Aumento da taxa de empreendedorismo no Brasil: como se preparar?

Saia na frente e aproveite as oportunidades

Está em busca de uma recolocação profissional? Uma das saídas pode ser investir em um negócio próprio. Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total).

Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. E esse número só tende a aumentar.

A pesquisa foi feita com 49 países e o Brasil se saiu muito bem. Quando considerado os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil se encontra com a maior taxa. A China, o segundo colocado se encontra com 26,7%. Já a Rússia, última colocada aparece com 8,6%.

A diferença para outros países mais desenvolvidos também é grande. Os Estados Unidos, por exemplo, apresentam uma taxa de 20%, inferior até mesmo a China. Apesar de ser uma potente força, os países emergentes demonstram uma alta e valores maiores que os já estabilizados como potências.

Quando a pesquisa foca em outras faixas etárias, é possível identificar que a população de 25 a 34 anos é a mais ativa. Um total de 30,5% dessa população está montando sua empresa ou já possui uma com até 3 anos de atividade. Já entre as idades de 18 e 24, a taxa de empreendedores chega a 20,3%.

Um dos motivos apontados por especialistas no tema é a crise econômica onde os empregos desejados são escassos ou muito exigentes, o que faz com que as pessoas deixem de procurar empregos tradicionais, com carteira assinada, para se aventurar no empreendedorismo.

É importante ter em mente, antes de começar, que apenas paixão pela sua área de atuação não é suficiente. É preciso ter técnica, encontrar um nicho que esteja em falta no mercado, analisar e realizar pesquisas de campo a fim de descobrir se a sua ideia é viável e se existem possíveis clientes interessados no seu produto e/ou serviço.
Quanto maior o cuidado e dedicação, maiores as chances de alcançar o sucesso.
Estudar muito e investir tempo e dinheiro é uma das diferenças para que o seu negócio prospere.

O curso de Pós-Graduação em MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças da Dom Alberto tem como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área da administração; capacitar nos conceitos e técnicas modernas do Marketing e na utilização efetiva dos instrumentos financeiros para a implementação de soluções inovadoras que otimizem a gestão financeira da empresa.

O programa foi desenvolvido para contemplar pequenos e médios empresários, atuais e futuros, quanto às necessidades estratégicas e operacionais de suas empresas, integrando-as e conferindo-lhes eficácia, de acordo com os cenários políticos, econômico e social do contexto brasileiro.

Saiba mais, matricule-se já!
Venha estudar com a gente!

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar