Por que é importante cultivar um hobby?

A saúde e o humor costumam melhorar

Desenhar? Pintar? Ler? Cozinhar? Cuidar do jardim? Reformar brinquedos quebrados: existem muitos hobbies espalhados por aí. Um hobby significa uma atividade a qual você se dedica sem esperar nada em troca, por puro prazer.

Com o passar do tempo e com as obrigações do dia a dia, é cada vez mais difícil encontrar tempo – e disposição – para fazer algo que lhe traga satisfação pessoal. As tarefas de casa, os projetos do emprego e os trabalhos da faculdade parecem sugar todo o seu tempo livre.

Acontece, porém, que ter um hobby é como uma válvula de escape para o estresse: ele ajuda a aliviar as tensões, melhorar o humor e aumentar a satisfação pessoal.

Segundo pesquisadores, ter um hobby beneficia o ser humano de forma integral. Já sabemos que tudo o que provoca satisfação gera uma reação positiva no organismo, tanto na esfera física quanto psicológica.

A pausa para desfrutar momentos de prazer ajuda a afastar o estresse que, a longo prazo, afeta a memória e a concentração. O hobby é também uma maneira de fazer e cultivar amizades, mesmo quando envolve uma atividade individual, como pintar, bordar ou escrever. A atividade acaba funcionando como um estímulo para a pessoa expandir a rede de contatos dela, ainda que seja buscando referências de outras pessoas em grupos de mesma ocupação e comunidades virtuais.

Há ainda as pessoas que têm como hobby estudar. Elas acumulam conhecimento e diplomas e relatam uma memória extraordinária. Atividades que exigem concentração e uso da memória retardam os efeitos da velhice.

Aos que preferem a prática de esportes e outras atividades físicas, quem ganha é o coração. Segundo Cardiologistas, qualquer atividade física, recreativa ou competitiva, libera uma descarga de adrenalina e acelera o coração. A partir daí, o corpo começa a desenvolver mecanismos de ajustes cardiovasculares e o resultado direto é o ganho de condicionamento físico e de fôlego para se exercitar.

Mas afinal, como escolher um hobby? Se você ainda não descobriu o que você pode fazer para passar o tempo (além de acessar as redes sociais), é importante começar excluindo aquilo que você não gosta de fazer, afinal, um hobby tem que ser prazerosos.

Experimente várias atividades e perceba entre elas as que mais lhe trazem satisfação. Pode ser artesanato, fotografia, pedaladas ao ar livre, assistir aos seus filmes preferidos. Procure sempre arranjar um tempinho para fazer aquilo que faz bem para você.

A Dom Alberto oferece pós graduação em Terapia Ocupacional na Saúde Mental que, entre outras coisas, tem o objetivo de proporcionar a interlocução das diferentes ações do cuidar em terapia ocupacional, formar profissionais com conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional com ênfase na atenção integral da saúde e no trabalho pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional, capacitando o aluno para atuar de forma compatível nas várias áreas.

Saiba mais aqui.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar