Empreendedorismo: por que as empresas fecham no Brasil?

Os dados são estarrecedores! Segundo o SEBRAE, 24% dos novos negócios abertos fecham as portas antes de completarem dois anos de existência e, ao final de quatro anos, esse percentual chega a 50%. Por isso, antes de empreender, é necessário descobrir por que as empresas fecham e como evitar o fracasso.

Novos negócios são essenciais para o desenvolvimento econômico do país. Quem antes pedia emprego torna-se um empregador. Se a empresa for bem conduzida, a renda dessa pessoa aumenta. Isso possibilita não só uma qualidade de vida melhor, como o aquecimento da economia. 

Mas não é só a questão econômica que pesa. Para muitas pessoas, abrir o próprio negócio é a oportunidade de realizar um sonho. É compartilhar uma paixão com o público e fazer dela um meio de vida e de realização pessoal.

Diante de tudo isso, como empreender e não fracassar? É sobre isso que vamos falar nesse post, explorando os motivos por que as empresas fecham no Brasil e as alternativas para evitar esses erros. Confira!

Em primeiro lugar, quem é o empreendedor?

Talvez, nesse momento, você esteja pensando que esse conteúdo não é para você. Afinal, muitas pessoas não pensam em si mesmas como uma empresa ou negócio. 

Porém, essa é a realidade de muitos profissionais autônomos. As mesmas razões por que as empresas fecham pode fazê-los ter dificuldade para conquistar novos clientes, posicionar-se de maneira adequada para valorizar seus serviços ou mesmo manter a clientela atual.

Portanto, profissionais autônomos ou liberais também precisam pensar em si mesmos com um negócio. Eles devem adotar os princípios dos empreendimentos de sucesso para se destacarem no mercado e turbinar a própria carreira.

Por que as empresas fecham no Brasil?

Para responder essa pergunta, o SEBRAE fez um levantamento interessante. Alguns desses números nós até já citamos início deste post, mostrando o índice de fracasso dos novos empreendimentos. Eles mostram que, para fazer um negócio dar certo, não basta ter paixão, vontade e dedicação.

O levantamento do SEBRAE mostra que a pessoa que tem o sonho de abrir o próprio negócio precisa se preparar para esse desafio. Você verá, ao descobrir por que as empresas fecham no Brasil, que muitos erros poderiam ser evitados com a qualificação profissional do empreendedor.

Veja a seguir os motivos que causam o fracasso dos negócios no país!

1.  Falta de um plano estruturado de negócios

Empreender é mais ou menos como fazer uma viagem, mas com implicações muito mais sérias. Por isso, antes de iniciar um negócio, a pessoa precisa realizar uma pesquisa extensa, que identifique todas as exigências financeiras, materiais, de conhecimento e de recursos humanos necessários para que a empresa funcione.

Esse levantamento não é tão simples quanto as pessoas imaginam. Elas precisam avaliar o preço de um prédio próprio ou alugado, compra de equipamentos, despesas com folha de pagamento e outros custos recorrentes. 

Também não se pode esquecer que, para abrir muitos negócios, é necessário ter autorizações dos órgãos públicos. Além da burocracia, todos esses trâmites envolvem custos, que precisam ser bem calculados. 

Outro ponto importante é o fato de que a empresa leva algum tempo para começar a gerar retorno. Até lá, o empreendedor precisa ter uma reserva financeira para arcar com os compromissos e não se endividar. 

Como você pode imaginar, boa parte das pessoas não realiza esse levantamento, ou faz isso de forma muito superficial. Por não terem uma ideia precisa de todos os custos e exigências, se surpreendem com demandas e podem cair em dívidas.

2. Não identificar e não entender as necessidades do público-alvo

Essa é outra dificuldade de muitos novos empreendedores. Eles montam um negócio baseados em sua própria paixão ou preferências pessoais, sem levar em consideração o que os consumidores estão buscando.

O resultado dessa receita é o fracasso.  Sem atender às necessidades ou desejos do consumidor, as vendas não acontecem. O faturamento não cresce, e essa é mais uma situação que mostra por que as empresas fecham no Brasil. 

No entanto, mesmo quem atua em um segmento de boa aceitação não pode ficar preso à visão do presente. É necessário pensar que produtos e serviços com excelente adesão hoje podem se tornar obsoletos em pouco tempo, tornando o sucesso financeiro inviável. Até mesmo algumas profissões estão morrendo!

Por isso, o empreendedor não pode ficar parado. É importante ele buscar conhecimento e investir em formação continuada. Dessa forma, ele conseguirá identificar as tendências do mercado e moldar seu negócio para não só acompanhar essas mudanças, mas liderar esse processo, desbancando a concorrência. 

3. Não ter um projeto de marketing

A frase pode ser um clichê, mas continua verdadeira: quem não é visto, não é lembrado. Atualmente, é extremamente necessário ter um projeto de marketing para que o público-alvo conheça um negócio e entenda que é vantajoso negociar com aquela empresa.

Hoje em dia, o marketing se tornou muito mais acessível com os meios digitais. Porém, não basta copiar uma fórmula pronta ou a ação de uma outra empresa. Além de não atrair clientes, um projeto mal planejado pode exigir muito dinheiro e colocar a saúde financeira do negócio em risco.

É necessário entender as necessidades e comportamento dos consumidores para criar um bom plano de marketing. Sem esse cuidado, o resultado costuma ser perda de tempo e de dinheiro, que é outro motivo por que as empresas fecham no Brasil.

4. Dificuldades com a administração financeira

Finalmente, essa é uma das principais razões por que as empresas fecham no Brasil. Muitos empreendedores são apaixonados pelo próprio negócio e sabem tudo sobre moda, ou gastronomia, ou ainda Direito e Medicina.

No entanto, em sua rotina, eles precisam enfrentar uma série de questões práticas. As tarefas envolvem planejamento de compras, contratação de funcionários, administração do fluxo de caixa, rotinas burocráticas e pagamento de impostos. 

Sem um conhecimento nessa área, mesmo que básico, o empreendedor pode colocar a empresa em risco. Erros na precificação de produtos e serviços, no cálculo preciso das margens de lucro geram operações que levam o negócio à falência. 

Mesmo para o empreendedor que consegue terceirizar esses serviços, é importante ter esse conhecimento. Ele terá condições de avaliar se essa administração de recursos tem sido feita da maneira correta e também terá uma base para planejar o futuro do negócio de forma realista.

Por isso, para quem abre um negócio, é fundamental investir em formações complementares que auxiliam na administração da empresa.

Atualmente, há cursos de pós-graduação em gestão que podem ser feitos a distância e em um curto período de tempo, preparando o empreendedor para enfrentar esses desafios e encontrar as melhores soluções para alcançar o sucesso.

E você, já tem ou planeja abrir seu próprio negócio? É um profissional autônomo ou liberal? Então, não perca tempo! Agora que você já sabe por que as empresas fecham no Brasil, conheça as especializações em gestão da Faculdade Dom Alberto e prepare-se para esse desafio! 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar