Como conquistar o sucesso financeiro?

Recentemente, virou moda falar de investimentos e sobre a conquista do sucesso financeiro. Há publicações, canais de YouTube, cursos e uma série de recursos para quem quer aprender a multiplicar seu dinheiro e atingir o objetivo de viver de renda em um futuro próximo.

Diante de tanta informação sobre o assunto, o que realmente você pode aprender sobre a conquista do sucesso financeiro?

Há uma fórmula mágica para multiplicar seus rendimentos de repente, fazendo com que a pessoa deixe de depender do salário de cada mês?

Será que existe um caminho seguro para chegar a esse patamar de investimento?

É sobre isso que falaremos neste post. Então, continue a leitura e saiba como acelerar a conquista da liberdade financeira.

 

O que é a liberdade, independência ou sucesso financeiro?

Essa é uma resposta polêmica, porque para cada pessoa a interpretação desse conceito pode variar. Para alguns, é conquistar um bom salário, que permita alcançar a qualidade de vida. Portanto, de acordo com essa visão, é ter um emprego que possibilite ter uma boa casa, um bom carro, suprir todas as suas necessidades e ainda ter dinheiro para viajar, gastar com entretenimento, e assim por diante. Esse é um conceito muito parecido com o deestabilidade.

No entanto, a liberdade ou independência financeira vai um pouco além disso. Ela significa que a pessoa conseguiu acumular uma quantidade de dinheiro que permite viver apenas com o rendimento de seus investimentos. Assim, ela não precisaria mais trabalhar para pagar suas despesas do dia a dia.

Embora esses conceitos sejam muito diferentes, independentemente do objetivo que você deseja alcançar, os especialistas orientam a construir seu sucesso ou liberdade financeira sobre três pilares. Saiba quais são eles no próximo tópico!

Quais são os pilares do sucesso financeiro?

Muitas pessoas pensam que, para alcançar o sucesso financeiro, elas precisam se privar de tudo que gostam. Só assim elas conseguirão poupar dinheiro e chegar ao patamar de qualidade de vida que elas esperam.

Porém, isso não é verdade. Para alcançar esse objetivo, os especialistas recomendam três ações, que vamos chamar de pilares da independência financeira:

1. Gastar menos

Para a maioria de nós, que não recebeu uma herança milionária e nem ganhou na loteria, é realmente improvável construir um bom patrimônio sem economizar dinheiro. Por isso, o ideal é eliminar do orçamento os itens completamente desnecessários e reduzir aqueles que nos fazem bem, mas não são essenciais.

Existem gastos desnecessários que nós nem contabilizamos no dia a dia. Além disso, há outras despesas que podemos reduzir. Um exemplo é aquele pacote de TV a cabo com 300 canais, que só assistimos a 5. Optar por um plano mais barato é uma maneira de usar o dinheiro de forma inteligente.

Outra forma de economizar dinheiro é se livrando dos financiamentos. Sempre que recorremos a uma instituição financeira para adiantar a realização dos nossos sonhos, ela cobra uma alta taxa de juros. Portanto, o cliente troca o tempo de espera por um valor adicional que, dependendo do prazo, pode ultrapassar até mesmo o próprio valor do bem.

2. Investir o dinheiro

Investir dinheiro mensalmente deveria ser um hábito, ainda mais em um país com tantas incertezas em relação ao futuro da Previdência Social. É muito importante conhecer as opções mais rentáveis em curto, médio e longo prazo. Assim, você conseguirá ter rendimentos acima da inflação e colocar os juros compostos para trabalharem no seu lugar.

O investimento é a melhor forma de se preparar não só para a aposentadoria, mas também para realizar os sonhos de curto e médio prazo. Quem poupa e aplica o dinheiro consegue fazer viagens, comprar carros e até apartamentos sem recorrer ao financiamento. Dessa forma, deixa de gastar parte de seu rendimento com juros.

3. Ganhar mais

Finalmente, esse é o principal fator para o sucesso financeiro, pois potencializa todos os outros. Quem ganha mais tem condições de planejar seu orçamento para cobrir todos os seus custos, reservar uma parte do salário para se entreter e ainda guardar uma porcentagem considerável a cada mês.

Na verdade, se hoje uma pessoa não tem tanto dinheiro para investir por meio de corretoras, o melhor que ela pode fazer é tomar iniciativas que a farão ter um rendimento maior no curto prazo. Isso pode ter um resultado muito mais efetivo do que aplicar os recursos em Tesouro Direto, produtos bancários ou mesmo na bolsa de valores.

O raciocínio é simples: se uma pessoa hoje ganha 2 mil reais e consegue pagar todas as suas despesas com 1.800 reais, ela tem condição de poupar 200 reais por mês. Ao se tornar apta para uma vaga que paga 3 mil reais, ela consegue poupar 1200 reais por mês mantendo o mesmo padrão de vida. A médio prazo, esse aporte fará uma enorme diferença em seu patrimônio.

Como ganhar mais para potencializar o sucesso financeiro?

Há várias formas de aumentar seu rendimento mensal. Muitas pessoas fazem isso inserindo outras atividades remuneradas no dia a dia. Elas passam a vender produtos, dirigir para aplicativos nas horas vagas e assim por diante.

Porém, todas essas atividades têm suas limitações. Além disso, se além do expediente normal a pessoa precisa passar as noites e finais de semana trabalhando, em um curto tempo ela chegará à conclusão de que não tem uma boa qualidade de vida. Não há tempo para descanso, lazer e socialização.

Por isso, a melhor forma de alcançar o sucesso financeiro é aumentar o valor da sua hora no mercado de trabalho. Assim, não será necessário aumentar o expediente, mas fazer as mesmas horas gerarem um resultado muito mais significativo.

O caminho para fazer sua hora valer mais é por meio da educação continuada. Ao investir em uma graduação e depois, em uma especialização, o profissional se diferencia. Ele tem a oportunidade de deixar os cargos operacionais e exercer funções de liderança empresarial, que têm uma remuneração melhor.

Realizar essa ação é mais fácil do que muitos imaginam. Há especializações a distância que, além de facilitarem a conciliação entre trabalho e estudo, permitem que a pessoa consiga o certificado rapidamente. Para isso, ela só precisa assistir às aulas e cumprir todos os requisitos, como projetos e provas. Assim,  em 6 meses ela tem o título referente à pós-graduação.

 

E então, quanto você tem para investir hoje e conquistar seu sucesso financeiro?

Que tal começar a potencializar seus ganhos agora mesmo?

Assine a nossa newsletter e receba dicas para investir na sua formação e alcançar esse objetivo! Inscreva-se já!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar