Supere desafios e volte a estudar

Encare os novos tempos de frente

Voltar a encarar uma sala de aula pode ser um desafio para muitas pessoas. Seja por preguiça, por medo ou por falta de compatibilidade, uma parte da população é relutante quanto ao retornar para um ambiente de ensino.

Se o problema é a sala de aula, saiba que a Dom Alberto oferece mais de 1.000 cursos de pós-graduação a distância, o que significa que você pode estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. O diploma do curso a distância tem a mesma validade de um diploma de um curso presencial e os preços cabem no seu bolso.

A participação de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho vem crescendo nos últimos anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 cerca de 7,9% da população da terceira idade estava trabalhando, um recorde em comparação com os anos anteriores.

A população idosa do Brasil tem crescido a cada ano. De 2012 a 2017, a quantidade de idosos aumentou em 18% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para as próximas décadas, a estimativa é de que o número cresça ainda mais.

Com o envelhecimento da população, contratar pessoas acima dos 60 anos é cada vez mais comum e bem-vindo em várias organizações. Destacar o seu currículo e atualizar seus conhecimentos com uma pós-graduação é uma das dicas para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, independente dos cabelos brancos.

O que acontece em grande parte dos casos é a insatisfação dos idosos com as suas vidas profissionais e acadêmicas. Muitas afirmam terem escolhido as profissões ainda jovens, influenciados pelos pais. Outros, sequer tiveram a oportunidade de botar os pés em uma universidade.

Com as facilidades de pagamento, de tecnologia e com o incentivo dos familiares, muitos idosos voltam a ser estudantes.

No Brasil, há 18,9 mil universitários com idades entre 60 e 64 anos. Na faixa etária acima dos 65, o número é de 7,8 mil pessoas. Os dados incluem instituições públicas e privadas. Cursar uma universidade pode trazer benefícios aos idosos, como a atualização de conhecimentos, visão de um novo momento sociocultural e a possibilidade de buscar uma nova carreira.

Estudar e acumular conhecimentos, além de trazer novas e melhores oportunidades de emprego, ainda atrasa a possibilidade de aparecimento de doenças mentais, como o Alzheimer.

Pesquisadores brasileiros descobriram que que quem estuda tem muito mais chance de não apresentar os sintomas de Alzheimer mesmo tendo as lesões no cérebro que caracterizam a doença. Quem estuda mais tem menos chances de desenvolver sintomas de doenças como o Alzheimer, aprende mais e se sente mais útil. Nunca é tarde para retomar os estudos.

A Dom Alberto oferece mais de 1.000 pós-graduações, acesse e saiba mais.