Pós-graduação a distância: qual é a melhor para alcançar seus objetivos?

Em um mercado de trabalho competitivo, o profissional que deseja alcançar o sucesso na carreira precisa se manter atualizado. A especialização deixa de ser uma possibilidade para ser uma prioridade. Afinal, quem adquire conhecimentos e consegue transformá-los em resultados se torna indispensável em uma organização. Nesse contexto, a pós-graduação a distância é o caminho para garantir o próprio emprego ou conquistar a tão sonhada promoção.

Mas será que todo curso de especialização é igual? Como fazer essa escolha se tantas instituições oferecem opções que, aparentemente, são bastante semelhantes? Neste post, vamos ajudá-lo a entender que, embora adquirir conhecimento sempre seja importante, algumas modalidades de curso podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais rápido. Quer saber como? Confira!

Escolha da pós-graduação a distância: cursos flexíveis ou com datas definidas?

Existem muitas opções de cursos de especialização no mercado. Por isso, a escolher a melhor pós-graduação para sua carreira pode ser um desafio. Para começar, é importante observar bem o currículo, a carga horária e a qualidade da instituição, de acordo com seu conceito no MEC.

Porém, mesmo quando o aluno encontra duas opções muito semelhantes no mercado, existe um fator que ele precisa considerar: a flexibilidade e o tempo necessário para concluir o curso. Entenda o porquê!

Existem cursos com datas definidas. Isso significa que cada turma começa em um dia, mês e ano, tem prazos para entregar as atividades propostas e todos concluem a especialização juntos. Portanto, é uma estrutura um pouco mais rígida e parecida com uma faculdade tradicional.

Por outro lado, existem cursos mais flexíveis. Neles, o aluno faz seu próprio cronograma. Portanto, ele não precisa esperar uma nova turma começar — ele inicia no momento em que puder e quiser. Também não há prazos e o período que o profissional leva para concluir o curso depende apenas de sua própria disponibilidade e vontade.

Então, funciona da seguinte forma: uma pessoa que tem bastante tempo e disciplina, consegue concluir um curso rapidamente. Se entregar as atividades e o trabalho de conclusão de curso, em 6 meses ele pode conseguir um novo certificado. Se a pessoa tem um horário mais limitado, esse prazo pode se estender.

Agora que você já entendeu a diferença entre uma pós-graduação a distância intensiva ou mais flexível e outra com datas definidas, qual é a melhor? A resposta depende do seu objetivo profissional. Então, vamos explorar algumas dessas possibilidades? Veja no próximo tópico!

Cursos de pós-graduação a distância: qual é o seu objetivo?

Qual é o seu objetivo ao procurar um curso de pós-graduação a distância? Essa pergunta parece um pouco óbvia, mas a verdade é que existem motivações diferentes para um profissional buscar a especialização. Entenda melhor:

Melhorar a performance no trabalho

Mesmo em um cenário econômico desafiador, alguns profissionais sentem-se muito seguros em seu trabalho atual. Por uma série de razões, eles não se veem ameaçados pelo desemprego: a empresa vai bem, os resultados são bons, não há risco aparente e eles estão plenamente satisfeitos em seus cargos.

No entanto, esses mesmos profissionais sentem que poderiam turbinar sua performance. Sabem que já existem novos métodos, técnicas, modelos de negócios ou outras inovações que poderiam produzir resultados melhores. Assim, por um desejo de autorrealização e pelo desafio de novas conquistas, eles buscam uma especialização.

Se você está nesse grupo, parabéns! Isso significa que você é motivado e tem um desejo intrínseco e constante de aperfeiçoamento. Nesse caso, não faz uma diferença tão grande optar por um curso de pós-graduação a distância com datas fixas e de longa duração.

Portanto, se você não tem pressa para ter seu certificado e ele não fará tanta diferença assim na sua carreira, essa pode ser uma boa opção. Mas lembre-se: é preciso ter certeza de que conseguirá organizar sua agenda para não perder os prazos estabelecidos.

Conquistar uma promoção

É natural que os profissionais queiram melhorar sua performance no trabalho. Porém, muitos deles têm um objetivo adicional: conquistar uma promoção. Eles sabem que têm potencial para ocupar um cargo mais elevado ou mesmo

de liderança na empresa onde estão. Em outros casos, sentem-se abertos para aceitar propostas de outras organizações.

A grande questão é que dificilmente alguém sabe quando uma oportunidade dessas vai aparecer. Então, qual é o segredo para conquistar o cargo desejado? Estar sempre preparado! Por isso, quem tem essa perspectiva em mente precisa acelerar sua especialização, para ter o conhecimento necessário e o certificado assim que a vaga surgir.

Portanto, para o profissional que está nessa situação, o ideal é fazer uma pós-graduação a distância flexível, que permita intensificar o programa e obter o certificado rapidamente. Nesse tipo de curso, o aluno faz seu próprio cronograma e se mantém preparado para aproveitar as oportunidades.

Ingressar no serviço público

Outra razão pela qual muitos profissionais buscam um curso de pós-graduação a distância é o interesse em concursos públicos. Como se sabe, esses cargos oferecem estabilidade e salários acima da média do mercado. Portanto, são uma excelente opção para quem deseja um futuro tranquilo.

Mas qual é a pós-graduação a distância ideal para quem quer ingressar no serviço público? Mais uma vez, a melhor opção é uma especialização intensiva, em que o aluno consegue acelerar a conclusão. Afinal, se a ideia é aumentar sua pontuação na prova de títulos, nada melhor que conquistar vários certificados em poucos meses.

Então, se a sua meta é passar em um concurso público, não perca tempo! Comece agora mesmo sua pós-graduação e invista na maior quantidade de títulos que puder. Essa será uma grande vantagem na hora de disputar o cargo com outros candidatos que tiveram a mesma pontuação na prova, mas não têm uma formação tão completa quanto a sua.

Acelerar a recolocação profissional

Para muitas pessoas, não foi possível fugir do desemprego. A crise atingiu setores inteiros e fez com que milhões de brasileiros perdessem seu trabalho formal. E não está fácil encontrar uma vaga em um mercado tão disputado. Sobram candidatos e faltam cargos.

A única maneira de conquistar a vaga tão sonhada é se destacando dos outros candidatos. Assim, qualificação é um requisito essencial para acelerar a recolocação profissional. Mais uma vez, a pós-graduação a distância flexível é uma excelente alternativa, pois você terá seu certificado em mãos em apenas alguns meses.

Então, se você é uma dessas pessoas atingidas pela crise, não perca mais tempo. Aproveite que seus dias estão livres, dedique-se aos estudos e conclua sua especialização rapidamente. Isso fará com que você tenha um diferencial competitivo relevante em sua próxima entrevista de emprego, pode ter certeza!

E você, está em qual dessas situações? Quer apenas melhorar a performance, conquistar um novo cargo e melhorar de salário, prestar um concurso público ou se recolocar no mercado de trabalho?

Independentemente da sua resposta, temos dicas infalíveis para turbinar sua carreira. Não quer perdê-las? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter e receba artigos incríveis diretamente em seu e-mail!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar