Gerencie melhor o seu tempo

Confira algumas dicas

Para melhorar a sua produtividade, seja ela na vida profissional, pessoal e acadêmica, é fundamental encontrar e manter uma certa organização nas tarefas diárias. Organizar uma planilha com os seus horários e tarefas, por exemplo, é importante. Você dedica mais tempo por alguns minutos, mas que no futuro ajuda a evitar as situações urgentes.

A organização é a chave do sucesso nessas situações. Uma das maiores queixas da vida moderna é a falta de tempo: falta tempo para estudar, se divertir, dormir, relaxar ou apenas passar um tempo com a família. Você também acha que falta tempo na sua vida? Saiba que não está sozinho.

Segundo filósofos modernos, no entanto, não podemos apenas culpar as novas tecnologias pela nossa ‘suposta’ falta de tempo, afinal, foi a tecnologia que encurtou distâncias e criou aparelhos que facilitam a nossa vida e poupam o nosso tempo, como máquinas de lavar e computadores que nos ajudam a nos comunicar.

O que existe é a chamada “fome de tempo” e ela sempre existiu: as pessoas buscam economizar tempo e nunca estão satisfeitas com o tempo que possuem. Antigamente, nossos antepassados seguiam o ritmo da natureza, trabalhando durante o dia e descansando durante a noite. Isso tudo mudou com o avanço da tecnologia, e não é necessariamente algo ruim.

Não importa a época em que vivemos, onde vivemos ou como vivemos, a falta de tempo é um problema recorrente em todas as culturas e em diferentes partes do mundo. O que fazer então?

Saiba que com organização e planejamento é possível ter algumas horinhas extras na semana e no mês. Confira:

  • Alguns minutos investidos em um planejamento para a semana já podem ajudar você a economizar horas mais pra frente. Tente e pratique;
  • Evite sair em horários de trânsito intenso, como os horários de pico. Esperar alguns minutinhos pode fazer a diferença e evitar que você fique parado em engarrafamentos;
  • Aposte em listas e calendários, eletrônicos ou não. Anote tudo o que deve ser feito no trabalho e nos estudos, os prazos e a data para trabalhar neles;
  • Não sabote os seus planos, deixe de procrastinar e foque nos seus resultados;
  • Limite seu horário de trabalho. Por mais tentadoras que as horas extras possam parecer, é fundamental colocar um limite e procurar não ultrapassá-lo: trabalhar demais não é saudável;
  • Organize o seu ambiente de trabalho ou estudos. Ficar procurando por algo pode tomar muito tempo;
  • Evite distrações como o celular ou a TV;
  • Reserve também algum tempo para você mesmo, não exija tanto de você.

Com uma boa organização temporal, investir no seu futuro fica muito mais fácil: a Dom Alberto oferece mais de 1.000 cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas com um preço que cabe no seu bolso, saiba mais.

Siga ao nosso blog para mais dicas, aproveite melhor o seu tempo e alcance resultados cada vez mais satisfatórios!

 

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