HISTÓRIA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
O Curso de Licenciatura em História tem como objetivo geral proporcionar ao licenciado, reconhecer e utilizar os conhecimentos metodológicos e científicos desenvolvidos pela História ao longo do tempo, buscando entender o desenvolvimento do processo histórico como também estimular a busca, a amplificação, o aprimoramento e a divulgação desse conhecimento. Reconhecer e utilizar os saberes e habilidades didático-pedagógicos para o ensino da disciplina História, conhecimentos e habilidades necessárias para sua atuação como professor de História em diferentes instituições e espaços educativos. Pensar à docência em História como uma forma de produção de conhecimento.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » HISTÓRIA – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em História, licenciatura:
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em História, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Formar professores de História com sólidos conhecimentos nas principais áreas dos estudos históricos e dos clássicos da História e da Historiografia;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em História a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de História, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico da historiografia para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de História para tratar de temas do campo da investigação histórica utilizando e reconhecendo os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo
• Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
• Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
• Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
• Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
• Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
• Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e historiográficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA DO BRASIL I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 60 | 220 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA DO BRASIL II | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA ANTIGA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 60 | 200 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
HISTÓRIA DO BRASIL III | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA MEDIEVAL I | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA ANTIGA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 70 | 170 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS II | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 50 | 170 | 380 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA MEDIEVAL II | 40 | 10 | 10 | 60 |
HISTÓRIA DO BRASIL IV | 40 | 10 | 10 | 60 |
HISTÓRIA DA AMÉRICA III | 10 | 10 | 40 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 190 | 30 | 180 | 400 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E MUSEOLOGIA | 20 | 20 | 40 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA MODERNA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 10 | 10 | 20 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 130 | 50 | 220 | 400 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA MODERNA II | 20 | 10 | 10 | 40 |
HISTÓRIA DA ÁFRICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 80 | 180 | 400 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 20 | 10 | 10 | 40 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | 10 | 20 | 10 | 40 |
HISTÓRIA E DOCUMENTO | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 190 | 110 | 120 | 420 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ENSINO DA HISTÓRIA E TEORIA DA HISTÓRIA | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA | 60 | 60 | ||
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CIDADE | 60 | 60 | ||
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1230 | 37.27 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 510 | 15.45 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1460 | 44.24 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
Titulação Acadêmica
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. André, Dela Vale, formado em História (Unimep-2003), com Mestrado em Educação (Unimep-2006), tendo como temática a investigação da História da Literatura Infantil no Brasil e Doutorado em Educação (Unimep-2016), investigando a Relação entre a História-Arte-Educação, tendo como foco a experiência Barroca europeia e a experiência barroca no Brasil.
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Investimento
Preço
Outros Cursos
Desconto

Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!