Advogado e empreendedor — por que a carreira em Direito depende de muito mais que o conhecimento das leis

Leis, jurisprudências, processos legais, brechas na legislação. O profissional que segue a carreira em Direito está familiarizado com todas essas questões e as faculdades o preparam para enfrentá-las no dia a dia.

Porém, ao iniciar sua vida profissional, o advogado percebe que a sua atividade envolve outras demandas. Ele se torna um “negócio” e precisa aprender a administrá-lo da melhor forma possível para obter bons resultados.

Captação de clientes, administração do escritório, criação de bons produtos jurídicos, reconhecimento na atividade de consultoria — esses são alguns dos principais desafios de quem segue a carreira em Direito. Quem consegue implementar uma boa estratégia e realizar essas atividades desenvolve diferenciais competitivos que garantem uma série de recompensas profissionais e financeiras.

E então, quer saber como a visão empreendedora pode impulsionar sua carreira em Direito?

Selecionamos alguns motivos pelos quais você precisa pensar em desenvolver suas competências nessa área. Confira!

Empreendedorismo na carreira em Direito: por que é preciso desenvolver?

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1. Porque o mercado é muito concorrido

O mercado para os profissionais do Direito no Brasil é desafiador. Embora essa não seja uma área de atuação saturada, principalmente devido ao surgimento de novas demandas, a concorrência é grande quando se compara o número de advogados com o contingente populacional.

No Brasil, existe um advogado para cada 209 habitantes. Essa é uma proporção maior que a encontrada nos Estados Unidos, onde há um advogado para cada 246. No Reino Unido, a proporção é de 1 advogado para um grupo de 374 ingleses. Na França, o profissional é ainda mais raro: um especialista em leis atende 1074 franceses.

Portanto, para que o advogado consiga alcançar sucesso em sua profissão, ele precisa realmente se destacar. Isso inclui o conhecimento técnico que deve ter para obter um bom resultado em sua atuação, mas também sua capacidade de se comunicar com o público, conquistar autoridade e captar clientes.

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2. Porque o mercado está mudando

Quantas áreas do Direito existiam 50 anos atrás?

No passado, ouvíamos falar a respeito do advogado criminalista, trabalhista, de família, civil e mais algumas poucas especialidades. Hoje em dia, a situação mudou completamente. Surgiram novas demandas na sociedade, o que trouxe um enorme impacto no trabalho desta classe.

Por isso, o advogado empreendedor é aquele que fica atento às demandas do mercado e se prepara para atendê-las. Existem inúmeras especializações que tratam de temas muito relevantes para a sociedade, como Direito AmbientalDireito Eletrônico / DigitalCompliance, entre tantos outros.

Os profissionais que se especializam nessas áreas promissoras são procurados por clientes que têm necessidades muito específicas. Além disso, a chance de se tornarem autoridades no assunto e ampliarem seu leque de atuação por meio de consultorias e palestras também se torna maior.

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3. Porque o consumidor mudou

A tecnologia mudou a forma como o consumidor enxerga e procura por produtos e serviços. Isso também se aplica à sua relação com os profissionais que seguem a carreira em Direito, e para atingi-los é muito importante desenvolver uma comunicação eficaz.

Vamos pegar um exemplo simples: o passageiro se sente prejudicado porque a companhia aérea atrasou o voo, ele perdeu a conexão seguinte e, como consequência, ficou horas no aeroporto e ainda não conseguiu comparecer à reunião que estava marcada para o dia de sua chegada.

Até há algum tempo atrás, o passageiro procuraria imediatamente um advogado de sua confiança ou simplesmente esqueceria o assunto. Hoje, ele acessa a internet, faz uma busca sobre o assunto e procura saber o que especialistas falam a respeito dos seus direitos. Se encontra informações confiáveis e que mostram um direcionamento, ocorre o contato com o profissional e a solicitação para abrir o processo.

Nesse novo cenário, quem se comunica de forma direta com o consumidor por meio da internet tem maiores chances de transformá-lo em cliente. A melhor propaganda é proporcionar conteúdo útil para o público-alvo, conquistar sua confiança por meio do conhecimento, sempre sem ferir o código de ética da profissão.

Esse é apenas um exemplo que mostra que o consumidor mudou e que a forma como o advogado interage com ele deve acompanhar essa transformação. Para isso é necessário ter uma visão empreendedora, ficar atento às tendências e conhecer estratégias apropriadas de abordagem e relacionamento com o cliente.

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4. Porque é essencial maximizar recursos

Além de um advogado, você “é” uma empresa. Independentemente da opção escolhida para exercício da profissão — autônomo, MEI ou EIRELI —, o fato é que as empresas só sobrevivem quando elas têm e maximizam seus lucros.

Para exercer sua atividade, é necessário arcar com diversos custos, que vão desde a manutenção do escritório até o pagamento dos funcionários, encargos trabalhistas e assim por diante. É nesse momento que o conhecimento de gestão é essencial.

Essa não é uma característica exclusiva de quem segue a carreira em Direito. Médicos, dentistas e muitos outros profissionais liberais saem da faculdade com a mesma lacuna: um bom conhecimento de sua profissão, mas sem uma base apropriada de gestão do negócio.

Devido a isso, eles enfrentam uma série de dificuldades. A administração do escritório, inclusive no aspecto financeiro, as ações de marketing e captação de clientes, gestão do pessoal,  e assim por diante. Nesse sentido, uma pós-graduação em gestão de negócios é muito útil. Ela o ajudará a desenvolver as competências necessárias para desempenhar essas tarefas ou supervisioná-las com eficácia.

pós-graduação em gestão também é um diferencial para o advogado que atende empresas. Ele permitirá que, durante a consultoria, você identifique situações relacionadas à má gestão que estão prejudicando os negócios de seus clientes. Portanto, estará em condições e oferecer um serviço mais amplo e de melhor qualidade.

A recompensa de aplicar a visão empreendedora na carreira em Direito é a ampliação do número de atendimentos ou outras formas de trabalho, o reconhecimento do mercado, a valorização do profissional e de seus honorários, o que resultará em melhor condição financeira e de qualidade de vida.

Entendeu a importância de aplicar a visão empreendedora também na sua carreira em Direito?

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