FILOSOFIA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL

O objetivo do curso de Filosofia, licenciatura semipresencial ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores em Filosofia, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Filosofia.

Objetivos do Curso

São objetivos específicos do curso de graduação em Filosofia, licenciatura:
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em Filosofia, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Formar professores de Filosofia com sólidos conhecimentos nas principais áreas dos estudos filosóficos e dos clássicos da História da Filosofia;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Filosofia a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Filosofia, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico da ciência filosófica para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de Filosofia para tratar de temas do campo da investigação dos estudos científicos filosóficos, como os estudos urbanos e agrários, econômicos, territoriais, socioambientais, demográficos e culturais;
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL)
1º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20 20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40 40
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO 40 40
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA 20 20 40
LÓGICA I 20 10 30 60
ÉTICA I 20 10 30 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 20 20
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 100 40 240 380
2º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 40
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40 40
DIDÁTICA 60 60
LÓGICA II 20 20 20 60
FILOSOFIA ANTIGA 20 20 20 60
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 60 200 400
3º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO 40 40
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR 60 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40 40
FILOSOFIA MEDIEVAL 20 20 20 60
FILOSOFIA DA NATUREZA 20 20 20 60
FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 60 200 400
4º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 40 40
POLÍTICAS AMBIENTAIS 40 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 40 40
FILOSOFIA MODERNA I 20 10 10 40
ÉTICA II 20 10 30 60
TEORIA DO CONHECIMENTO I 60 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA 20 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 40 240 420
5º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 40 40
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 40 40
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 40 40
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS 40 10 10 60
TEORIA DO CONHECIMENTO II 40 10 10 60
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA 20 10 10 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 200 30 150 380
6º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40 40
GESTÃO ESCOLAR 40 40
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER 40 40
FILOSOFIA DA CIÊNCIA 40 10 10 60
FILOSOFIA MODERNA II 20 20 40
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A PLICADA À EDUCAÇÃO 20 10 10 40
FILOSOFIA DA LINGUAGEM 20 10 10 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 180 50 170 400
7º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO 40 40
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40 40
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA 10 10 20 40
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 20 30 10 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 130 90 180 400
8º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
FILOSOFIA DA AMÉRICA LATINA 40 10 10 60
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II 40 10 10 60
PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA 40 10 10 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII 60 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 240 80 100 420
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
LEITURA FILOSÓFICA DE TEXTOS CLÁSSICOS 60 60
TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA 60 60
ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 60 60
OFICINA DE ENSINO DE FILOSOFIA 60 60
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS 2460
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO 340
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100
CARGA HORÁRIA 3300
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias.
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
FORMATOS CARGA HORÁRIA PERCENTUAL
CH PRESENCIAL 1270 38.48
CH SÍNCRONA MEDIADA 450 13.64
CH ASSÍNCRONA 1480 44.85
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100 3.030
CARGA HORÁRIA TOTAL 3300 100

Funcionamento

O egresso do curso de graduação em Filosofia, licenciatura, será capaz de exercer a docência em Filosofia no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica e educacional existente, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.

Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

Na dimensão social, o egresso poderá promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos, e envolver-se na comunidade escolar por meio de ações colaborativas.

Na dimensão pedagógica, o egresso reconhecerá e considerará a complexidade do fenômeno educativo, transformando seus conhecimentos acadêmicos específicos em conhecimentos didáticos e pedagógicos e escolares, úteis para a vida dos discentes, o que incluirá o uso de recursos técnicos, materiais didáticos e metodológicos variados para enfrentar os desafios e as dificuldades da atividade docente.

Na dimensão pessoal e profissional, o egresso saberá gerenciar seu desenvolvimento profissional, exercitando a crítica filosófica na promoção integral da cidadania e do respeito à pessoa. Possuirá a capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos, assimilar os novos conhecimentos filosóficos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação. Acompanhará as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade e desenvolverá recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática.

Conforme estabelece o Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 12/2002 que institui as DCNs para os cursos de Filosofia, o licenciado em Filosofia do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI terá sólida formação de história da filosofia, o que vai capacita-lo para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. Além disso, o licenciado deverá estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Outros Cursos

Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Valor a Consultar
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Fale Conosco

Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Rolar para cima

Pesquisar

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!

Ir para o conteúdo