EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
No campo da Educação Física atualmente são crescentes as reivindicações por uma atuação de profissionais capacitados a buscar alternativas criativas que permitam superar as dificuldades vividas na difusão das formas sistematizadas de atividade física. Essas demandas incluem a necessidade de formação de profissionais críticos, participativos e autônomos, com competência política, filosófica, técnica, ética, pedagógica, científica e lúdica, agentes multiplicadores de ações que possam intervir no enfrentamento dos problemas sociais e na otimização de possibilidades para ampliar, diversificar e democratizar o campo da Educação Física.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Educação Física, licenciatura semipresencial, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores para Educação Física, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Educação Física.
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
O Curso de Graduação em Educação Física foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional detém familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do curso de graduação em Educação Física, licenciatura:
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em Educação Física a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Educação Física, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico da Educação Física para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de Educação Física para tratar de temas de investigação a ela afetos, como o desenvolvimento de hábitos saudáveis de prática de atividade física por crianças e adolescentes, o estímulo ao envolvimento de crianças e adolescentes em práticas desportivas em equipe em crianças.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
BIOLOGIA E BIOQUÍMICA | 10 | 10 | 20 | 40 |
EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E DESENVOLVIMENTO HUMANO | 20 | 10 | 10 | 40 |
ANATOMIA HUMANA I | 20 | 10 | 30 | 60 |
FISIOLOGIA GERAL | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 40 | 240 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
ANATOMIA HUMANA II | 20 | 30 | 10 | 60 |
BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA | 20 | 30 | 10 | 60 |
NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA | 20 | 30 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 170 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR | 20 | 10 | 10 | 40 |
FISIOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 20 | 10 | 30 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 30 | 230 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | 20 | 10 | 10 | 40 |
ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇAS | 20 | 10 | 10 | 40 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUTSAL E FUTEBOL | 20 | 10 | 30 | 60 |
PRÁTICAS ESPORTIVAS E TREINAMENTO FÍSICO | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 170 | 40 | 190 | 400 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GINÁSTICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOLEIBOL | 20 | 10 | 10 | 40 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL | 20 | 10 | 10 | 40 |
ATLETISMO | 10 | 10 | 40 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 170 | 40 | 190 | 400 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS | 40 | 10 | 10 | 60 |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO | 40 | 10 | 10 | 60 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LUTAS E ARTES MARCIAIS | 20 | 30 | 10 | 60 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 210 | 60 | 130 | 400 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HANDEBOL | 20 | 30 | 10 | 60 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 170 | 400 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCAIS E BIOLOGIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS | 40 | 10 | 10 | 60 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ATIVIDADES AQUÁTICAS | 40 | 10 | 10 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 80 | 100 | 400 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM AMBIENTES NÃO URBANOS | 60 | 60 | ||
LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO | 60 | 60 | ||
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E ENVELHECIMENTO | 60 | 60 | ||
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1310 | 39.70 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 470 | 14.24 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1420 | 43.03 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
Perfil Do Egresso
No campo da Educação Física atualmente são crescentes as reivindicações por uma atuação de profissionais capacitados a buscar alternativas criativas que permitam superar as dificuldades vividas na difusão das formas sistematizadas de atividade física. Essas demandas incluem a necessidade de formação de profissionais críticos, participativos e autônomos, com competência política, filosófica, técnica, ética, pedagógica, científica e lúdica, agentes multiplicadores de ações que possam intervir no enfrentamento dos problemas sociais e na otimização de possibilidades para ampliar, diversificar e democratizar o campo da Educação Física.
É preciso também ter presente que a formação do profissional de Educação Física volta-se, inevitavelmente, às exigências do mundo moderno sem fronteiras. Nesse mundo a valorização profissional está diretamente relacionada à velocidade com que se aperfeiçoam e propagam as informações. Logo, especial atenção deve ser dada à compreensão do processo de construção e difusão de conhecimentos inseridos em seu contexto social e cultural, bem como da capacidade de estabelecer diálogo entre a sua e as demais áreas de conhecimento/ação profissional.
Tendo presente estas exigências, o CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI oferece ao seu corpo discente o curso de graduação em Educação Física que assegura a integralidade de sua formação para atuar como professor da Educação Física. Com a formação oferecida o profissional está capacitado a analisar o contexto e atua de forma eficiente, qualificada e com a adoção de práticas humanizadas esperadas e desejadas em nossa sociedade.
Para desenvolver no egresso o perfil para atuação conforme descrito, o CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI oferece o curso de graduação em Educação Física com conteúdos e atividades que conduzem à formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética de seu trabalho como docente.
Em síntese, a licenciatura em Educação Física ministrada pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI conduz à formação de profissionais que analisam criticamente a realidade social da educação para nela intervir com ações relacionadas às diferentes manifestações e expressões do movimento humano. O egresso do curso está apto a atuar de forma competente, está socialmente engajado, atua promovendo o enriquecimento cultural da comunidade estudantil e da sociedade na qual está inserido, de forma que também promove a conscientização do indivíduo para a necessidade de adoção de estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Investimento
Preço
Outros Cursos
Desconto

Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!