Aumento do empreendedorismo no Brasil

Oportunidades para investir no negócio próprio

Está em busca de uma recolocação profissional? Uma das saídas pode ser investir em um negócio próprio. Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total).

Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. E esse número só tende a aumentar.

A pesquisa foi feita com 49 países e o Brasil se saiu muito bem. Quando considerado os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil se encontra com a maior taxa. A China, o segundo colocado se encontra com 26,7%. Já a Rússia, última colocada aparece com 8,6%.

A diferença para outros países mais desenvolvidos também é grande. Os Estados Unidos, por exemplo, apresentam uma taxa de 20%, inferior até mesmo a China. Apesar de ser uma potente força, os países emergentes demonstram uma alta e valores maiores que os já estabilizados como potências.

Quando a pesquisa foca em outras faixas etárias, é possível identificar que a população de 25 a 34 anos é a mais ativa. Um total de 30,5% dessa população está montando sua empresa ou já possui uma com até 3 anos de atividade. Já entre as idades de 18 e 24, a taxa de empreendedores chega a 20,3%.

Um dos motivos apontados por especialistas no tema é a crise econômica onde os empregos desejados são escassos ou muito exigentes, o que faz com que as pessoas deixem de procurar empregos tradicionais, com carteira assinada, para se aventurar no empreendedorismo. Infelizmente, com o avanço do coronavírus e a consequente quarentena que o seguiu, muitas pessoas perderam seus empregos.

É importante ter em mente, antes de começar, que apenas paixão pela sua área de atuação não é suficiente. É preciso ter técnica, encontrar um nicho que esteja em falta no mercado, analisar e realizar pesquisas de campo a fim de descobrir se a sua ideia é viável e se existem possíveis clientes interessados no seu produto e/ou serviço.

Quanto maior o cuidado e dedicação, maiores as chances de alcançar o sucesso.

Estudar muito e investir tempo e dinheiro é uma das diferenças para que o seu negócio prospere.

O curso de Pós-Graduação em MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças da Dom Alberto tem como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área da administração; capacitar nos conceitos e técnicas modernas do Marketing e na utilização efetiva dos instrumentos financeiros para a implementação de soluções inovadoras que otimizem a gestão financeira da empresa.

O programa foi desenvolvido para contemplar pequenos e médios empresários, atuais e futuros, quanto às necessidades estratégicas e operacionais de suas empresas, integrando-as e conferindo-lhes eficácia, de acordo com os cenários políticos, econômico e social do contexto brasileiro.

Saiba mais, matricule-se já!
Venha estudar com a gente!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar