Inscrições abertas para o Novo FIES

As inscrições para o Novo FIES, Fundo de Financiamento Estudantil do Governo Federal, começaram! O Centro de Ensino Superior Dom Alberto traz algumas informações importantes a respeito deste programa de financiamentos para você, confira!

01 – O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. Com o FIES, o estudante recebe uma ajuda do governo federal para pagar a faculdade e só começa a quitar esse valor depois de formado.

02 – quais são as condições de financiamento do Novo FIES?

Para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, os financiamentos concedidos com recursos do Fies terão uma taxa real zero de juros, o que é muito bom!

03 – Após concluir a graduação utilizando o financiamento do Novo FIES, como é realizado o pagamento deste valor financiado?

Após a conclusão do curso, você realizará o pagamento do valor financiado de acordo com o previsto em contrato e regras de financiamento, além, é claro, de sua realidade financeira, ou seja, a parcela do valor será variável de acordo com a renda e, nos casos de o estudante não ter renda, ele deverá realizar um pagamento mínimo, determinado pelo programa. Lembrando que, atualmente, o Banco CAIXA atua no Novo Fies como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.

04 – Através do FIES, consigo me matricular em quais cursos da Faculdade Dom Alberto?

Os cursos oferecidos pela Instituição são: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia e Enfermagem. Lembrando que o número de vagas é limitado e pré-determinado pelo FIES.

05 – Através do FIES, qual o percentual mínimo e máximo do valor do curso consigo financiar?

O percentual de financiamento do Novo Fies é variável e será definido a partir do preenchimento do Formulário de Conclusão, após as etapas de pré-matrícula e seleção.

06 – Quem pode concorrer ao Novo FIES?

Para participar do Novo Fies é preciso ter alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação; O candidato poderá utilizar sua nota do ENEM do ano 2010 em diante. A renda familiar do candidato não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa que compõe o grupo familiar.

07 – Não conclui o Ensino Médio e realizei o ENEM como “treineiro”, posso utilizar a nota para concorrer a uma vaga no Novo FIES?

Não. Se você não concluiu o Ensino Médio e realizou o ENEM apenas como “treineiro”, não poderá utilizar a nota da prova para concorrer a uma vaga no FIES, essa nota servirá apenas como avaliação pessoal.

08 – Quais pessoas compõe um grupo familiar?

Grupo Familiar é aquele composto por uma ou mais pessoas, que residam na mesma casa e que, eventualmente, contribuam para o rendimento ou tenham as despesas atendidas por este grupo familiar.

09 – Existe uma renda mínima para participar do processo seletivo do FIES?

O candidato ou o grupo familiar deverá comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo nacional vigente. Caso o candidato ou grupo familiar apresente renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar, o candidato não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Novo Fies.

10 – Quando se inicia as inscrições para o FIES deste ano?

A inscrição do Novo FIES se iniciará no dia 26 de janeiro de 2021 e se encerrará no dia 29 do mesmo mês. O candidato deverá realizar sua inscrição dentro desses 4 dias. Fique atento aos prazos e ao cronograma!

*Após liberar a lista de pré-selecionados, o candidato deverá concluir sua inscrição no próprio site do FIES.

11 – Onde realizo minha inscrição no FIES?

Para se inscrever no processo seletivo do Novo Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies no site: fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e, em seguida, “Fazer Cadastro”.

12 – Como faço para tirar outras dúvidas em relação ao FIES?

É muito simples! Basta você acessar a seção de Tire Suas Dúvidas no Portal Fiesacesse aqui! No Portal Fies, você poderá tirar todos os tipos de dúvidas em relação ao Novo Fies e as regras de financiamento. *Assista aos vídeos tutoriais oficiais no site do Fies!