Como melhorar o clima organizacional em tempos de crise?

Como anda o seu ambiente de trabalho? No ano de 2020, muitos profissionais viram o mercado virar de ponta-cabeça, e alguns segmentos foram atingidos de forma ainda mais dura. Diante desse cenário, melhorar o clima organizacional é ainda mais desafiador, porém extremamente necessário.

E você, tem enfrentado esse desafio na sua empresa? Então, continue a leitura! Vamos explicar por que é tão importante criar um clima organizacional favorável nesse momento e como fazer isso.

Clima organizacional em tempos de crise

tendências do mercado de trabalhoDurante uma crise, a maioria das empresas enfrenta um verdadeiro sufoco. Elas veem a retração do consumo e, diante disso, a concorrência fica acirrada. A incerteza econômica, recessão e desemprego fazem com que os clientes busquem opções mais baratas e, para não perdê-los, é preciso baixar o preço.

Porém, baixar o preço sem reduzir os custos de produção é uma cilada. Essa estratégia prejudica a saúde financeira da empresa e pode torná-la insustentável a médio e longo prazo.

Por isso, as empresas devem começar esse processo melhorando seus índices de produtividade. É preciso fazer mais, com menos recursos e manter a qualidade — algo que depende diretamente dos colaboradores.

É aí que ela encontra outra barreira. Além de questões estruturais do país, como uma formação deficitária, sabemos que a produtividade dos colaboradores está diretamente relacionada ao seu bem-estar.

Gente feliz produz mais e melhor. No entanto, esses colaboradores também são atingidos pela crise. Em um estado de vulnerabilidade, os índices de produtividade tendem a cair.

Portanto, fazer com que os colaboradores superem esse estado emocional desfavorável é um dos desafios do RH em tempos de crise. Para isso, a empresa deve se tornar um refúgio onde eles encontram estabilidade, acolhimento e motivação, apesar de uma situação externa caótica.

É fundamental destacar que, quando se fala em clima organizacional, geralmente as pessoas pensam em indústrias e escritórios. Porém, o conceito se estende e precisa ser compreendido para negócios de todos os setores.

O clima organizacional positivo é essencial para indústrias, estabelecimentos comerciais, instituições filantrópicas, serviços da área da saúde e muitos outros, como as escolas. Portanto, esse conhecimento é essencial para o seu negócio, também. Confira!

Alternativas para melhorar o clima organizacional

O ideal é que a empresa tenha um departamento de Recursos Humanos apto a elaborar ações para melhora do clima organizacional. Porém, sabemos que a realidade do Brasil é diferente. A maioria das pessoas trabalha em negócios muito pequenos, que nem sempre têm um responsável por essa área.

Por isso, em muitos pequenos negócios o proprietário ou o gestor podem tomar essa iniciativa. Selecionamos algumas das ações que podem ajudá-los nesse momento.

1. Faça pesquisas de satisfação

Para melhorar, primeiro é necessário diagnosticar problemas. E isso não se faz com achismos, suposições ou deduções. É preciso perguntar.

Por isso, o primeiro passo para melhorar o clima organizacional é perguntando. Não de forma direta, pois muitos colaboradores podem se sentir constrangidos e, por medo de perderem o emprego, não contar como realmente enxergam a empresa.

O ideal é criar uma pesquisa. Um bom exemplo é o e-NPS, ou Employee Net Promotion Score. Em uma escala de 0 a 10 as pessoas dizem o quanto se sentem satisfeitas por trabalharem naquela empresa e se a indicariam para seus conhecidos.

Índices de 0 a 6 indicam que as pessoas estão insatisfeitas. 7 e 8 mostram que elas estão razoavelmente satisfeitas, mas provavelmente aceitariam outra oportunidade de trabalho. 9 e 10 são índices que revelam que o colaborador está plenamente satisfeito, ama a empresa e veste a camisa do negócio.

A partir dessa sondagem inicial, programe outras perguntas a respeito do salário, benefícios recebidos, manejo de conflitos, impacto positivo ou negativo da liderança, entre outras. Faça com que as respostas sejam anônimas, para que ninguém se sinta constrangido e você tenha uma ideia real do negócio.

2. Ofereça benefícios realmente relevantes

Em um momento em que as empresas apertam os cintos, pode ser necessário cortar benefícios. Porém, antes de realizar essa mudança, tente descobrir quais deles são mais valorizados pelos funcionários e tente mantê-los.

As empresas oferecem um leque muito variado de benefícios. Algumas dão auxílio bem-estar, por exemplo, que pode ser utilizado em academias, serviços de massoterapia e assim por diante.

Para alguns, esses benefícios podem ser menos importantes que um convênio médico, por exemplo. Afinal diante de crises é natural que as pessoas valorizem aquilo que proporciona a sensação de segurança.

Ouvi-los fará com que se sintam valorizados e evitará que os recursos sejam desperdiçados em algo que não tem uma grande percepção de valor.

3. Garanta um clima de respeito mútuo

O ambiente de trabalho precisa ser pautado pelo profissionalismo e pelo respeito. Porém, nem sempre as pessoas têm essa consciência e geram conflitos.

A liderança não pode se omitir diante desses conflitos. Por uma questão de justiça, é preciso ouvir todas as partes antes de tomar uma decisão.

Depois disso, é necessário agir para não deixar que a situação se torne insustentável e prejudique definitivamente o relacionamento da equipe.

Sair de casa para ir um ambiente onde o desrespeito é tolerado destrói a saúde mental dos colaboradores. Eles se sentirão infelizes, a produtividade será reduzida e esses sentimentos serão somatizados, produzindo doenças e absenteísmo.

4. Crie um canal de escuta

Quando seus funcionários estão insatisfeitos, a quem eles podem recorrer com segurança? A ninguém? Se essa é a realidade do seu negócio, para melhorar a cultura organizacional é preciso resolver esse problema.

Muitas empresas criam canais de escuta, onde o colaborador pode deixar reclamações ou fazer sugestões. Esse canal pode ser virtual, como um formulário que fica disponível no site, ou pessoal. De qualquer forma, é importante garantir essa possibilidade e analisar as observações com cuidado.

5. Valorize o empenho

Identificou um funcionário que realmente veste a camisa da empresa? Reconheça esse esforço. Crie uma estratégia para  materializar o comprometimento, o esforço e o resultado obtido por quem está sempre buscando formas de melhorar a própria performance.

As opções são muitas: uma parte do dinheiro que a empresa lucrou com aquela iniciativa, a menção honrosa em uma placa ou diante do grupo, um dia livre, day spa ou até mesmo uma viagem. Isso motivará não só esse colaborador, mas inspirará outros também.

Agora você já conhece algumas das ações que vão ajudá-lo a melhorar o clima organizacional, mesmo em tempos de crise. Se sua empresa utiliza alguma estratégia que não está aqui, conte pra nós nos comentários!

 

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