Tenha um sono melhor
Você tem dificuldades para dormir? Acorda no meio da noite sem nenhum motivo aparente? Tem um sono “picado”, acordando várias vezes durante a noite? Ou então, passa a noite em claro mexendo no celular, porque já desistiu de dormir?
Esse problema é mais comum do que parece, você não está sozinho e a boa notícia é que já existem algumas soluções para combater essa situação.
O que é insônia?
A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.
Quantas horas de sono são ideais?
O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta.
O que causa a insônia?
Ela pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.
Como tratar a insônia?
Insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico. Não se automedique. Algumas mudanças no cotidiano, no entanto, podem ajudar você a ter uma noite de sono melhor. São elas:
- Limite o consumo de cafeína (café, chás, chocolates, entre outros);
- Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;
- Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana;
- Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme;
- Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;
- Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
- Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, entre outros;
- Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.
- Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;
- Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contraindicados;
- Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;
- Levante-se, se não conseguiu dormir depois de 30 minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, consequentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranquila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.
Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional. Lembre-se que dormir é fundamental para garantir uma boa saúde e para aprender mais. Você tem boas noites de sono?