Proteja os seus dados na internet

Navegue em segurança

Você usa a internet diariamente? Visita vários sites e possui contas em redes sociais? Como você faz para saber se você está seguro enquanto navega?

A internet é uma grande rede mundial que conecta pessoas que estão distantes ou perto, com os mesmos interesses ou com opiniões diferentes

O avanço dessa rede trouxe facilidade para a maioria das pessoas. Pagar contas, comprar mercadorias, trocar mensagens, jogar e conhecer pessoas ficou muito mais fácil. No entanto, algumas pessoas também utilizam as redes para o mal.

Golpes são aplicados, dados são compartilhados sem autorização do usuário, algumas contas são perdidas e muitos outros transtornos podem pegar alguns usuários desavisados.

Confira algumas dicas para se proteger nas redes:

Proteja o que você faz online

Sem uma navegação privada adequada, seus dados podem ser coletados para fins lucrativos ou fraudes. A maioria dos navegadores tem um modo de navegação privada. No entanto, isso não vai esconder seu histórico do provedor de internet, do seu empregador ou dos sites que você visita, o que te deixa ainda vulnerável. Há opções como a conexão via VPN (rede virtual privada), que vai te redirecionar para outro servidor e criptografar seu tráfego na web. Aposte em uma dessas conexões.

Impeça que entrem nos seus perfis

Crie senhas difíceis de serem adivinhadas e fuja do óbvio, como datas de aniversário. A dica dos especialistas para proteger seus logins de redes sociais é habilitar a autenticação em duas etapas. Esse processo adiciona segurança ao seu login, exigindo que você insira um código gerado especialmente para ter acesso ao sistema.

Facebook, Twitter e LinkedIn estão entre as redes sociais que oferecem esse serviço.

Pesquise sobre você mesmo

Dê um Google em si mesmo. Se encontrar algo meio duvidoso, você pode ocultar os sites de aparecerem no resultado de pesquisas sobre você usando a ferramenta de remover URLs do Google. Seja qual for a plataforma, verifique o que você quer que as pessoas vejam. Usar a ferramenta do Facebook para ver como seu perfil aparece para as pessoas e personalizar suas configurações de privacidade são recomendações importantes. Esteja ciente de que qualquer pessoa pode ver o que você está postando, inclusive um possível empregador.

Limite os dados que seu celular pode acessar

Verifique as permissões de cada aplicativo no seu celular e decida se vale a pena.

Você provavelmente já concedeu permissões a aplicativos que você nem percebeu. Isso pode significar que o aplicativo é capaz de usar seu microfone, ler seus textos e até mesmo ouvir seus telefonemas.

Entenda as consequências de ter uma rede social

Esteja ciente de quais são os termos e condições de uso de suas contas nas redes sociais.

Há diversos termos complicados lá, que basicamente se resumem ao fato de que as plataformas se apropriam dos conteúdos das suas postagens quando são publicados.

Use as redes sociais e navegue na internet, mas tenha cautela com o que compartilha.

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar