ARTES VISUAIS – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
O objetivo do curso de Artes Visuais, licenciatura, ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores em Artes Visuais, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » ARTES VISUAIS – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em Artes Visuais, licenciatura, modalidade semipresencial:
• Contribuir para o desenvolvimento do pensamento estético e visual do educando;
• Fornecer pressupostos básicos, intelectuais e tecnológicos, para a compreensão, fomento e manejo das Artes Visuais, a partir do conhecimento dos fundamentos do ensino das Artes Visuais;
• Refletir sobre as Artes Visuais na sociedade contemporânea;
• Atuar para a compreensão da dimensão cultural, social, política e econômica da educação e do papel social da escola;
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que as artes visuais estão inseridas;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Artes Visuais a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico das Artes Visuais para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de Artes para tratar de temas do seu campo da investigação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA DA ARTE I | 20 | 10 | 30 | 60 |
DESENHO | 20 | 10 | 30 | 60 |
ESTÉTICA | 20 | 10 | 30 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 30 | 250 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA DA ARTE II | 20 | 30 | 10 | 60 |
CULTURA VISUAL | 20 | 30 | 10 | 60 |
PINTURA I | 20 | 30 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 170 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA DA ARTE III | 20 | 10 | 30 | 60 |
LINGUAGEM VISUAL | 20 | 10 | 30 | 60 |
PINTURA II | 20 | 10 | 30 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 30 | 230 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
FOTOGRAFIA E VIDEO DIGITAL | 20 | 10 | 30 | 60 |
CERÂMICA | 20 | 10 | 30 | 60 |
HISTÓRIA DA ARTE IV | 10 | 10 | 40 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 150 | 30 | 220 | 400 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
GEOMETRIA DA IMAGEM APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 40 | 10 | 10 | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES VISUAIS | 40 | 10 | 10 | 60 |
TECNOLOGIA DIGITAIS PARA O ENSINO E PRODUÇÃO DE ARTES VISUAIS | 10 | 10 | 40 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 190 | 30 | 180 | 400 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
ESCULTURA | 20 | 40 | 60 | |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 40 | 180 | 380 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
FORMA TRIDIMENSIONAL | 20 | 30 | 10 | 60 |
TAPEÇARIA E TECELAGEM | 20 | 30 | 10 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 110 | 170 | 420 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
FUNDAMENTOS DA PERCEPÇÃO, CRIAÇÃO E REFLEXÃO DO FENÔMENO VISUAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
SERIGRAFIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
GRAFITE E MURALISMO | 20 | 10 | 10 | 40 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 200 | 90 | 110 | 400 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
CRIATIVIDADE APLICADA ÀS ARTES VISUAIS E AO ENSINO | 60 | 60 | ||
MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 60 | 60 | ||
FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO | 60 | 60 | ||
TECNOLOGIA EDUCATIVA | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL (P) | 1240 | 37.57 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA (SM) | 450 | 13.63 | ||
CH ASSÍNCRONA (A) | 1510 | 45.76 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
Perfil Do Egresso
O curso tem o foco na formação de professores de Artes Visuais para a Educação Básica, especificamente para atuação no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio. Possibilita uma formação crítica e participativa, na qual são articulados saberes teóricos e práticos específicos e interdisciplinares, que conduzem ao domínio dos conhecimentos pedagógicos necessários à prática docente e dos conhecimentos relativos à produção artística.
Aliada à formação de habilidades artísticas específicas, promove-se também uma formação crítica e participativa que habilita o egresso a atuar tanto na escola básica como no circuito da produção artística, assim como em áreas correlacionadas em que se requer potencial criativo aliado a conhecimento do conjunto das áreas de artes visuais.
Logo, com a formação oferecida, almeja-se que o egresso esteja apto a:
• Trabalhar na educação formal básica, criando projetos de ensino tanto específicos do campo da Arte como projetos interdisciplinares;
• Promover a produção e a criação artísticas, atuando em diferentes espaços culturais e educativos;
• Participar de manifestações artísticas que estimulam e propiciam o desenvolvimento, a divulgação, a apreciação e a preservação do meio ambiente e do patrimônio material e imaterial da humanidade;
• Dar continuidade a sua formação e aprofundamento dos saberes necessários à atuação profissional, conforme as transformações da área de Arte no contexto local, nacional e internacional;
• Ter maior identidade com a profissão docente considerando para isso os enfrentamentos da realidade educacional brasileira;
• Ter domínio conceitual dos conhecimentos relativos às artes e pedagógicos inerentes a sua prática profissional;
• Estar apto a construir suas próprias práticas com conhecimento a partir da sua prática profissional ressignificando-a;
• Ter olhar crítico reflexivo acerca da construção do pensamento e do conhecimento das artes.
Nesse contexto, o professor formado no curso de Artes Visuais, licenciatura, modalidade semipresencial, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, tem perfil para atuar na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades, e em outros ambientes não-escolares, tendo uma sólida formação com relação ao conteúdo dessa área do conhecimento. É profissional que compreende o seu papel na sociedade e capaz de exercê-lo de forma consciente, levando em consideração as ações dos educandos, utilizando diversas tendências e tecnologias para aproximar o educando do conhecimento acadêmico e social.
Documentação
Reconhecimento
Investimento
Preço
Outros Cursos
Desconto

Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!