Carreira em Direito: conheça as áreas mais bem pagas

Sem advogados, não se faz justiça. A frase é bem conhecida, mas na verdade esse mérito se estende a uma série de profissionais que decidiram seguir a carreira em Direito: juízes, promotores, procuradores, delegados, entre outros.

CARREIRA DE DIREITO

Esses profissionais têm um papel fundamental no momento de defender interesses públicos ou privados. Por isso, não é de se admirar que eles recebam uma excelente remuneração. Também por esse motivo, a ocupação dessas funções gera os concursos mais concorridos no país.

E você, quer saber que carreiras em Direito são essas? Então, continue a leitura! Vamos explicar quais são as melhores oportunidades no setor privado e também no funcionalismo público. Acompanhe e prepare-se para disputar essas vagas!

Carreira em Direito: áreas mais bem pagas no setor privado

Advogado tributarista

No topo da lista, aparece o advogado tributarista. O prestígio — e a alta remuneração — são perfeitamente explicáveis. Afinal, o profissional especializado nessa área orienta as empresas quanto ao pagamento correto de tributos, evitando multas e outras sanções que ela pode ter por não acertar as contas com o fisco.

Além disso, o especialista em Direito Tributário ajuda a empresa a encontrar brechas na legislação para pagar menos impostos, mas da maneira correta. Com um bom planejamento na área fiscal, as organizações conseguem maximizar seus lucros.

Também, a remuneração de um advogado tributarista varia, mas para os profissionais experientes o salário pode chegar a mais de 20 mil reais. Portanto, quem se especializa e se destaca pode prestar consultoria ou ser contratado pelas organizações, multiplicando seus rendimentos.

Advogado empresarial

O advogado que atende empresas realmente tem um campo de trabalho amplo e muito rentável. O dia a dia das organizações exige a elaboração de documentos e contratos, além de atividades como a compra e venda de ativos, gerenciamento de patrimônio, entre outras demandas.

Por isso, o advogado especializado em Direito Empresarial é muito procurado pelas organizações. Ele trata de todas essas questões que aparecem no dia a dia de uma empresa, gerencia o setor burocrático e aconselha a administração.

Também neste caso, o profissional experiente pode ganhar até 20 mil reais mensais. Para isso, é importante que ele se especialize no ramo, apresente bons resultados e saiba fazer seu marketing pessoal.

Advogado imobiliário

Essa é outra área com forte demanda e que tem uma previsão de alta com a perspectiva de retomada da economia. O advogado imobiliário lida com os trâmites referentes à compra, venda, locação e concessão de bens, atendendo tanto a empresas como pessoas físicas.

Dessa maneira, trata-se de outro cargo com remuneração alta, que pode chegar facilmente aos 20 mil reais. Portanto, também é uma excelente opção para quem quer seguir carreira em Direito.

Existem ainda outras áreas promissoras no Direito. Elas são valorizadas devido a uma série de pautas políticas e por mudanças sociais e no comportamento do consumidor. No entanto, embora algumas delas estejam em ascensão — como o Direito Eletrônico ou Digital — ainda não são as mais bem pagas.

Portanto, vale a pena ficar de olho nessas tendências. Ao que tudo indica, os profissionais especializados nessas áreas serão cada vez mais procurados, o que implica no aumento gradual da remuneração.

Carreira em Direito: áreas mais bem pagas no serviço público

Apesar das excelentes opções para quem quer seguir carreira em Direito no setor privado, é no serviço público que surgem as maiores oportunidades. A remuneração é excelente, o que contribui para acelerar o sucesso financeiro. Veja quais são os cargos mais procurados por quem tem essa formação:

Carreira de Procurador da República

Além de ser uma figura notável e de grande prestígio, o Procurador da República recebe um salário que ultrapassa os 25 mil reais. O papel desses profissionais é promover ações públicas e penais, além de instaurar inquéritos.

O Procurador da República está envolvido em ações de grandes repercussões e suas decisões estão, muitas vezes, relacionadas a temas de grande impacto para a sociedade. Alguns exemplos são as demandas relacionadas à defesa dos direitos humanos e sociais.

Carreira de Juiz Federal

O juiz federal já começa sua carreira no serviço público com um salário inicial alto, em torno de 23 mil reais. Esses profissionais ganharam um grande destaque nos últimos anos, pois se tornaram peças fundamentais no combate à corrupção.CARREIRA DE JUIZ

Porém, o juiz federal não atua somente nos casos que envolvem lavagem de dinheiro ou outros crimes relacionados às verbas federais. Temas internacionais e a defesa dos direitos humanos também fazem parte da atribuição desses profissionais.

Dessa forma, para seguir carreira em Direito como juiz federal, é fundamental se preparar muito bem para os concursos. A alta remuneração é um dos fatores que torna esse cargo extremamente concorrido. Por isso, além de estudar para o exame escrito, é importante apresentar outros elementos que aumentam a pontuação na prova de títulos, como as especializações.

 

Carreira de Delegado da Polícia Federal

Os cargos federais estão entre os mais concorridos para quem quer seguir a carreira em Direito no serviço público. Assim como os juízes, os delegados da Polícia Federal têm destaque em investigações de grande repercussão, o que torna essa posição bastante disputada. O salário inicial também é alto: em torno de 15 mil reais.

Dessa forma, o delegado da Polícia Federal faz investigações, além de planejar e comandar operações. Ele é uma peça fundamental no combate a diversos tipos de crimes, que vão desde as ações para estancar a corrupção e a lavagem de dinheiro quanto para identificar pedófilos e levá-los à justiça.

Carreira de Diplomata

Apesar de não ser exclusivo para profissionais da área de Direito, o conhecimento em leis pode ajudar muito o Diplomata a exercer sua função. Ele terá que representar o Brasil em outros países ou em foros internacionais, facilitando a relação entre as nações e fomentando o comércio.

Também cabe a ele reportar as informações obtidas ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Dessa forma, o governo consegue entender ainda melhor os contextos que permeiam a política externa e pensar em ações estratégicas para se posicionar no cenário internacional.

Como já dissemos, não existe uma exigência específica quanto à formação em Direito. Qualquer profissional com curso superior pode concorrer ao cargo, e para isso precisa ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBr).

Como salário inicial, o diplomata tem em torno de 16 mil reais. Além de conhecer as leis brasileiras e de nações distintas, é muito importante dominar outros idiomas para facilitar sua interação com os governantes e empresários dos diferentes países.

Então, você que deseja seguir a carreira em Direito, essas são as áreas com melhor remuneração no serviço público e no setor privado. Com qual delas você se identificou? Percebeu que precisa se preparar para prestar um concurso?

Por isso, não perca tempo! Baixe agora mesmo nosso e-book Manual do Concurso Público e saiba como passar à frente da concorrência!

QUERO RECEBER O EBOOK

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar