FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
O objetivo do curso de Física, licenciatura semipresencial ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores em Física, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Física.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em Física, licenciatura, modalidade semipresencial:
• Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
• Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
• Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física;
• Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino e aprendizagem em Física, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Física a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Física, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
BIOLOGIA GERAL | 20 | 10 | 30 | 60 |
FÍSICA GERAL | 20 | 10 | 30 | 60 |
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA | 20 | 10 | 30 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 30 | 250 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
FÍSICA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PRÉ-CÁLCULO | 20 | 20 | 20 | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 60 | 200 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 20 | 20 | 20 | 60 |
FÍSICA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 70 | 170 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 20 | 20 | 20 | 60 |
QUÍMICA GERAL | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 150 | 40 | 210 | 400 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 20 | 20 | 20 | 60 |
FÍSICA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 150 | 50 | 180 | 380 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
TERMODINÂMICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 50 | 170 | 380 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
ÓPTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
FÍSICA MODERNA | 20 | 20 | 20 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 190 | 420 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 30 | 20 | 10 | 60 |
MECÂNICA GERAL | 30 | 20 | 10 | 60 |
ELETROMAGNETISMO | 30 | 20 | 10 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 210 | 110 | 100 | 420 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
FÍSICA DAS RADIAÇÕES | 60 | 60 | ||
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 60 | 60 | ||
ELETRÔNICA APLICADA | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1230 | 37.27 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 500 | 15.15 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1470 | 44.55 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
O egresso do curso de graduação em Física, licenciatura, será capaz de exercer a docência em Física no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
Na dimensão social, o egresso poderá promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos, e envolver-se na comunidade escolar por meio de ações colaborativas.
Na dimensão pedagógica, o egresso reconhecerá e considerará a complexidade do fenômeno educativo, transformando seus conhecimentos acadêmicos específicos em conhecimentos didáticos e pedagógicos e escolares, úteis para a vida dos discentes, o que incluirá o uso de recursos técnicos, materiais didáticos e metodológicos variados para enfrentar os desafios e as dificuldades da atividade docente.
Na dimensão pessoal e profissional, o egresso saberá gerenciar seu desenvolvimento profissional. Possuirá a capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos, assimilar os novos conhecimentos físicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação. Acompanhará as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade e desenvolverá recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática.
O Licenciado em Física, modalidade a distância, estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação básica nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1.304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.
Dessa forma, o egresso do Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, vai possuir um “repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional”. Para isso, o Licenciado em Física terá sólidos conhecimentos pedagógicos, de física, matemática e também uma consciência ambiental e étnico racial adquirida nas disciplinas do curso que permitirão desenvolver um trabalho de qualidade e que seja capacitado para:
• Ministrar aulas teóricas e experimentais de Física na Educação Básica;
• Usar a capacidade de análises para desenvolver pesquisas em ensino de Física visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem da disciplina;
• Desenvolver projetos experimentais de pesquisa e extensão voltados para ensino de ciências;
• Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;
• Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental e Médio, assim como daqueles que não tiverem oportunidade de escolarização na idade própria;
• Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Investimento
Preço
Outros Cursos
Desconto

Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!