MATEMÁTICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL

O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do autoaperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.

Objetivos do Curso

São objetivos específicos do Curso de Graduação em Matemática, licenciatura:
• Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
• Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
• Dominar profundamente os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
• Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
• Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
• Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
• Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
• Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
• Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
• Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
• Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
• Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
• Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
• Fomentar o engajamento ético-social do estudante, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
• Transformar o aluno de espectador em agente transformador da realidade social.
Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em Matemática demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em Matemática, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

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Grade Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL)
1º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20 20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40 40
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO 40 40
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA 20 20 20 60
GEOMETRIA I 20 20 20 60
BIOLOGIA GERAL 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 20 20
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 120 60 220 400
2º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 40
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40 40
DIDÁTICA 60 60
GEOMETRIA II 20 30 10 60
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA 20 30 10 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 20 30 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 90 170 400
3º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO 40 40
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR 60 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 20 10 10 40
GEOMETRIA ANALÍTICA 20 20 20 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 20 30 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 60 180 380
4º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 40 40
POLÍTICAS AMBIENTAIS 40 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 40 40
ÁLGEBRA LINEAR 20 20 20 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III 20 30 10 60
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 60 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 50 210 400
5º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 40 40
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 40 40
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 40 40
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 20 20 20 60
FÍSICA GERAL 20 20 20 60
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 20 20 20 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 160 60 180 400
6º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40 40
GESTÃO ESCOLAR 40 40
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER 40 40
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 10 10 20 40
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO 20 10 10 40
TEORIA DOS NÚMEROS 20 30 10 60
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 40 10 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 190 60 170 420
7º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO 40 40
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40 40
CÁLCULO NUMÉRICO 20 30 10 60
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 10 20 10 40
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 130 100 170 400
8º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS 20 10 10 40
VARIÁVEIS COMPLEXAS 20 30 10 60
ANÁLISE REAL 20 30 10 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII 60 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 180 120 100 400
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESCOLAR 60 60
ÁLGEBRA LINEAR II 60 60
INOVAÇÃO EDUCACIONAL 60 60
GEOMETRIA DIFERENCIAL 60 60
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS 2460
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO 340
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100
CARGA HORÁRIA 3300
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias.
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
FORMATOS CARGA HORÁRIA PERCENTUAL
CH PRESENCIAL 1200 36.36
CH SÍNCRONA MEDIADA 600 18.18
CH ASSÍNCRONA 1400 42.42
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100 3.03
CARGA HORÁRIA TOTAL 3300 100

Funcionamento

O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Básica.

Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.

O licenciado em Matemática para atuar nas séries finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio, deve estar apto a exercer as tarefas como determina o Artigo 13° da LDB, o Artigo 02 da Resolução CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019 e com a Resolução CNE/CES nº 03, de 18 de fevereiro de 2003.

Dessa forma, o egresso do Curso de Licenciatura em Matemática – semipresencial deverá possuir um “repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional”. Cabe ressaltar que, em consonância com o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, devem ser características do Licenciado em Matemática:
• Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
• Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
• Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina;
• Visão de que a ação prática é geradora de conhecimento;
• Visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
Os egressos, também, têm a possibilidade de continuidade de estudos em nível de pós-graduação na própria instituição e em outras instituições de ensino do estado ou do país.

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Outros Cursos

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41,39%
Mensalidade
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Valor a Consultar
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