional?

Vamos pensar em um profissional do Direito. Imagine que ele acredita que sua meta é ser bem-sucedido na carreira. Porém, o que é ser bem-sucedido na carreira? Como saber se alcançou esse objetivo ou pelo menos se está no caminho certo?

Por isso, uma meta não pode ser assim. Ela precisa ser específica. Para alguns, talvez ser bem-sucedido seria construir o maior escritório especializado em compliance de sua região. Para outros, é se tornar um desembargador. Percebe como cada um deles precisará tomar caminhos e direções diferentes?

A partir dessa definição, será necessário traçar estratégias. Um precisará passar em sucessivos concursos públicos. Outro deverá se especializar, oferecer seus serviços, criar um plano de marketing pessoal para se transformar em uma referência nesse segmento, e assim por diante.

Portanto, não se esqueça do primeiro passo para ter uma meta SMART. Defina o cargo que deseja ter, se ela se refere à carreira. Para outros assuntos, também é importante estabelecer um alvo preciso: qual é o carro que deseja comprar, o país que pretende visitar em suas próximas férias, e assim por diante.

Quando a pessoa já trabalha em uma empresa ou tem seu próprio negócio, o estabelecimento de metas deve ser ainda mais específico. Por exemplo:

  • aumentar a captação de clientes em 20%;
  • aumentar as vendas em 10%;
  • reduzir o custo de produção em 5%;
  • conquistar X novos alunos para a escola.

M – Measurable (mensurável)

O segundo ponto é que uma meta SMART deve ser mensurável. Afinal, o que não se mede, não se pode avaliar. E se não se pode avaliar, fica difícil melhorar ou corrigir a rota.

Em alguns casos, é mais fácil mensurar uma meta de acordo com a própria especificidade estabelecida no item anterior. Então, por exemplo, se a escola quer conquistar X novos alunos, basta verificar o número de matrículas.

Porém, muitas empresas e negócios têm metas que envolvem situações menos tangíveis, para as quais é necessário implementar um sistema de medidas. Os scores de satisfação do cliente (NPS) e dos colaboradores (e-NPS) costumam ser utilizados nesses casos.

Essa medida é importante não só para verificar se o alvo foi atingido, mas para determinar quais foram as ações que mais contribuíram para que isso acontecesse. Quer um exemplo?

Suponha que você seja gestor de Recursos Humanos de um negócio. Seu objetivo é melhorar a satisfação dos funcionários. Assim, o ambiente se torna mais agradável e o nível de produtividade também aumenta.

Para medir esse índice de satisfação, você implementou o e-NPS, que é o Net Promoter Score dos empregados. Nessa ferramenta eles indicam, em uma escala de 0 a 10, quanto eles indicariam a empresa como um bom local de trabalho.

Depois dessa avaliação, sua empresa obteve uma média 7, que é razoavelmente boa, mas não ótima. O que fazer para melhorar essa pontuação?

O ideal é que o RH promova ações diferentes (alterações nos benefícios, oportunidades de socialização, treinamentos, orientação aos líderes) e analise quais delas tiveram maior impacto nesse índice.

A – Attainable (atingível)

Esse é outro ponto importante ao estabelecer uma meta SMART. Ela precisa ser desafiadora, mas ao mesmo tempo atingível. Portanto,  se você sonha alto (o que é extremamente válido), talvez seja necessário decompor sua meta em fragmentos menores.

Se o seu objetivo é passar no concurso mais concorrido, por exemplo, que tal começar com metas mensais ou semestrais de aumento de acertos em provas de processos seletivos anteriores? Assim, será fácil avaliar o seu processo e também manter-se motivado.

R – Relevant (relevante)

É impossível atingirmos metas sem nos esforçarmos. Muitas vezes, precisamos abrir mão de atividades que gostamos e de lazer para estudarmos, para nos empenharmos mais no trabalho, para alcançar o sucesso

A vida é um eterno equilíbrio entre perdas e ganhos. Perdemos algo hoje, a curto prazo, para obtermos algo que achamos que vale mais, mesmo que o resultado não seja imediato. Abrir mão de pequenos prazeres do dia a dia só é válido quando consideramos a meta realmente relevante. Se isso não acontecer, a motivação desaparece.

T – Time based (temporal)

Finalmente, uma meta deve ter um prazo definido. Se não estabelecemos um limite temporal, a tendência da maioria das pessoas é procrastinar. Isso nos faz chegar ao mês de abril sem termos realizado a maior parte das ações necessárias para transformarmos nossa lista de desejos em realidade.

Então, não perca mais tempo. Estabeleça um prazo para cumprir sua meta. Marque uma data limite para terminar sua pós-graduação, para ajuntar o dinheiro necessário para a viagem, para comprar o carro e vá à luta.

E você, já usava o conceito SMART para estabelecer suas metas? Que tal começar construindo seu plano de desenvolvimento individual? Baixe nosso e-book gratuitamente e saiba como construir seu projeto de sucesso!

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