Empregabilidade: você sabe como melhorar seu índice?

Quando vemos o número de desempregados no Brasil, automaticamente pensamos que as empresas não estão contratando. Embora essa pareça ser uma conclusão lógica, a boa notícia é que ela está totalmente equivocada! Na verdade, existem muitas vagas disponíveis e que as companhias têm dificuldade de preencher. Para conquistá-las, é fundamental melhorar o próprio índice de empregabilidade.

Você sabe que índice é esse e qual é sua importância? Então, não perca este post! Vamos explicar o conceito e mostrar o que um profissional precisa fazer para se tornar o candidato que as empresas procuram. Confira a seguir!

O que é índice de empregabilidade? É uma taxa que mostra o quanto um determinado candidato é atrativo para a empresa que busca um profissional para preencher uma vaga específica. Para chegar a esse número, ela leva em consideração fatores como:

✅ formação acadêmica e tempo decorrido desde que o profissional concluiu a graduação;
✅ tempo e experiência na área de atuação;
✅ perfil comportamental compatível com a vaga;
✅ rede de relacionamentos profissionais (networking).

Esses são apenas alguns exemplos. Pode haver um número maior ou menor de fatores, de acordo com o cargo que a empresa deseja preencher. Podem entrar nessa lista exigências como especializações, um requisito que está se tornando cada vez mais pedido pelo mercado de trabalho. Outras organizações consideram artigos publicados, títulos adicionais, participação em eventos etc.

É possível dizer que o índice de empregabilidade mostra como o candidato se encontra em relação às demandas do mercado (requisitos que as empresas buscam) e as habilidades de profissionais que concorrem pela mesma vaga. Portanto, o ideal é que ele tenha a qualificação que a organização precisa e também tenha um diferencial competitivo em relação aos outros.

 

Como é definido o índice de empregabilidade?

Em primeiro lugar, as empresas analisam esses dados dos profissionais que já atuam no mercado de trabalho ou dentro da própria organização. Assim, elas chegam a uma média baseada no histórico de um número significativo de pessoas que trabalham no mesmo ramo.

 

A partir daí, elas usam esse índice para analisar comparativamente outros profissionais que se candidatam à mesma vaga. Elas também podem usá-lo para definir qual de seus funcionários está mais preparado para uma promoção ou até qual é a melhor opção de desligamento, caso esteja programando uma redução no quadro de colaboradores.

Qual é a importância do índice de empregabilidade?

Por isso, o índice de empregabilidade é de extrema importância e todo profissional que planeja alcançar o sucesso deve buscar melhorá-lo continuamente. Ele mostra se aquela pessoa está preparada para desempenhar as tarefas de um determinado cargo, seja ele obtido por contratação ou por promoção.

Porém, se o seu índice de empregabilidade ainda não está ótimo, não desanime! Essa é uma das principais funções desse indicador: mostrar ao candidato quais são suas chances reais. Dessa forma, ele pode planejar ações para melhorá-lo gradualmente e se tornar um profissional atrativo ou até disputado pelo mercado.

Quer saber como chegar nesse nível? Veja a seguir!

1. Identifique as expectativas do mercado
O primeiro passo para melhorar seu índice de empregabilidade é saber quais são as expectativas do mercado em geral e principalmente as exigências das empresas para as quais você pretende trabalhar. Defina os cargos que pretende disputar, pesquise a trajetória de profissionais que os ocupam e descubra qual é a formação valorizada, competências necessárias para exercício da função e perfil desejado.

2. Direcione seu plano de desenvolvimento individual
Aproveite essas informações para direcionar seu plano de desenvolvimento individual (PDI). Coloque nele iniciativas que vão ajudá-lo a alcançar esses objetivos, como cursos de idiomas, especializações, experiências profissionais, e assim por diante.

3. Desenvolva competências relevantes para as empresas
Porém, não basta adquirir conhecimento. É importante ser capaz de aplicá-lo para solucionar os problemas que as organizações enfrentam no dia a dia. Por isso, crie estratégias para desenvolver competências importantes, que façam com que a empresa olhe para você como um profissional diferenciado, apto a executar tarefas que outros colaboradores não conseguem realizar e apresentar resultados positivos.

4. Equilibre seu perfil profissional
O profissional deve investir na melhoria de todos os aspectos de seu perfil profissional. Formação, experiência prática, networking devem ser equilibrados. Não adianta garantir que um deles tenha uma pontuação excepcional e deixar de fortalecer os outros, ficando abaixo da média do mercado para esse item.

Foi o que aconteceu com muitos profissionais nas últimas décadas. Vários deles tinham uma vasta experiência prática, mas deixaram de investir na formação contínua. A globalização chegou, a concorrência se tornou acirrada e eles não estavam preparados para enfrentar os novos desafios. A atualização frequente evita que isso aconteça.

 

5. Invista sempre em capacitação
A capacitação é um ponto-chave para quem quer ter sucesso e melhorar o índice de empregabilidade. O profissional que busca novas oportunidades de especialização é visto pelo mercado de uma forma diferente, até por demonstrar que não se acomoda em uma zona de conforto e está em busca de maneiras de fazer seu trabalho cada vez melhor.

Além do conhecimento, as especializações também contribuem para o networking. Várias instituições que oferecem pós-graduação criam algum tipo de fórum ou chat onde os alunos conseguem trocar experiências e contribuem para a formação de uma visão mais ampla do mercado. É importante buscar um curso que ofereça essa opção.

6. Monitore o índice constantemente
O índice de empregabilidade é dinâmico, ou seja, muda constantemente. Isso acontece porque, além de compará-lo às exigências da empresa, ele também leva em consideração o nível de qualificação de outros profissionais e concorrentes, lembra?

Portanto, é preciso monitorar esse índice constantemente. Hoje em dia, é muito comum as pessoas investirem cada vez mais na própria formação. Portanto, isso eleva a expectativa do mercado a respeito desses profissionais e cria uma necessidade de desenvolvimento permanente.

Mesmo para quem está empregado é importante monitorar esse índice. Ao perceber que está ficando defasado, o profissional pode desenvolver estratégias para melhorá-lo, evitando a estagnação e a demissão.

E então, como anda seu índice de empregabilidade? Quer sugestões para melhorá-lo e se tornar um profissional disputado pelo mercado? Assine a nossa newsletter e receba dicas valiosas diretamente em seu e-mail. Inscreva-se agora mesmo!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar