A verdade é cruel, mas precisa ser dita: nem sempre o melhor profissional em uma área é aquele que ocupa o cargo mais disputado ou tem uma remuneração alta. Tão importante quanto desempenhar seu papel com eficiência é ser capaz de mostrar isso ao mercado. Para isso, é necessário investir no marketing pessoal.
Mas e quanto a você? Sabe como fazer seu mérito aparecer e mostrar às empresas qual é o seu verdadeiro valor?
Utiliza estratégias para projetar sua imagem e demonstrar que é capaz de atingir resultados acima da média?
Se você respondeu não a essas perguntas ou ficou na dúvida quanto às respostas, este post foi feito para ajudá-lo. Vamos falar sobre a importância do marketing pessoal e as melhores estratégias para se tornar um profissional disputado pelas organizações. Confira!
A importância de um bom marketing pessoal
O que você faz antes de comprar um produto ou serviço? Além de analisar as especificações fornecidas pela empresa e comparar preços, geralmente as pessoas buscam uma referência que ateste a qualidade das mercadorias.
Porém, muitas vezes encontramos algumas opções muito semelhantes. Diante de um nível de qualidade parecido e um custo-benefício equivalente, inconscientemente optamos pelo produto mais conhecido. Afinal, a força da marca atesta sua capacidade para satisfazer as necessidades dos clientes.
O mesmo pode acontecer no mercado de trabalho. Em um processo seletivo, uma empresa pode encontrar diversos candidatos muito parecidos. Formação sólida, experiência profissional, perfil comportamental adequado e bom desempenho na entrevista de emprego são alguns dos critérios que podem ser semelhantes.
Essa também é a realidade de uma série de profissionais liberais, como médicos, advogados, arquitetos, dentistas e psicólogos. Diante de tantas opções, o que faz um possível cliente escolher um prestador de serviço, e não outro?
Por isso, é muito importante que o profissional saiba como se diferenciar. Ele precisa não só exercer seu papel com competência, mas usar estratégias de marketing pessoal que deem visibilidade aos resultados que ele obtém no dia a dia.
Dessa forma, ele se destaca em um processo de recrutamento e seleção ou aumenta suas chances de ser promovido a um cargo de liderança, por exemplo. Outra possibilidade é receber propostas interessantes de outras organizações. Para o autônomo, o marketing pessoal é uma ferramenta poderosíssima para atrair clientes.
Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir!
Estratégias para turbinar seu marketing pessoal
Especialmente em um mundo digital, ficou muito mais fácil turbinar o marketing pessoal. Selecionamos algumas ações fundamentais para quem quer se destacar da maioria e demonstrar sua competência.
1. Utilize as redes sociais com critério
As redes sociais permitem que você projete seu nome e faça contatos que não o conhecem pessoalmente admirarem seu trabalho. Porém, seu comportamento nessas plataformas é essencial para que os empregadores ou contratantes formem uma boa imagem a seu respeito.
O ideal é que as redes sociais que você usa para postar suas fotos na balada com a turma ou do churrasco no final de semana fiquem fechadas, restritas apenas aos seus amigos. Para ser visto profissionalmente, crie contas exclusivas com essa finalidade.
Porém, se você realmente decidiu deixar sua conta aberta, cuide de suas postagens. Evite expor situações constrangedoras, envolver-se em polêmicas ou publicar opiniões que possam ser mal interpretadas.
Uma ótima plataforma para fazer seu marketing pessoal é o LinkedIn. Trata-se de uma rede social específica para tratar de negócios. Quer saber como utilizá-la? Veja o próximo tópico!
2. Mantenha seu perfil do LinkedIn ativo
Se você ainda não conhece o LinkedIn, pense em uma rede social como o Facebook. Mas como ela tem outro objetivo, que é o relacionamento profissional e oportunidades de negócios, o foco das publicações é completamente diferente.
No LinkedIn, para construir seu perfil, você utilizará informações como sua formação, experiência profissional, cursos realizados, artigos publicados e até mesmo trabalho voluntário. A plataforma também pede que o usuário informe suas principais competências, e outras pessoas podem recomendá-lo.
Em outras palavras, podemos dizer que o LinkedIn funciona como um currículo virtual (embora a ferramenta tenha muitas outras funcionalidades). Por isso, existem duas dicas essenciais para quem pretende usá-lo: mantenha-o atualizado e projete uma imagem profissional.
Até mesmo a foto utilizada em seu perfil deve ser mais formal, como a que seria colocada em um currículo. Também é bom lembrar que essa não é a rede usada para postar imagens e vídeos com a família e amigos. Restrinja-se aos encontros profissionais e ao conteúdo que mostre seu conhecimento e habilidades.
A atualização do LinkedIn é outro ponto a considerar. Fez um novo curso? Acrescente-o ao perfil! Terminou um projeto na empresa e sua equipe fez uma apresentação mostrando os resultados? Esse é outro conteúdo interessante para esta rede. Use-a de maneira correta e apareça!
3. Mostre conteúdo
Para qualquer profissional, existem muitas ferramentas que permitem mostrar que ele tem conhecimento e que consegue realizar um trabalho eficaz. No LinkedIn, que já falamos, a pessoa pode publicar posts curtos falando de temas interessantes para sua área de atuação.
O conteúdo é especialmente importante para algumas áreas específicas, como médicos, nutricionistas, psicólogos e
advogados. Essas categorias têm algumas regras para o marketing. Por isso, a melhor forma de demonstrar sua competência é por meio do conteúdo.
Um advogado trabalhista, por exemplo, pode criar um blog em que os artigos falam sobre as principais dúvidas de seus clientes. Um nutricionista tem a possibilidade de criar um canal no YouTube para tratar de alimentação e ensinar receitas. Esses são apenas alguns exemplos.
O fato é que, quando você tira as principais dúvidas das pessoas sobre um tema, elas passam a reconhecê-lo como uma autoridade no assunto. Com essa credibilidade, as chances de ser escolhido por sua audiência na hora de uma contratação são muito maiores.
4. Participe de eventos
Os eventos continuam sendo uma boa estratégia de marketing pessoal. Workshops, congressos, feiras e convenções, além de proporcionarem aprendizado, fazem com que você seja visto por pessoas da sua área e outras correlacionadas.
Muito além do marketing pessoal
Porém, vamos lembrar que o marketing pessoal é a “venda” de um produto — você! Todas essas estratégias funcionam como uma embalagem, que atrai as pessoas e gera interesse. No entanto, tão importante quanto essa imagem projetada é o conteúdo que o profissional tem a oferecer.
Por isso, além do marketing é necessário realmente apresentar um desempenho acima da média. Invista não só na sua projeção, mas principalmente na formação. É essa base sólida que permitirá alcançar resultados extraordinários e ter o que mostrar ao mercado de trabalho.
E então, gostou do post?
Já pratica algumas dessas estratégias de marketing pessoal?
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