FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL

O objetivo do curso de Física, licenciatura semipresencial ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores em Física, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Física.

Objetivos do Curso

São objetivos específicos do curso de graduação em Física, licenciatura, modalidade semipresencial:
• Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
• Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
• Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física;
• Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino e aprendizagem em Física, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Física a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Física, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL)
1º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20 20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40 40
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO 40 40
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60
BIOLOGIA GERAL 20 10 30 60
FÍSICA GERAL 20 10 30 60
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA 20 10 30 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 20 20
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 120 30 250 400
2º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 40
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40 40
DIDÁTICA 60 60
FÍSICA I 20 20 20 60
PRÉ-CÁLCULO 20 20 20 60
GEOMETRIA ANALÍTICA 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 60 200 400
3º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO 40 40
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR 60 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA 20 10 10 40
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 20 20 20 60
FÍSICA II 20 20 20 60
ÁLGEBRA LINEAR 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 160 70 170 400
4º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 40 40
POLÍTICAS AMBIENTAIS 40 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 40 40
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40 40
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA 20 10 10 40
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 20 20 20 60
QUÍMICA GERAL 10 10 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 150 40 210 400
5º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 40 40
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 40 40
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 40 40
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 20 20 20 60
FÍSICA III 20 20 20 60
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO 10 10 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 150 50 180 380
6º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40 40
GESTÃO ESCOLAR 40 40
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER 40 40
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 20 20 20 60
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA 20 10 10 40
TERMODINÂMICA 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 160 50 170 380
7º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO 40 40
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40 40
ÓPTICA 20 20 20 60
FÍSICA MODERNA 20 20 20 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 90 190 420
8º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 30 20 10 60
MECÂNICA GERAL 30 20 10 60
ELETROMAGNETISMO 30 20 10 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII 60 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 210 110 100 420
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
FÍSICA DAS RADIAÇÕES 60 60
FENÔMENOS DE TRANSPORTE 60 60
ELETRÔNICA APLICADA 60 60
HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA 60 60
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS 2460
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO 340
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100
CARGA HORÁRIA 3300
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias.
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
FORMATOS CARGA HORÁRIA PERCENTUAL
CH PRESENCIAL 1230 37.27
CH SÍNCRONA MEDIADA 500 15.15
CH ASSÍNCRONA 1470 44.55
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100 3.03
CARGA HORÁRIA TOTAL 3300 100

Funcionamento

O egresso do curso de graduação em Física, licenciatura, será capaz de exercer a docência em Física no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis.

Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

Na dimensão social, o egresso poderá promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos, e envolver-se na comunidade escolar por meio de ações colaborativas.

Na dimensão pedagógica, o egresso reconhecerá e considerará a complexidade do fenômeno educativo, transformando seus conhecimentos acadêmicos específicos em conhecimentos didáticos e pedagógicos e escolares, úteis para a vida dos discentes, o que incluirá o uso de recursos técnicos, materiais didáticos e metodológicos variados para enfrentar os desafios e as dificuldades da atividade docente.

Na dimensão pessoal e profissional, o egresso saberá gerenciar seu desenvolvimento profissional. Possuirá a capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos, assimilar os novos conhecimentos físicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação. Acompanhará as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade e desenvolverá recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática.

O Licenciado em Física, modalidade a distância, estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação básica nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1.304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.

Dessa forma, o egresso do Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, vai possuir um “repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional”. Para isso, o Licenciado em Física terá sólidos conhecimentos pedagógicos, de física, matemática e também uma consciência ambiental e étnico racial adquirida nas disciplinas do curso que permitirão desenvolver um trabalho de qualidade e que seja capacitado para:
• Ministrar aulas teóricas e experimentais de Física na Educação Básica;
• Usar a capacidade de análises para desenvolver pesquisas em ensino de Física visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem da disciplina;
• Desenvolver projetos experimentais de pesquisa e extensão voltados para ensino de ciências;
• Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;
• Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental e Médio, assim como daqueles que não tiverem oportunidade de escolarização na idade própria;
• Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Valor a Consultar
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Outros Cursos

Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Valor a Consultar
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Fale Conosco

Desconto
41,39%
Valor a Consultar
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Rolar para cima

Pesquisar

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!

Ir para o conteúdo