EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL

No campo da Educação Física atualmente são crescentes as reivindicações por uma atuação de profissionais capacitados a buscar alternativas criativas que permitam superar as dificuldades vividas na difusão das formas sistematizadas de atividade física. Essas demandas incluem a necessidade de formação de profissionais críticos, participativos e autônomos, com competência política, filosófica, técnica, ética, pedagógica, científica e lúdica, agentes multiplicadores de ações que possam intervir no enfrentamento dos problemas sociais e na otimização de possibilidades para ampliar, diversificar e democratizar o campo da Educação Física.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Educação Física, licenciatura semipresencial, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores para Educação Física, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Educação Física.

Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.

O Curso de Graduação em Educação Física foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.

Este profissional detém familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do curso de graduação em Educação Física, licenciatura:
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Educação Física a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Educação Física, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico da Educação Física para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de Educação Física para tratar de temas de investigação a ela afetos, como o desenvolvimento de hábitos saudáveis de prática de atividade física por crianças e adolescentes, o estímulo ao envolvimento de crianças e adolescentes em práticas desportivas em equipe em crianças.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL)
1º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20 20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40 40
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO 40 40
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60
BIOLOGIA E BIOQUÍMICA 10 10 20 40
EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E DESENVOLVIMENTO HUMANO 20 10 10 40
ANATOMIA HUMANA I 20 10 30 60
FISIOLOGIA GERAL 10 10 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 20 20
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 120 40 240 400
2º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 40
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40 40
DIDÁTICA 60 60
ANATOMIA HUMANA II 20 30 10 60
BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA 20 30 10 60
NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA 20 30 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 90 170 400
3º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO 40 40
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR 60 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40 40
GESTÃO ESCOLAR 40 40
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO 20 10 10 40
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR 20 10 10 40
FISIOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR 20 10 30 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 40 40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 30 230 400
4º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 40 40
POLÍTICAS AMBIENTAIS 40 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 40 40
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 20 10 10 40
ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇAS 20 10 10 40
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUTSAL E FUTEBOL 20 10 30 60
PRÁTICAS ESPORTIVAS E TREINAMENTO FÍSICO 10 10 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 170 40 190 400
5º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 40 40
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 40 40
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 40 40
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GINÁSTICA 20 10 10 40
ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOLEIBOL 20 10 10 40
ENSINO E APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL 20 10 10 40
ATLETISMO 10 10 40 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 170 40 190 400
6º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40 40
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER 40 40
TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS 40 10 10 60
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO 40 10 10 60
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LUTAS E ARTES MARCIAIS 20 30 10 60
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO 10 10 20 40
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 210 60 130 400
7º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO 40 40
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40 40
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HANDEBOL 20 30 10 60
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO 20 10 10 40
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII 40 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 140 90 170 400
8º SEMESTRE
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCAIS E BIOLOGIA 20 10 10 40
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS 40 10 10 60
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ATIVIDADES AQUÁTICAS 40 10 10 60
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II 60 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 50 10 60
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII 60 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII 60 60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE 220 80 100 400
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
P SM A TOTAL
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM AMBIENTES NÃO URBANOS 60 60
LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO 60 60
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E ENVELHECIMENTO 60 60
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 60 60
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS 2460
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO 340
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100
CARGA HORÁRIA 3300
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias.
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
FORMATOS CARGA HORÁRIA PERCENTUAL
CH PRESENCIAL 1310 39.70
CH SÍNCRONA MEDIADA 470 14.24
CH ASSÍNCRONA 1420 43.03
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 100 3.03
CARGA HORÁRIA TOTAL 3300 100

Funcionamento

Perfil Do Egresso

No campo da Educação Física atualmente são crescentes as reivindicações por uma atuação de profissionais capacitados a buscar alternativas criativas que permitam superar as dificuldades vividas na difusão das formas sistematizadas de atividade física. Essas demandas incluem a necessidade de formação de profissionais críticos, participativos e autônomos, com competência política, filosófica, técnica, ética, pedagógica, científica e lúdica, agentes multiplicadores de ações que possam intervir no enfrentamento dos problemas sociais e na otimização de possibilidades para ampliar, diversificar e democratizar o campo da Educação Física.

É preciso também ter presente que a formação do profissional de Educação Física volta-se, inevitavelmente, às exigências do mundo moderno sem fronteiras. Nesse mundo a valorização profissional está diretamente relacionada à velocidade com que se aperfeiçoam e propagam as informações. Logo, especial atenção deve ser dada à compreensão do processo de construção e difusão de conhecimentos inseridos em seu contexto social e cultural, bem como da capacidade de estabelecer diálogo entre a sua e as demais áreas de conhecimento/ação profissional.

Tendo presente estas exigências, o CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI oferece ao seu corpo discente o curso de graduação em Educação Física que assegura a integralidade de sua formação para atuar como professor da Educação Física. Com a formação oferecida o profissional está capacitado a analisar o contexto e atua de forma eficiente, qualificada e com a adoção de práticas humanizadas esperadas e desejadas em nossa sociedade.

Para desenvolver no egresso o perfil para atuação conforme descrito, o CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI oferece o curso de graduação em Educação Física com conteúdos e atividades que conduzem à formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética de seu trabalho como docente.

Em síntese, a licenciatura em Educação Física ministrada pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI conduz à formação de profissionais que analisam criticamente a realidade social da educação para nela intervir com ações relacionadas às diferentes manifestações e expressões do movimento humano. O egresso do curso está apto a atuar de forma competente, está socialmente engajado, atua promovendo o enriquecimento cultural da comunidade estudantil e da sociedade na qual está inserido, de forma que também promove a conscientização do indivíduo para a necessidade de adoção de estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Outros Cursos

Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Valor a Consultar
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90

Fale Conosco

Desconto
41,39%
Mensalidade
de R$ 289,90
por R$ 169,90
Rolar para cima

Pesquisar

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!

Ir para o conteúdo