LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS – SEMIPRESENCIAL
O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em
Língua Portuguesa e Língua Inglesa, será capaz de exercer a docência em Língua
Portuguesa e Lingua Inglesa no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e
seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos
metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e
resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante
da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a
construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente,
promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua
profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade
social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como
um todo,lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à
diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural
como princípios de equidade.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura SemiPresencial » LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS – SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estruturacurricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticasemergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso. Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Letras, licenciatura EAD,habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ministrado pela FACULDADE DOMALBERTO é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e LínguaInglesa, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades daeducação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercíciode prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nosdiferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção deconhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadaspara os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura. SAIBA MAIS
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS, HABILTIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA E LITERATURAS (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
1º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA | 20 | 40 | 60 | |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 20 | 20 | 20 | 60 |
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 180 | 80 | 260 | 520 |
2º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
FUNDAMENTOS ETIMOLÓGICOS | 20 | 10 | 10 | 40 |
MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 30 | 10 | 60 |
LINGUÍSTICA I | 20 | 30 | 10 | 60 |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA | 20 | 30 | 10 | 60 |
LÍNGUA INGLESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 200 | 120 | 200 | 520 |
3º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 50 | 80 |
SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA BRASILEIRA I | 20 | 10 | 30 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 40 | 280 | 540 |
4º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LÍNGUA INGLESA II | 20 | 10 | 30 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 10 | 10 | 60 |
LITERATURA DE LÍNGUA IINGLESA I | 40 | 10 | 10 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 120 | 120 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 40 | 180 | 520 |
5º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 10 | 20 | 10 | 40 |
LÍNGUA INGLESA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
LINGUÍSTICA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
LITERATURA BRASILEIRA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 120 | 120 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 250 | 80 | 190 | 520 |
6º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
LITERATURA BRASILEIRA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA INGLESA IV | 20 | 20 | 20 | 60 |
GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS | 20 | 40 | 60 | |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 20 | 20 | 20 | 60 |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 240 | 90 | 190 | 520 |
7º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA II | 20 | 30 | 10 | 60 |
LITERATURA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
LÍNGUA INGLESA V | 20 | 10 | 10 | 40 |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO | 20 | 10 | 10 | 40 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 120 | 200 | 540 |
8º SEMESTRE | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA | 20 | 10 | 10 | 40 |
LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA IV | 40 | 10 | 10 | 60 |
LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
ENSINO DE LITERATURA | 20 | 10 | 10 | 40 |
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 100 | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 100 | 120 | 520 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
P | SM | A | TOTAL | |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II | 60 | 60 | ||
LITERATURA, CINEMA E CULTURA BRASILEIRA | 60 | 60 | ||
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 60 | ||
OFICINA DE LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 60 | 60 | ||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 3040 | |||
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 440 | |||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 720 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
CARGA HORÁRIA | 4300 | |||
(*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da FACULDADE DOM ALBERTO, que são prioritárias. | ||||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
CH PRESENCIAL | 1910 | 44.42 | ||
CH SÍNCRONA MEDIADA | 670 | 15.58 | ||
CH ASSÍNCRONA | 1620 | 37.67 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 2.33 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4300 | 100,00 |
Funcionamento
Documentação
1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
1 Cópia do CPF.
1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
1 Cópia do Comprovante de Residência.
1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Reconhecimento do MEC?
Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade Dom Alberto, são devidamente amparados legalmente através das portarias ministeriais:
Portaria MEC Nº 247 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018.
Portaria MEC Nº 248 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018
Portaria MEC Nº 3.201 de 31/10/2003 Publicada no D.O.U dia 05/11/2003.
Para consultar, clique aqui.
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto

- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!