LETRAS – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
O objetivo do curso de Letras, licenciatura semipresencial, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da educação básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura.
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
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Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em Letras, licenciatura semipresencial, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa:
• Formar profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Formar professores de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa com sólidos conhecimentos nas principais áreas dos estudos filosóficos e dos clássicos da literatura;
• Formar professores com saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Formar profissional que busque o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, iniciação científica e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Desenvolver no licenciando a capacidade de compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Capacitar o licenciado para atuar como multiplicador na tarefa de formar leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros linguísticos;
• Estimular o espírito crítico e reflexivo do licenciado para tratar de temas do campo da investigação dos estudos científicos de sua área de atuação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
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Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 20 | 20 | 20 | 60 |
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 20 | 20 | 60 |
FUNDAMENTOS ETIMOLÓGICOS | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 120 | 60 | 220 | 400 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA I | 20 | 30 | 10 | 60 |
MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 30 | 10 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 80 | 180 | 400 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA BRASILEIRA I | 20 | 10 | 30 | 60 |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II | 20 | 30 | 10 | 60 |
LINGUÍSTICA | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 70 | 170 | 400 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA BRASILEIRA II | 20 | 10 | 30 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 180 | 30 | 170 | 380 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | 10 | 10 | 60 |
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | 10 | 10 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 30 | 150 | 400 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 20 | 20 | 40 | |
GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS | 40 | 40 | ||
LITERATURA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 50 | 210 | 400 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
LITERATURA BRASILEIRA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA IV | 20 | 20 | 20 | 60 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 190 | 420 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA INFANTO JUVENIL | 20 | 10 | 10 | 40 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA PORTUGUESA II | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 200 | 90 | 110 | 400 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANÁLISE, ELABORAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO | 60 | 60 | ||
LITERATURA, CINEMA E CULTURA BRASILEIRA | 60 | 60 | ||
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 60 | ||
OFICINA DE LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1300 | 39.39 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 500 | 15.15 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1400 | 42.42 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 |
Funcionamento
O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura semipresencial, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, será capaz de exercer a docência em Língua Portuguesa e Literaturas no âmbito da educação básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
Na dimensão social, o egresso poderá promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos, e envolver-se na comunidade escolar por meio de ações colaborativas.
Na dimensão pedagógica, o egresso reconhecerá e considerará a complexidade do fenômeno educativo, transformando seusconhecimentos acadêmicos específicos em conhecimentos didáticos e pedagógicos eescolares, úteis para a vida dos discentes, o que incluirá o uso de recursos técnicos, materiaisdidáticos e metodológicos variados para enfrentar os desafios e as dificuldades da atividade docente.
Na dimensão pessoal e profissional, o egresso saberá gerenciar seu desenvolvimento profissional, exercitando a crítica na promoção integral da cidadania e do respeito à pessoa. Possuirá a capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos, assimilaros novos conhecimentos linguísticos e literários e/ou educacionais e refletir sobre ocomportamento ético que a sociedade espera de sua atuação. Acompanhará as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade e desenvolverá recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática.
O egresso será um profissional interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
Por fim, cabe ressaltar que conforme estabelece o Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 18/2002 que institui as DCNs para os cursos de Letras, o licenciado em Letras do UNIFAVENI terá domínio do uso da Língua Portuguesa, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Além disso, deverá ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
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