Que tal começarmos com uma ótima notícia sobre o mercado de trabalho? Neste exato momento, existem milhares de empresas e instituições com postos em aberto, procurando desesperadamente por profissionais qualificados para ocupá-los. Você sabe o que fazer para conquistar uma dessas vagas?

Então, não perca este post! Vamos explicar como você pode se preparar para aproveitar muito bem essas oportunidades e impulsionar sua carreira neste momento de retomada da economia. Ficou interessado? Continue a leitura!

Explore as novas oportunidades do mercado de trabalho

Já faz algum tempo que os especialistas estão alertando: o emprego, da forma como nós conhecemos, está chegando ao fim. Porém, ao contrário do que as pessoas pensam, isso não deve causar desespero. Está surgindo uma nova dinâmica de trabalho que tem potencial para proporcionar muitas oportunidades e ampliar a perspectiva de quem investiu no autodesenvolvimento e está preparado para atender novas demandas.

Portanto, não é interessante para o profissional do futuro focar suas expectativas no desenvolvimento de uma carreira inteira em uma única organização. Existem infinitas possibilidades de atuação como autônomo, vagas no serviço público e criação de novos modelos de negócios. É importante ter a mente aberta para enxergar essas tendências e saber como se destacar no mercado de trabalho.

Saiba como se destacar no mercado de trabalho

Por isso, nesta segunda parte do post vamos falar justamente em atitudes que você pode tomar para se destacar nesse novo mercado de trabalho. Selecionamos algumas dicas interessantes, que vão ajudá-lo em sua gestão de carreira. Confira!

1. Transforme suas atividades de rotina em projetos

Saiba que, de agora em diante, todo profissional precisará virar um especialista em “vender seu peixe”. Isso acontecerá com quem trabalha dentro de uma empresa e quer manter o gestor satisfeito com seu desempenho ou com o empreendedor que necessita captar e conquistar clientes.

Então, trate suas atividades diárias como projetos, pense em alternativas para otimizar seus esforços e colete dados sobre os resultados. É possível medir o resultado de praticamente todas as tarefas que acontecem dentro de qualquer negócio de forma objetiva, evidenciando o valor do seu esforço.

Você pode demonstrar o aumento na satisfação e retenção de clientes depois que um novo protocolo de atendimento foi implementado, crescimento na porcentagem de acordos em processos evitando longos litígios em tribunais, entre muitas outras possibilidades. Cada área de negócios tem seus pontos sensíveis. Busque soluções e utilize os bons resultados obtidos para destacar sua competência.

2. Incorpore novas tecnologias

Hoje em dia, é possível automatizar uma série de tarefas. Quem está no mercado de trabalho não deve ter medo dessas tecnologias. Aliás, é fundamental aprender a usar as máquinas para realizarem o trabalho repetitivo e burocrático sozinhas. Isso dará a você mais tempo e condições para pensar e implantar estratégias que garantirão um bom resultado ao negócio.

Mesmo se você é um colaborador de empresa, aprender a usar essas ferramentas fará de você uma pessoa mais produtiva. Logo seus gestores verão que consegue realizar suas tarefas com mais agilidade e qualidade, o que fará com que se destaque e seja lembrado quando surgirem novas oportunidades.

3. Participe de redes profissionais

Você não precisa utilizar a tecnologia apenas para as tarefas do trabalho. Existem redes sociais profissionais, como o LinkedIn, onde é possível se conectar com pessoas do seu setor e de outras áreas relacionadas.

Esse tipo de rede é uma ferramenta muito importante para se destacar no mercado de trabalho, pois ela possibilita o compartilhamento de conhecimento. À medida em que o usuário publica conteúdos que mostram que domina assuntos relacionados à sua área, ele conquista credibilidade para seu nome e pode até se tornar uma referência.

Então, invista parte de seu tempo nas redes sociais nesse tipo de plataforma. Participe de iniciativas para promover seu sucesso na carreira, ajudá-lo a conhecer pessoas interessantes e abrir as portas de outras empresas para o seu trabalho. Esse é uma das formas de fazer seu marketing pessoal.

4. Prepare-se estrategicamente para concursos

As vagas em órgãos públicos são sempre muito disputadas. Os cargos oferecem excelentes salários, além de estabilidade aos servidores. Portanto, são uma ótima opção para quem está disposto a encarar livros, apostilas e concursos.

Porém, para conseguir a vaga você precisa atuar de maneira estratégica. Afinal, seus concorrentes também vão se preparar para a prova. Quer saber como passar à frente deles e conquistar o cargo? Nós temos a solução!

Muitos concursos, além do teste de conhecimentos, têm uma prova de títulos. Portanto, certificações podem garantir pontos adicionais. Assim, mesmo que dois ou mais candidatos tenham tirado a mesma nota, o que investiu mais na própria formação terá uma grande vantagem.

Por isso, além de estudar para o concurso é muito recomendável investir em especializações. Algumas instituições de ensino oferecem uma modalidade intensiva de pós-graduação, em que é possível acelerar a formação e obter o certificado em um período que varia entre 3 e 6 meses. Então, você pode ter vários diplomas e se destacar dos concorrentes.

5. Invista em educação continuada

Independentemente se você pretende prestar um concurso ou não, é muito importante investir em formação continuada. A pós-graduação prepara o profissional para enfrentar os desafios de um mercado que está mudando constantemente, no qual as soluções de ontem já não resolvem os problemas de hoje e ainda menos os que surgirão no futuro.

Então, nada de permanecer na zona de conforto! Vá em busca de conhecimento, procure cursos de especialização reconhecidos por sua qualidade e saia à frente de seus concorrentes. Lembre-se que as pessoas investem cada vez mais na própria educação. Tomar essa atitude é manter seu índice de empregabilidade em alta para continuar relevante no mercado de trabalho.

6. Elabore um plano de desenvolvimento individual

Aonde você quer chegar na sua carreira? Essa é uma pergunta fundamental, mas que muita gente ainda não consegue responder. E sabe o que é pior? Sem saber qual é seu objetivo profissional, a pessoa também não toma as decisões necessárias para impulsionar seu projeto de crescimento e acaba ficando estagnada.

Por isso, é essencial elaborar seu plano de desenvolvimento individual. Nesse documento, você definirá aonde quer chegar e os passos necessários para alcançar seu objetivo. É como um mapa para o sucesso: se não tiver um, é fácil se perder no meio do caminho e não conseguir obter o resultado desejado.

Entendeu o que você pode fazer para conquistar seu lugar no mercado de trabalho, se destacar e alcançar o sucesso? Quer descobrir como elaborar seu plano de desenvolvimento individual? Baixe nosso e-book gratuitamente e tenha acesso a um passo a passo descomplicado para planejar sua carreira. Faça o download agora mesmo!

dom-alberto