Saiba como combater a dor de cabeça

Confira algumas dicas

Cefaleia, enxaqueca ou dor de cabeça: quem tem sabe o incômodo que ela causa. Muitos estudantes se queixam de sentirem essas temidas pontadas em época de provas, de entrega de trabalhos ou ainda da apresentação de seus trabalhos de conclusão do curso (TCC).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 140 milhões de pessoas no país são atingidas pela doença, sendo que 30 milhões são diagnosticadas com enxaqueca.

Mas, será que podemos relacionar a dor de cabeça com os estudos? Segundo pesquisadores, a culpa não é dos estudos em si, mas sim da falta de sono e estresse que acompanham os estudantes ao virarem madrugadas sem dormir.
Confira algumas dicas para combater as dores de cabeça:

• Durma bem

Bom sono é uma condição fundamental para o bem-estar de uma maneira geral e para o equilíbrio das enxaquecas e dores de cabeça. Sono irregular é dos causadores de dor de cabeça. Organize os seus horários para ter boas horas de sono e para estudar com regularidade, sem acumular matéria.

• Controle o estresse

A irritabilidade aparece normalmente junto com uma crise de enxaqueca, mas também pode ser um motivo gerador de novas dores. Tudo o que for feito no sentido de relaxar, acalmar e treinar a paciência é útil. Reserve na sua agenda horários para o lazer e atividades que lhe transmitam paz, como meditação ou exercícios físicos.

• Não ultrapasse seus limites pessoais

Se sentir que precisa parar e descansar, pare e descanse. Escute o seu corpo. Quando você voltar para os estudos, estará mais descansado e focado.

• Evite ficar em jejum por muito tempo

O jejum é um dos maiores fatores para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor. O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, esqueça dietas muito restritivas.

• Pare de fumar

Para quem está parando de fumar, a abstinência do uso do cigarro pode causar dores de cabeça. Pare de fumar mesmo assim: esse sintoma é passageiro e demonstra que o organismo está voltando às suas funções normais.

• Beba mais água e diminua o consumo de café

Beber água comprovadamente diminui a intensidade das dores. Já o café, quando consumido em excesso, dispara alguns gatilhos que causam dores de cabeça. Aposte no equilíbrio.

• Procure ajuda profissional

Quando nada parece resolver e a dor é incapacitante e constante, procure ajuda médica.

A Dom Alberto oferece pós-graduação em Enfermagem em Neurologia com o objetivo de capacitar profissionais graduados em enfermagem a atuar em Unidades de Emergência, hospitais e ambulatórios de Neurologia. Saiba mais!