Melhorar a empregabilidade, receber salários mais altos, conquistar a oportunidade de exercer cargos liderança — esses são alguns dos objetivos de quem planeja impulsionar a própria carreira. Porém, não basta ter metas. É preciso criar uma estratégia para atingi-las. Quando se fala em crescimento profissional, a especialização é o primeiro passo para o sucesso.

Mas será que a pós-graduação realmente tem tanta importância na carreira de um profissional? É sobre isso que vamos falar neste post. Então, se você está em dúvida se realmente precisa investir em uma formação continuada, não perca esta leitura!

A especialização como um diferencial competitivo

Quem já está há algum tempo do mercado se lembra de como era a realidade até algumas décadas atrás. A quantidade de brasileiros com um diploma do Ensino Superior era pequena. Para que você tenha uma ideia, vamos analisar uma estatística que conta apenas os jovens de 18 a 24 anos.

Em 1995, 7,3% dos jovens nessa faixa etária estavam fazendo uma faculdade ou tinham completado o Ensino Superior no Brasil. Em 2015, esse percentual tinha aumentado para 22,2%. Isso significa que ele mais que triplicou. Assim, o diploma universitário deixou de ser um diferencial competitivo na hora de procurar um emprego — ele se transformou em um requisito mínimo.

Mas talvez você esteja pensando: mas a quantidade de brasileiros com diploma de um curso superior ainda é baixo. Sim, isso é verdade quando comparamos nosso percentual com o de outros países. No entanto, lembre-se que nas empresas também existem menos cargos de liderança do que funções operacionais. Assim, a concorrência nesse nível aumentou.

Diante disso, a especialização ocupou o lugar que antes era do Ensino Superior. Ela se tornou o primeiro diferencial competitivo que um profissional precisa buscar quando pretende destacar seu currículo do de seus concorrentes. Agora que você entendeu esse ponto, vamos ver o que acontece com quem investe em uma pós-graduação!

A especialização e seu impacto na carreira

Vamos descobrir o que o mercado e os números falam sobre a importância de buscar uma especialização para dar uma guinada na carreira? Saiba quais são as oportunidades que esse tipo de formação proporciona!

Aumento de salários

Uma pesquisa salarial ampla e recente, publicada por uma das maiores agências de emprego do país, constatou: a pós-graduação é fundamental para quem quer um rendimento maior. Eles levaram em consideração os dados de mais de 2 milhões de profissionais para chegarem a esse resultado e descobriram o seguinte:

  • profissionais em cargos de coordenação com pós-graduação recebem até 53,7% a mais do que os que não possuem essa formação;
  • quando se trata do cargo de analista, a formação continuada pode gerar um aumento de até 118%.

Portanto, os profissionais com pós-graduação podem receber mais que o dobro de colegas que exercem a mesma função, mas que não têm a mesma qualificação.

Acesso a cargos de liderança

Em outra pesquisa realizada com 400 executivos, foi constatado que somente 23% deles possuem apenas a graduação. 70% deles têm um ou mais títulos de pós-graduação. Portanto, para concorrer a essas vagas é necessário apresentar no mínimo os requisitos que outros candidatos possuem, que são as especializações.

Ainda existe um outro fator importante: no mesmo estudo, a média salarial dos líderes pós-graduados era quase do dobro da obtida pelos executivos sem especialização. Portanto, vale a pena investir nesse tipo de formação.

Vantagem competitiva em concursos públicos

Não é segredo que, no Brasil, os concursos públicos são vistos como um meio de conseguir estabilidade no emprego e financeira, já que eles oferecem salários acima do mercado. O que poucas pessoas sabem é que a especialização também facilita o acesso a esses cargos.

É comum vermos pessoas que se inscrevem em cursinhos preparatórios para concursos e dedicam muitas horas de seu dia a esse objetivo. Porém, elas deixam de utilizar uma estratégia muito eficaz: a titulação.

Muitos concursos públicos incluem a chamada prova de títulos. Trata-se de um sistema de classificação em que, conforme o candidato demonstra que está mais qualificado para a função, ele obtém uma pontuação extra, que pode garantir aquela vaga.

Embora a experiência profissional também seja considerada em alguns concursos, a grande diferença está nos títulos que o candidato apresenta. Afinal, entende-se que as formações proporcionaram a ele conhecimentos e habilidades que potencializarão seu desempenho no cargo para o qual ele está concorrendo.

Melhora da empregabilidade

Especialmente em tempos de crise, a pós-graduação é essencial para quem quer se destacar dos concorrentes. Nesse tipo de cenário, as empresas precisam contratar menos e ainda assim garantir que o seu quadro de colaboradores seja capaz de produzir bons resultados. É uma questão de sobrevivência.

Por isso, elas buscam os profissionais mais qualificados disponíveis no mercado. Os recrutadores entendem que a formação deu a eles uma visão estratégica essencial para o crescimento do negócio. A atualização também é outro ponto importante para quem precisa enfrentar a concorrência nacional e internacional.

Portanto, a especialização é fundamental para melhorar a empregabilidade de um candidato. Ela demonstra que ele desenvolveu competências relevantes para o mercado, está preparado para a gestão e é um profissional que busca atualização constante.

Como potencializar os benefícios de uma especialização

Como você percebeu, a especialização é fundamental para quem quer progredir na carreira. No entanto, é possível potencializar ainda mais os resultados dessa formação. A exemplo de vários dos executivos entrevistados na pesquisa e que possuíam mais de um título, você também pode investir em mais de um curso de pós-graduação.

Em algumas instituições, esse investimento é ainda mais fácil. Elas oferecem uma modalidade intensiva de pós-graduação, que permite que o aluno conquiste seu certificado em um período que varia entre 3 a 6 meses.

Assim, em um único ano ele pode obter mais de um certificado, aumentando suas chances de sucesso ao concorrer por vagas no setor privado ou público.

E então, ficou convencido de como a especialização é importante para a carreira? Quer receber outras dicas de como investir no seu crescimento profissional e se preparar para concorrer para as vagas mais disputadas do mercado?

Não perca tempo! Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder nenhuma das nossas publicações. No encontramos nas redes sociais!

dom-alberto