Entrevista de emprego: saiba como mostrar que você é o candidato perfeito!

Quem nunca sentiu frio na barriga antes de uma entrevista de emprego, que atire a primeira pedra! Geralmente, essa é uma situação tensa.  Sabemos que seremos avaliados, comparados com outros candidatos e que o resultado pode garantir excelentes oportunidades de carreira ou frustrar nossas expectativas.

É por isso que, com uma certa frequência, os meios de comunicação publicam matérias com consultores que ensinam como se dar bem na entrevista de emprego. Eles falam sobre o tipo de roupa ideal para causar uma boa primeira impressão, a postura do candidato e até os gestos que devem ser evitados durante a conversa.

Porém, ainda mais importante que a apresentação pessoal e a postura é o conteúdo que o candidato tem a apresentar. Por isso, resolvemos falar sobre esse aspecto. Afinal, de nada adianta causar uma excelente primeira impressão se os próximos minutos de entrevista jogam toda essa boa imagem por água abaixo.

Então, se você quer saber como demonstrar que é o profissional perfeito para a empresa contratante, continue a leitura! Vamos explicar como vender seu peixe, deixar os outros candidatos para trás e conquistar de vez a vaga. Confira!

1. Fique atento ao que está acontecendo no mundo

Acontecimentos políticos e econômicos afetam — e muito! — os resultados de uma empresa. Este é apenas um dos motivos que faz com que os recrutadores eliminem os candidatos meio (ou bastante) alienados, que não sabem o que se passa no mundo e que demonstram isso durante a entrevista de emprego.

Por isso, é fundamental manter-se bem informado sempre. Esse é um grande diferencial, que coloca um profissional muito à frente dos outros. Ninguém precisa ser uma Wikipedia ambulante, mas quem conhece uma série de informações consegue analisar melhor as situações, reorganizar o conhecimento na mente e encontrar soluções criativas para os novos desafios que surgem a cada dia.

 2. Informe-se sobre a empresa antes da entrevista de emprego

Este ponto também é extremamente importante: buscar informações sobre a empresa. Antes da entrevista, faça o seu dever de casa. Pesquise qual o ramo de atividade do negócio, um pouco de sua história, posição no mercado e os desafios que enfrenta para crescer ou se manter relevante para os consumidores.

Atualmente, outro aspecto relevante é a identificação com os valores da organização. Então, descubra quais são as causas e bandeiras que ela apoia e, se realmente acredita nelas, destaque isso durante a entrevista. Demonstre que gostaria de fazer parte de uma equipe que se dispõe a cumprir o mesmo propósito que você. Porém, é essencial que isso seja verdade.

3. Saiba lidar com seus erros

É muito comum as pessoas irem para a entrevista de emprego preparadas para falar de suas grandes qualidades: pontualidade, proatividade, habilidade para trabalhar em equipe, flexibilidade… Mas falando a verdade, nenhum de nós é perfeito! Todos cometemos erros, e a nossa carreira com certeza tem vários deles.

Os entrevistadores sabem disso. Com frequência, eles surpreendem os candidatos com perguntas como “qual foi o principal erro da sua carreira”? Nesse momento,  quem estava preparado para falar apenas das qualidades costuma gaguejar e ficar sem reação, perdendo uma excelente oportunidade de impressionar o recrutador.

Então, analise sua carreira antes mesmo da entrevista. Selecione dois ou três erros que cometeu e saiba como explicá-los de forma resumida. Neste relato, tome o cuidado para não parecer que está colocando a culpa do fracasso em alguém. Pense no que essas situações fizeram você aprender e como agiria se enfrentasse a mesma situação agora, com o conhecimento que tem hoje.

4. Invista em capacitação

Porém, se dar bem na entrevista de emprego não é só uma questão de “parecer” o candidato ideal. Por mais importante que seja aprender a vender seu peixe, você realmente precisa “ser” um profissional completo, preparado para realizar as atividades que a empresa espera de quem exerce aquela função.

É por essa razão que o mercado tem valorizado muito os profissionais que investem em capacitação. Uma pessoa que tem várias especializações no currículo, por exemplo, demonstra que não se acomoda na zona de conforto e está sempre em busca de opções para melhorar seu desempenho.

Além disso, quem se especializa também se atualiza. Ou seja, ao fazer um curso ela aprende novos métodos para realizar suas atividades,  descobre ferramentas que o mercado desenvolveu há pouco tempo para otimizar processos e traz todas essas novidades para a empresa. Assim, ele contribui para que a organização se modernize e se torne mais competitiva. Portanto, esse é o tipo de candidato que os recrutadores valorizam muito.

5. Demonstre suas competências

Com a internet, qualquer pessoa tem acesso a uma quantidade imensa de informações. Porém, nem todas conseguem transformar esse conjunto de dados em conhecimento, e muito menos aplicá-los para solucionar problemas.

Por isso, o profissional precisa ir para a entrevista preparado para demonstrar suas competências. Hoje em dia, muitas empresas criam processos seletivos baseados nessa proposta e propõem desafios para seus candidatos. Podem ser estudos de caso ou até mesmo jogos que exigem que eles mobilizem seu conhecimento e o apliquem para solucionar questões práticas.

Esse é mais um dos motivos para buscar uma boa especialização. Uma instituição de qualidade costuma oferecer programas de pós-graduação desenvolvidos justamente para ajudar quem está no mercado a lidar com essas questões. Além disso, elas criam fóruns para seus alunos e eles costumam falar sobre os problemas que eles enfrentam no dia a dia e fazer perguntas.

Dessa forma, você conhecerá demandas de áreas muito diferentes das sua e saberá como os especialistas lidam com elas.  Assim, suas chances de obter um bom desempenho na entrevista de emprego serão muito maiores. Mesmo se a empresa fizer um processo seletivo baseado em competência, você estará preparado!

Finalmente, esperamos que você tenha entendido que, para se dar bem em uma entrevista de emprego, é muito mais importante ser um excelente profissional do que parecer um ótimo candidato. Não existem dicas para conseguir esse resultado de um dia para o outro, mas é um processo de construção que vai garantir excelentes oportunidades na sua carreira.

Quer receber ajuda para acelerar seu crescimento profissional e turbinar sua carreira? Temos uma newsletter imperdível, que traz dicas incríveis para alcançar o sucesso. Inscreva-se agora mesmo e receba esses conteúdos diretamente em seu e-mail!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar