Você está conseguindo dormir bem durante a quarentena?

O sono muda com o estresse

Você está conseguindo dormir bem durante a quarentena? A resposta provavelmente é ‘não’. O aumento do estresse, a preocupação com a saúde, com o emprego e com o futuro andam tirando o sono dos brasileiros.

Várias pessoas têm se queixado de estarem tendo sonhos estranhos ou ausência de sono. Dados disponibilizados pelo Google mostraram que abril foi o mês em que mais se buscou o termo “insônia” na plataforma. O assunto está quase sempre relacionado a quarentena e medicamentos.

Ter uma noite de sono revigorante é um sonho inalcançável para muitas pessoas que se sentem muito preocupadas durante esse período de incertezas, o que é normal. No entanto, existem algumas dicas para que você contorne essa situação e consiga dormir tranquilamente, afinal, a má qualidade do sono afeta a sua saúde:

Estabeleça uma rotina: acorde e durma nos mesmos horários, cumpra a rotina que você estava acostumado a seguir antes da quarentena. O mesmo serve para as refeições: coma regularmente e faça todas as refeições do dia;

Mexa-se: procure por aulas online de diversas atividades físicas, dance. Os exercícios podem ser aliados para uma boa noite de sono;

Tome sol: a diminuição da exposição ao sol inibe a liberação da melatonina, hormônio que regula o sono. Sincronizada com o fim da luminosidade do dia, ela é produzida para nos preparar para o período noturno. Assim, um dos jeitos de ajudar o corpo a combater a insônia pode ser abrir as janelas e cortinas durante o dia e se expor à luz solar pela manhã.

Faça listas: antes de se deitar, anote o que precisa ser feito no dia seguinte. Muitas pessoas perdem o sono ao pensarem na lista de atividades que devem fazer no dia seguinte. Por isso, passe suas atividades para o papel, assim elas não tiram seu sono;

Desconecte-se: deixe o celular longe da cama, desative as notificações e escolha atividades leves, como ler a um livro ou assistir a um filme. Ouvir músicas calmas, tomar um banho relaxante também ajuda.

Caso nada disso funcione, a indicação é procurar um médico: nunca se medique por conta própria, o problema pode até piorar. Lembre-se que essa situação é passageira e logo a situação estará melhor.

Cuide de você nesse momento, respeite o seu tempo e faça tudo o que puder por você! Isso inclui conversar com os amigos online e descobrir novos hobbies além de investir no seu futuro com a Dom Alberto.

A Dom Alberto oferece pós-graduações na área da saúde, acesse e saiba mais, venha estudar com a gente!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar