Dicas para mandar bem em um curso a distância

Disciplina faz toda a diferença

Num curso a distância, os alunos estudam onde estiverem, no horário que puderem, de acordo com os seus compromissos. Muitas pessoas acreditam que, por esses motivos, um curso a distância não é tão exigente quanto um curso presencial, e é aí que elas se enganam: os cursos a distância não são menos exigentes que os tradicionais.

Em um curso online o aluno pode estudar onde e quando quiser. É uma solução para quem prefere evitar grandes deslocamentos ou já está no mercado de trabalho, com horários apertados. A modalidade também tem ampliado o acesso à educação superior principalmente para pessoas que vivem em localidades distantes dos grandes centros e não teriam como acessar cursos presenciais.

Os diplomas são exatamente iguais. Não importa se o aluno passou anos se deslocando até a faculdade para assistir às aulas ou se estudou pela internet, no computador de casa ou no celular enquanto enfrentava o trânsito, a formação em cursos presenciais ou a distância têm o mesmo valor.

Flexibilidade não é sinônimo de facilidade ou menor exigência e, por isso, são necessários comprometimento, empenho e foco para ter um bom resultado em um curso a distância. Quer se dar bem num curso a distância? Confira algumas dicas:

• Separe um tempo para estudar e cumpra esse horário: é importante que você tenha compromisso com você mesmo e com o seu futuro. Não adianta sentar para estudar e ficar distraído pelo celular, nem adiar os estudos para assistir a um filme. Cumpra a sua agenda;
  • Faça um plano de estudos e siga esse plano corretamente: no começo de cada mês ou de cada semana – de acordo com o que você preferir – faça o seu plano de estudos e o mais importante: siga esse plano. Dessa forma, seus objetivos se concretizam;
  • Tenha compromisso com os seus estudos: avise aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você estará estudando a partir de determinado e peça para que não seja incomodado;
  • Mantenha o ritmo e não deixe para estudar em cima da hora: tente estudar todos os dias, ou então, em uma frequência que vire rotina depois de um período de adaptação;
  • Seja proativo: utilize os recursos disponibilizados no curso e para demandar o apoio de professores e coordenadores sempre que necessário. Participe de grupos, online ou presenciais – para discutir sobre os assuntos aprendidos no curso.

Aqui na Dom Alberto oferecemos mais de 1000 cursos de pós-graduação para você escolher, todos com a mesma validade de um curso presencial. Acesse e saiba mais.