Mercado de trabalho: como conseguir recolocação?

Nos últimos anos, o número de desempregados no Brasil aumentou. Apesar de leves oscilações positivas ou negativas, o mercado de trabalho se torna cada vez mais difícil. A crise econômica, somada a uma tendência de automação, dificulta a recolocação profissional.

É importante pensar que há fatores externos e internos que contribuem para esse cenário. A retração no consumo, causada pela crise e desemprego, diminui a demanda das empresas. O mercado internacional também sofre os efeitos de guerras comerciais, com consequente abalo nas bolsas de valores.

Como conseguir a recolocação profissional diante de todos esses desafios? É sobre isso que vamos falar neste post. Então, continue a leitura e anote as dicas para conquistar excelentes oportunidades.

1. Invista em educação continuada

A transformação digital está alterando completamente o ambiente do mercado de trabalho. As empresas precisam de um número cada vez menor de pessoas para realizarem tarefas repetitivas e burocráticas. Portanto, esses postos de trabalho estão desaparecendo.

Em um passado recente,  as organizações precisavam de muitos funcionários para preencher planilhas, controlar estoques, elaborar relatórios, arquivar documentos. Hoje, basta um clique em um sistema de integração para organizar ou obter todas essas informações de forma instantânea.

Mercado de Trabalho

Como resultados, muitas profissões estão morrendo.  A única forma de escapar do fantasma do desemprego nesse cenário é investindo em educação continuada. A pós-graduação é essencial, pois ela prepara o indivíduo para os cargos estratégicos, como os de liderança empresarial.

Então, se você quer garantir oportunidades no mercado de trabalho, o melhor caminho é investir em uma especialização. Ela o ajudará a conhecer antecipadamente as tendências do mercado e as tecnologias de impacto em sua área de atuação.

Dessa forma, você conseguirá atuar de maneira estratégica e demonstrará sua capacidade para obter excelentes resultados. Esse diferencial competitivo o colocará à frente de outros candidatos em processos seletivos.

2. Não descuide do networking

É possível conquistar uma série de objetivos sozinho. Porém, quando contamos com outras pessoas e formamos uma boa rede de contatos, conseguimos ir além. Por isso, uma das características do profissional do futuro é que ele não se descuida do networking.

O networking tem uma série de utilidades para profissionais que buscam novas oportunidades. Em primeiro lugar, ao se relacionar com profissionais da sua área ou de segmentos relacionados a ela, é possível aprender muito. Os contatos certos geram parcerias lucrativas para a empresa onde o indivíduo atua, o que faz com que ele tenha um diferencial competitivo relevante.

Porém, além desse benefício para a empresa onde o profissional atua, essas parcerias permitem que seu trabalho seja conhecido por outros. Assim, caso ele seja surpreendido pelo desemprego em um momento de crise, suas chances de conseguir uma indicação se tornam muito maiores.

Portanto, invista em seu networking. Participe de eventos, workshops, congressos. Estabeleça uma relação mais próxima com os fornecedores e clientes com quem a sua empresa entra em contato, entre outras formas de tornar-se conhecido.

3. Facilite sua recolocação profissional por meio do LinkedIn e receba oportunidades

Outra forma de se manter em alta no mercado e facilitar sua recolocação profissional é por meio do LinkedIn. Nessa rede social, você conseguirá postar conteúdo que mostra que você acompanha as principais tendências  do setor e está apto a apresentar um excelente desempenho.

Entretanto, lembre-se: o LinkedIn é uma rede social profissional. É necessário tomar uma série de cuidados para construir sua imagem de forma positiva e fazer dela uma plataforma de marketing pessoal. Publique uma foto condizente com o ambiente corporativo, use sempre a linguagem correta e evite polêmicas.

Com essas ações, você conseguirá expandir sua rede de contatos e construirá sua reputação como uma referência no mercado. Muitos profissionais estão encontrando novas oportunidades nesta rede não só quando estão desempregados. Eles são procurados por outras empresas mesmo quando atuam em suas organizações.

4. Demonstre resultados

Um ponto muito importante para facilitar a recolocação profissional é a capacidade para demonstrar resultados. As empresas que estão contratando pessoas não colocam em primeiro plano os anos de experiência no setor, mas o desempenho do profissional.

Mercado de Trabalho

Vamos citar um exemplo: pense em um advogado tributarista. As pessoas que desejam contratá-lo podem até verificar para quantas empresas ele já trabalhou. Porém, se ele conseguir demonstrar que encontrou brechas legais para reduzir o pagamento de impostos em X%, aumentando a margem de lucro de seus clientes, esse dado é muito mais palpável.

Portanto, é interessante desenvolver esta visão e pensar: o que o meu futuro cliente ou recrutador espera de um profissional? De que forma as minhas experiências atuais e anteriores demonstram que tenho competência para enfrentar este desafio? Esse deve ser o tom da sua comunicação.

5. Melhore continuamente seu índice de empregabilidade

Para novas oportunidades no mercado de trabalho, é importante melhorar o índice de empregabilidade continuamente, e não apenas no momento da recolocação relocação. É fundamental ficar de olho nas tendências do mercado, pois as empresas precisarão de pessoas capacitadas a atender essas demandas.

Vamos pensar no caso do professor, por exemplo. Considerando o fato de que a tecnologia educacional está conquistando espaço, as especializações que conciliam TI e ensino podem render excelentes oportunidades de trabalho.

Assim, mesmo que o professor, coordenador pedagógico ou qualquer outro educador perca seu emprego, ele estará apto a se candidatar vagas em áreas que estão em expansão, como a EAD, planejamento de plataformas de ensino corporativo, entre outras.

O mesmo acontece com o advogado. Basta acompanhar as tendências do mercado e as pautas políticas para perceber o campo de trabalho que está se abrindo para especialistas em Direito Tributário, Previdenciário, Eletrônico etc.

Portanto, a melhor forma de receber oportunidades para se recolocar no mercado de trabalho é analisando as necessidades das pessoas e preparando-se para atendê-las. A capacitação é a chave não só para vencer o desemprego e reingressar no mercado de trabalho, mas até mesmo para turbinar a carreira em tempos de crise.

6. Prepare-se para as oportunidades

O papel aceita tudo. Por isso, ainda mais importante que seu currículo é a capacidade de demonstrar seus conhecimentos e competências em uma entrevista de emprego. Caso seja chamado para algum processo seletivo, comece fazendo o dever de casa.

Antes da data da entrevista, pesquise sobre a empresa que o chamou. Descubra quais são os principais desafios que ela enfrenta no mercado de trabalho, seu posicionamento de mercado e as desvantagens em relação à concorrência.

A partir dessa análise, pense em como suas competências poderiam ajudar esta empresa a obter melhores resultados. Lembre-se do que fez em seu último emprego ou no atual e que poderia ser aplicado na nova função. Prepare-se para apresentar essas ideias ao entrevistador caso surja uma pergunta que permita inserir esse assunto.

E você, está buscando uma recolocação profissional? Já colocou alguma dessas dicas em prática? Quer outras sugestões para impulsionar sua carreira? Acesse nosso site, assine a nossa newsletter e receba conteúdos imperdíveis diretamente em seu e-mail!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar