Pedagogia das Cores através do jogo “Pega Palitos”

Atividade desenvolvida pela Profa. Rosiméri, com os alunos do 2º ano da manhã, utilizando a pedagogia das cores para trabalhar matemática (Adição e Subtração) através do jogo “Pega Palitos”.

O trabalho refere-se à construção da aprendizagem de matemática obtida através do uso de jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental I.A infância representa uma das etapas mais importantes da evolução do ser humano, por este motivo, devem-se propiciar às crianças, condições adequadas para que tal evolução aconteça.

Neste trabalho pretende-se mostrar a importância da contribuição dos jogos e brincadeiras para o ensino onde o professor pode fazer uso deles de modo a promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas crianças. O problema inicial de pesquisa foi de como as crianças constroem conhecimentos matemáticos partindo de jogos e brincadeiras. Assim sendo, estabeleceu-se, como hipótese de pesquisa, que a aprendizagem de conteúdos matemáticos se dá através da participação ativa da criança e da natureza lúdica e prazerosa inerentes a diferentes tipos de jogos.

Diante de todas essas considerações, este trabalho tem como objetivo analisar se a utilização de jogos e brincadeiras possibilitam a ampliação do pensamento lógico-matemático nas crianças, explorar ideias referentes a números utilizando jogos e brincadeiras as crianças, analisar como a utilização de jogos e brincadeiras pode facilitar a aprendizagem da matemática, a partir da realização de contagens, comparações de quantidades e identificação de algarismos, trabalhando com as cores que estimulam a alegria do aprender brincando;

 

[foogallery id=”7131″]

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar

Pular para o conteúdo