É possível ser valorizado no mercado atuando como profissional de Educação?

Um fato é consenso na sociedade: ela não progride sem a atuação do professor e das instituições de ensino. Porém, esse reconhecimento moral infelizmente não se reflete na valorização do profissional de Educação, especialmente no que diz respeito à remuneração.

A dedicação desses profissionais à missão de educar é inquestionável, mas é possível entender perfeitamente que muitos deles buscam alternativas que ofereçam salários melhores. Afinal, todos queremos segurança física e financeira, conforto e qualidade de vida.

Mas será que é possível ser valorizado no mercado de trabalho atuando como profissional de Educação? Neste post, você vai descobrir que sim! Falaremos de algumas alternativas para aumentar sua remuneração e conquistar a estabilidade financeira. Acompanhe!

Profissional de Educação: opções rentáveis de carreira

 

1. Atuação em escolas de alto nível

Apesar de as leis exigirem que o professor tenha uma faculdade para seguir carreira no magistério, na maioria das vezes as escolas não oferecem um salário compatível com o de outros profissionais de nível superior.

Essa é, com certeza, uma situação injusta, visto que o trabalho de professor é extremamente exigente. É preciso ter domínio de conteúdo, manejo de classe, conhecimento e capacidade para aplicar metodologias eficazes, além de todo o trabalho de preparação e das atividades burocráticas fora da sala de aula.

No entanto, existem escolas que reconhecem esse esforço e, mais que isso, elas precisam contar com os melhores profissionais do mercado em seus quadros. São as escolas de alto nível ou instituições de ponta. Em São Paulo, por exemplo, existem instituições que pagam até 20 mil reais para o professor.

Como você pode imaginar, elas são exceções. Para fazer parte desse quadro, só há uma maneira: demonstrar excelência. Atualizar-se, fazer cursos e aperfeiçoar a prática pedagógica diariamente pode levá-lo a ser convidado a dar aulas em uma dessas instituições.

2. Concursos públicos

Em muitos municípios e estados brasileiros, a média salarial dos professores da rede pública é superior à dos profissionais de Educação que atuam na rede privada. Em vários casos, a renda mensal de um iniciante já equivale ao dobro dos rendimentos obtidos na escola particular.

Só esse fato é suficiente para mostrar que vale a pena se preparar para prestar concursos. Porém, essa não é a única vantagem. Muitas prefeituras aumentam a pontuação dos professores à medida que eles investem em capacitação e no aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Assim, se eles fazem cursos de especialização, sua pontuação aumenta. Consequentemente, eles recebem bonificações e gratificações que fazem sua renda aumentar. Agora imagine o seguinte: em algumas faculdades, você pode fazer cursos intensivos de pós-graduação, que são concluídos no período entre 3 a 6 meses. Em um ano, é possível conseguir pelo menos duas especializações.

3. Atendimento privado

O atendimento privado também tem sido bastante procurado pelas famílias. Isso acontece porque, nos últimos anos, houve uma divulgação mais ampla das dificuldades de aprendizagem. Muitos pais se tornaram conscientes de que seus filhos precisavam de apoio, e não de cobrança.

Por essa razão, a demanda nas clínicas aumentou. O educador especializado em Psicopedagogia atende crianças, adolescentes e até adultos que precisam de estímulos diversificados para assimilarem conteúdos. Além disso, esse progresso pode acontecer em um ritmo diferente daquele da sala de aula.

Trata-se de um trabalho altamente gratificante. Quem se dedica a ele consegue ver vidas transformadas. Embora a remuneração seja atrativa, a satisfação de ver crianças desenvolvendo funções cognitivas, construindo conhecimentos e recuperando a autoestima a partir dos resultados obtidos é ainda mais recompensadora.

4. Educação corporativa

As escolas não são o único tipo de empresa onde os profissionais de Educação podem trabalhar. A atuação do pedagogo na área corporativa é relativamente recente, mas que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.

Considerando o fato de que as empresas brasileiras apresentam um grande déficit de produtividade e que para melhorar isso elas precisam que seus colaboradores tenham mais conhecimento e passem por uma transformação cultural, esse profissional se tornou extremamente importante.

Dentro das companhias, o pedagogo empresarial dá suporte à estruturação dessas mudanças. Ele é responsável por planejar e desenvolver ações que favorecem a aquisição de conhecimento e a formação de um novo mindset junto com o setor de Recursos Humanos.

Portanto, além de auxiliar na elaboração de programas de capacitação, ele atua para mudar o comportamento das pessoas no dia a dia. Ele promove a formação de conceitos como espírito de equipe, criatividade, inovação, entre outros.

Como resultado, a empresa espera que os novos comportamentos levem ao aumento da qualidade no serviço prestado, gerando um impacto positivo nos índices de produtividade e lucratividade.

De forma resumida, podemos dizer que o profissional de educação corporativa ou da pedagogia empresarial trabalha para desenvolver pessoas. Ele promove a construção de conhecimentos e uma transformação comportamental que levem os colaboradores a alcançarem as metas da companhia.

5. Docência do Ensino Superior

Vamos concluir este post falando sobre uma alternativa muito interessante: a docência do Ensino Superior. Como já falamos em outro post, o acesso da população aos cursos de graduação aumentou na última década. Isso significa que as instituições precisam de professores universitários qualificados para atenderem a esse grupo.

E as vagas não são apenas para professores. Como a modalidade de Ensino Superior que mais cresceu nesses últimos anos foi a Educação a Distância (EAD), é necessário contar com outros profissionais que deem suporte aos alunos.

A tutoria, por exemplo, é essencial nesse processo de formação a distância. Os tutores ficam à disposição dos alunos para tirar dúvidas, esclarecer questões relacionadas a projetos e trabalhos, além de auxiliá-los quanto ao domínio da plataforma e suas funcionalidades.

Como você pode ver, existem várias alternativas para o profissional de Educação ter sucesso na carreira. Ele pode atuar em sala de aula ou fora dela, mas mobilizando seu conhecimento em favor da aprendizagem, do desenvolvimento de pessoas e da evolução da sociedade.

O que você achou dessas opções de carreira para o profissional de Educação? Conseguiu se identificar com alguma delas? Quer dar uma guinada na sua vida? Nós queremos ajudá-lo! Assine a nossa newsletter para receber muitas dicas e informações em seu e-mail. Inscreva-se agora mesmo!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar