GEOGRAFIA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Considerando o disposto no Art. 205 da Constituição da República Federativa do Brasil, em que se prevê como objetivo da Educação o pleno desenvolvimento da pessoa, a formação para a convivência cidadã e a qualificação adequada para o trabalho, e o espírito que subjaz ao Art. 43 da LDB, no que diz respeito à Educação Superior, o Curso de Geografia visa formar pessoas que tenham estas características e consigam compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » GEOGRAFIA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em Geografia, licenciatura:
• Formar professores para o ensino de Geografia, em diferentes níveis e realidades de ensino, comprometido em compreender a realidade espacial, natural e humana em sua totalidade;
• Adotar uma Escola Humanista;
• Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
• Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
• Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
• Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
• Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
• Fomentar o engajamento ético-social do estudante do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
• Transformar o aluno do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI de espectador em agente transformador da realidade social
Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em Geografia demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em Geografia, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO GEOGRÁFICO | 20 | 20 | 20 | 60 |
EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS | 20 | 20 | 20 | 60 |
INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 60 | 220 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
CARTOGRAFIA TEMÁTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | 20 | 20 | 20 | 60 |
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 60 | 200 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA | 20 | 20 | 20 | 60 |
GEOGRAFIA AGRÁRIA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 50 | 190 | 380 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA POLÍTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
GEOMORFOLOGIA GERAL | 20 | 20 | 20 | 60 |
CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 60 | 60 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 40 | 220 | 400 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
SOLOS E PAISAGENS | 40 | 10 | 10 | 60 |
BIOGEOGRAFIA | 20 | 20 | 40 | |
ESPAÇO E PODER | 20 | 10 | 10 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 180 | 50 | 170 | 400 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | 20 | 20 | 40 | |
GEOGRAFIA URBANA | 20 | 40 | 60 | |
HIDROGEOGRAFIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
FUNDAMENTOS DE PEDOLOGIA | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 60 | 200 | 420 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA | 20 | 30 | 10 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 170 | 400 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
GEOGRAFIA DO BRASIL: DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS | 40 | 10 | 10 | 60 |
CARTOGRAFIA DIGITAL E SENSORIAMENTO REMOTO | 40 | 10 | 10 | 60 |
GEOGRAFIA ECONÔMICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 80 | 100 | 400 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
GEOMORFOLOGIA DO BRASIL | 60 | 60 | ||
ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL | 60 | 60 | ||
INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 60 | 60 | ||
GEOGRAFIA HUMANISTA | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1240 | 37.58 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 490 | 14.85 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1470 | 44.55 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
O Curso de Geografia visa formar pessoas que tenham estas características e que sejam capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico, além da formação adequada em seu campo específico, como a seguir:
• Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações dos conhecimentos;
• Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
• Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
• Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
• Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;
• Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
• Utilizar os recursos da informática;
• Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
• Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
Portanto, o perfil profissional do egresso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em Geografia, expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente, a seguir descritas, e as articula com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Ou seja, o Núcleo Docente Estruturante trabalhará para manter o perfil do egresso atualizado frente as necessidades locais e regionais e demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, e assim promoverá sua atualização, sempre que for necessário.
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Investimento
Preço
Outros Cursos
Desconto

Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!