Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » PEDAGOGIA – SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
O curso de Pedagogia visa formar um educador com uma ampla visão da profissão, que se destaque pela capacidade de integrar ações educativas e humanísticas nos mais diversos ambientes, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.
Como profissional, estará pronto para enfrentar os desafios da prática educativa e atuar no novo e dinâmico cenário sócio-político-educacional. Também será corresponsável pela realização do direito de aprender de crianças, jovens e adultos e pela inserção deles como cidadãos ativos na sociedade.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
CULTURA ESCOLAR | 10 | 10 | 20 | 40 |
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 10 | 10 | 40 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 80 | 20 | 300 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
LITERATURA INFANTIL | 20 | 10 | 10 | 40 |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 40 | 10 | 10 | 60 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
ÉTICA DOCENTE | 40 | 40 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 20 | 240 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOPEDAGOGIA | 40 | 40 | ||
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | 20 | 10 | 10 | 40 |
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 40 | 10 | 10 | 60 |
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | 10 | 20 | 30 | 60 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SOCIAIS E EMOCIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR | 40 | 40 | ||
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 150 | 40 | 210 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 10 | 40 | 10 | 60 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 10 | 40 | 10 | 60 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 10 | 60 | 10 | 80 |
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE | 60 | 60 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 130 | 140 | 130 | 400 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 10 | 60 | 10 | 80 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | 10 | 60 | 10 | 80 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE ARTE | 10 | 40 | 10 | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE | 20 | 30 | 10 | 60 |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 150 | 190 | 80 | 420 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | 10 | 60 | 10 | 80 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | 10 | 40 | 10 | 60 |
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA | 10 | 40 | 10 | 60 |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS | 40 | 40 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 130 | 140 | 110 | 380 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 10 | 10 | 20 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 30 | 10 | 40 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 110 | 40 | 250 | 400 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
PEDAGOGIA EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES | 40 | 40 | ||
PROCESSOS INVESTIGATIVOS E ESTRATÉGIAS DE CONTATO EM EDUCAÇÃO | 20 | 20 | 40 | |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 70 | 210 | 400 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TEMAS TRANSVERSAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | 60 | ||
ASPECTOS REGIONAIS EM EDUCAÇÃO | 60 | 60 | ||
DEBATES PROPOSTOS PELA BNCC: GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E ENSINO RELIGIOSO | 60 | 60 | ||
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | 60 | ||
LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da FACULDADE DOM ALBERTO, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1010 | 30.60 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 660 | 20 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1530 | 46.36 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
Documentação
1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
1 Cópia do CPF.
1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
1 Cópia do Comprovante de Residência.
1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Reconhecimento do MEC?
Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade Dom Alberto, são devidamente amparados legalmente através das portarias ministeriais:
Portaria MEC Nº 247 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018.
Portaria MEC Nº 248 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018
Portaria MEC Nº 3.201 de 31/10/2003 Publicada no D.O.U dia 05/11/2003.
Para consultar, clique aqui.
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!