LETRAS – PORTUGUÊS/ESPANHOL – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Oo objetivo do curso de Letras, licenciatura semipresencial, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Literaturas, ministrado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da educação básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura.
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
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Objetivos do Curso
São objetivos específicos do curso de graduação em Letras, licenciatura semipresencial, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Literaturas:
• Formar profissionais aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Formar professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola com sólidos conhecimentos nas principais áreas dos estudos filosóficos e dos clássicos da literatura;
• Formar professores com saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Formar profissional que busque o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Desenvolver no licenciando a capacidade de compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Capacitar o licenciado para atuar como multiplicador na tarefa de formar leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros linguísticos;
• Estimular o espírito crítico e reflexivo do licenciado para tratar de temas do campo da investigação dos estudos científicos de sua área, como os estudos urbanos e agrários, econômicos, territoriais, socioambientais, demográficos e culturais.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
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Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS, HABILTIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA E LITERATURAS (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA | 20 | 40 | 60 | |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 20 | 20 | 20 | 60 |
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 180 | 80 | 260 | 520 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
FUNDAMENTOS ETIMOLÓGICOS | 20 | 10 | 10 | 40 |
MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 30 | 10 | 60 |
LINGUÍSTICA I | 20 | 30 | 10 | 60 |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA | 20 | 30 | 10 | 60 |
LÍNGUA ESPANHOLA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 200 | 120 | 200 | 520 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 50 | 80 |
SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA BRASILEIRA I | 20 | 10 | 30 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 40 | 280 | 540 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LÍNGUA ESPANHOLA II | 20 | 10 | 30 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 10 | 10 | 60 |
LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA I | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 120 | 120 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 40 | 180 | 520 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LÍNGUA ESPANHOLA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
LINGUÍSTICA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
LITERATURA BRASILEIRA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 120 | 120 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 260 | 70 | 190 | 520 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
LITERATURA BRASILEIRA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA ESPANHOLA IV | 20 | 20 | 20 | 60 |
GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS | 20 | 40 | 60 | |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 240 | 90 | 190 | 520 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA II | 20 | 30 | 10 | 60 |
LITERATURA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA ESPANHOLA V | 20 | 10 | 10 | 40 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO | 20 | 10 | 10 | 40 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 120 | 200 | 540 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA IV | 40 | 10 | 10 | 60 |
LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
ENSINO DE LITERATURA | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 100 | 120 | 520 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II | 60 | 60 | ||
LITERATURA, CINEMA E CULTURA BRASILEIRA | 60 | 60 | ||
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 60 | ||
OFICINA DE LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 3040 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 440 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 720 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 4300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1920 | 44.65 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 660 | 15.35 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1620 | 37.67 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 2.33 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4300 | 100,00 |
Funcionamento
A estrutura curricular do curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.
A flexibilidade curricular é uma estratégia necessária para tornar o aprendizado mais significativo frente à diversidade e aos requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento regional e nacional. Assim, foi incorporada no curso por meio da(s): previsão de componente curricular eletivo, de livre escolha pelos discentes; previsão de Atividades Complementares, que são desenvolvidas na área de interesse do discente; metodologia proposta, que aproveita todas as possibilidades e cenários de aprendizado possíveis; estratégias de acessibilidade metodológica; gestão da matriz curricular (o órgão colegiado do curso e o NDE são os fóruns privilegiados de concepção e implantação da flexibilização); atividades de práticas pedagógicas; atividades de iniciação científica e extensão (os conteúdos dos componentes curriculares não são a essência do curso, mas sim referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos discentes um sólido e crítico processo de formação, voltado ao contexto educacional, socioeconômico, ambiental e do mundo do trabalho).
Estrutura Curricular
Os conteúdos curriculares possibilitam o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, a adequação das cargas horárias (em horas/relógio), a adequação da bibliografia, a acessibilidade metodológica, a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador. Vale dizer que, os conteúdos curriculares apresentados deste PPC atendem ao Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 18/2002 que institui as DCNs para os cursos de Letras.
Conteúdos Curriculares
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Investimento
Preço
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