Séries e filmes sobre Direito: dicas de entretenimento para os profissionais da área

Férias e feriados foram feitos para relaxar. Mas vamos falar a verdade? É bem comum os profissionais buscarem opções de entretenimento que abordam de sua área de atuação. Por isso, nós preparamos uma lista com séries e filmes sobre Direito. Você vai se divertir, mas sem deixar de sentir aquela emoção dos tribunais. Confira!

Filmes sobre Direito

Quando se fala em filmes sobre Direito, encontramos vários clássicos e até mesmo alguns ganhadores do Oscar. Veja algumas opções!

1. Filadélfia

O que pode acabar com a carreira de um advogado promissor? No filme Filadélfia, que rendeu a Tom Hanks o Oscar de melhor ator, foi a notícia de que o profissional era portador do vírus da AIDS.

A partir desse ponto, o advogado demitido processa a firma. Para isso, ele busca outro profissional de sua área, Joe Miller, que é negro e homofóbico. Porém, ao aceitar o caso, Miller precisa lidar com seus próprios preconceitos.

Afinal, como defender uma causa quando seu cliente é a personificação de “defeitos” que o advogado considera abomináveis? Vale a pena conferir o roteiro (indicado ao Oscar), bem como a atuação brilhante de Tom Hanks e Denzel Washington.

2. Questão de honra

O que um advogado conhecido por conseguir muitos acordos faz quando se depara com um caso em que nada indica que seus clientes são inocentes? Simplesmente faz outro acordo e deixa os réus irem para a prisão ou desafia pessoas poderosas para provar a verdade?

Esse é o dilema enfrentado por Tom Cruise, que interpreta um jovem advogado militar. Ele e seus auxiliares assumem o desafio de confrontar um sistema repleto de regras implícitas que levaram um jovem à morte, mesmo colocando sua carreira em risco.

Sem querer dar spoiler, vale a pena observar a estratégia de Tom Cruise para desestabilizar uma testemunha e levá-la a uma confissão.

3. Hurricane

Entre essa seleção dos filmes sobe Direito, não poderíamos deixar de falar da história de um forte candidato ao título mundial de boxe, Rubin Hurricane Carter. Apesar de seu sucesso nos ringues, o campeão tem sua trajetória destruída por um engano.

Ao passar de carro perto do bar onde três pessoas tinham sido assassinadas, Carter é confundido com um dos assassinos. A obra conta como o boxeador lutou para provar sua inocência, foi vencido pelo sistema e resignou-se à sua sentença de prisão perpétua. Porém, o destino reservava algo mais a ele. Portanto, esse é um dos filmes sobre Direito que vale a pena assistir!

4. A Firma

O que um advogado deve fazer quando descobre que o emprego dos sonhos é, na verdade, uma grande cilada? Que atitude tomar diante da constatação de que a firma de advocacia está envolvida com lavagem de dinheiro da máfia?

Moralmente, a escolha parece simples. Porém, todos os que descobriram os fatos e tentaram deixar a organização morreram misteriosamente. Vale a pena fazer o certo, mesmo colocando a própria vida e família em risco? Esse é o dilema de Tom Cruise em um dos filmes sobre Direito que selecionamos para você.

5. Um sonho de liberdade

Quem teria mais motivos para matar uma mulher infiel e seu amante que o marido traído? Certamente nenhum suspeito seria melhor que ele, um banqueiro introspectivo, que não demonstra suas emoções.

A partir disso, o filme narra a trajetória de Andy Dufresne dentro da prisão e mostra como um homem pode passar pelo inferno sem perder sua dignidade e esperança, e ainda impactando outras vidas ao seu redor.

6. Erin Brockovich: uma mulher de talento

O que você faria se descobrisse que a água de uma cidade no deserto está contaminada e espalhando doenças para seus habitantes? Erin, funcionária de um modesto escritório de advocacia, convenceu seu chefe a deixá-la investigar esse caso relacionado ao Direito Ambiental.

O resultado é um processo de mais de 300 milhões de dólares, mas que depende da adesão dos habitantes do local. Será que Erin consegue a cooperação deles contra as pessoas poderosas que ficaram omissas diante do problema?

7. 12 homens e uma sentença

O filme se passa inteiro dentro de uma sala onde 12 jurados precisam determinar se um homem é culpado de matar seu pai ou se ele é inocente. A sentença parecia certa, mas um voto discordante detona uma discussão a respeito de cada “prova” apresentada no tribunal.

12 homens e uma sentença não é só mais um dos filmes sobre Direito. Ele é uma aula de argumentação e de análise da personalidade humana, que mostra como a história pessoal afeta a forma como julgamos as pessoas.

Mais que isso, é um alerta de que a indisposição para pensar de forma profunda e questionar o que é aparentemente óbvio pode levar a decisões desastrosas.

8. O Júri

Quem é responsável pela morte de pessoas assassinadas por um atirador: o próprio criminoso ou a indústria de armas? Essa é a pergunta levantada por um dos filmes sobre Direito mais interessantes da história do cinema.

Estratégias para escolha do júri, manipulação, ameaças a jurados e um jogo de pessoas poderosas por trás da história podem ser vencidos por quem quer simplesmente fazer justiça? Só assistindo para saber!

Séries sobre Direito

Se você acompanha o mundo do entretenimento, deve ter percebido que as séries estão em alta. A princípio, elas eram um hábito americano, mas que caiu no gosto de milhões de brasileiros que ficam ansiosos pelo próximo episódio e, mais ainda, pela chegada da nova temporada.

Então, fizemos uma lista com séries imperdíveis sobre Direito. Porém, como algumas delas ainda estão em andamento, é melhor não falar muito para não dar spoilers. Veja os nomes a seguir:

  • How to get away with murder;
  • The Suits;
  • The Good Wife;
  • Law and order;
  • Better call Saul;
  • For the people;
  • Bull;
  • Boston Legal;
  • Billions.

Pronto! Agora você já tem diversas indicações de entretenimento para suas férias. Porém, embora acompanhar as séries e filmes sobre Direito seja muito legal, é fundamental pensar na carreira em Direito de forma estratégica na vida real.

Quer uma ajuda para criar essa estratégia de carreira? Assine a nossa newsletter e receba muitas dicas para alcançar o sucesso profissional! 

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Advogado e empreendedor — por que a carreira em Direito depende de muito mais que o conhecimento das leis;

Direito Ambiental: saiba mais sobre essa área em ascensão;

Carreira em Direito: conheça as áreas mais bem pagas;

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar