Pós-graduação em gestão: 5 opções de carreira

O mercado está em busca de líderes. Afinal, não está fácil garantir a sobrevivência das empresas em um mercado tão competitivo. É preciso se preparar para enfrentar os desafios e se ajustar rapidamente às mudanças. Nesse contexto, a pós-graduação em gestão pode ser a qualificação que faltava para impulsionar sua carreira.

Diferentemente de gerações anteriores, a experiência tem mostrado que levar um negócio ao sucesso não é para amadores. Hoje em dia, é preciso alcançar a excelência para conquistar os clientes. Por outro lado, a competitividade exige que se produza mais em um tempo menor, e ainda reduzindo custos.

Agilidade, otimização dos recursos financeiros, capacidade para fortalecer a marca e gerar vendas — tudo isso é essencial para fazer um negócio dar certo. E para realizar tudo isso, não podemos nos esquecer de que é fundamental alinhar os recursos humanos aos objetivos estratégicos o negócio.

Por isso, neste post nós vamos mostrar que a pós-graduação em gestão é o curso ideal para quem precisa aprender a enfrentar esses desafios. Ele ainda tem outra vantagem: se adapta ao perfil dos diferentes profissionais, como você verá a seguir. Confira!

Pós-graduação em gestão: uma opção para cada perfil

1. Gestão de projetos

Existem empresas com excelentes projetos, mas muitos deles não saem do papel. Outras vezes, o que foi planejado até acontece, mas ocorrem atrasos no cronograma e entregas, imprevistos, gargalos, falta de suprimentos ou desperdício de recursos.

Na pós-graduação em gestão de projetos, o profissional aprende a evitar todos esses problemas. O curso prepara o indivíduo para realizar um planejamento eficiente, gerenciar a execução em suas diferentes etapas e para controlar todos os fatores que impactam na qualidade, custo e prazos de uma entrega.

2. Gestão pública

A sociedade já não aceita que o setor público seja ineficiente e deixe de atender às necessidades da população de forma plena. A cada dia aumenta o número de pessoas que cobram maior transparência e eficiência na utilização do dinheiro do contribuinte.

Por isso, quem pretende prestar concurso e ocupar cargos de liderança nesse setor precisa se preparar para essa realidade. A pós-graduação em gestão pública é um bom começo para os profissionais que querem estabilidade e ótimos salários, mas sem abrir mão da responsabilidade junto à população.

A especialização em gestão pública pode ser feita por meio do MBA. No entanto, outros cursos de pós-graduação oferecem uma visão ainda mais focada, como é o caso da gestão hospitalar e gestão pública, gestão pública e gestão ambiental ou ainda custos no setor público.

Leia também: Concurso público: como se preparar para conquistar o cargo desejado?

 

3.  Gestão financeira

Nenhum negócio sobrevive sem aplicar seus recursos financeiros de forma precisa. Em um mercado competitivo, as margens de lucro são cada vez mais limitadas e a falta de habilidade no gerenciamento pode levar a empresa à falência em pouco tempo.

Por isso, a pós-graduação em gestão financeira está entre as mais procuradas. Nesse curso, o profissional tem contato com técnicas e sistemas de informação gerencial que o ajudarão a planejar, fazer um orçamento enxuto e executar projetos sem desperdiçar recursos, controlando os gastos e desempenho da organização.

Outra opção é a especialização em planejamento empresarial e finanças. Nesse curso, o indivíduo constrói competências que o ajudarão a utilizar estratégias para buscar vantagens competitivas na gestão e operação do negócio.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR

4. Gestão de Marketing

Não basta ter bons produtos e serviços, ou mesmo oferecer preços vantajosos ao consumidor. Quando o público-alvo de uma empresa não conhece a marca ou não tem uma percepção adequada daquilo que ela produz, dificilmente o negócio alcançará o sucesso.

Na pós-graduação em gestão de marketing, o profissional adquire as competências necessárias para projetar a empresa e potencializar as vendas. Os docentes mostram como é possível construir uma marca forte e comunicar-se de forma eficiente com o público-alvo, levando-o à decisão de compra.

5. Gestão de pessoas

Embora tenha ficado por último, a gestão de pessoas não é menos importante que as outras áreas que já abordamos. Aliás, um negócio só consegue se destacar no mercado e conquistar a preferência de seus clientes quando os colaboradores refletem uma boa cultura organizacional.

Por isso, a pós-graduação em gestão de pessoas também é uma excelente alternativa para quem quer impulsionar sua carreira. Nessa especialização, os profissionais aprendem a identificar quais são os recursos humanos necessários para que um negócio consiga realizar seu planejamento estratégico.

A partir dessa identificação, o gestor de pessoas utiliza uma série de estratégias para formar o melhor time para aquela organização. Ele atua no recrutamento e seleção, utilizando técnicas que permitem avaliar as competências e o perfil profissional de cada candidato.

Além disso, o gestor de pessoas atua junto à equipe interna. Ele promove o desenvolvimento de colaboradores por meio de treinamentos e capacitações, elabora planos de cargos e salários, entre outras iniciativas para qualificar os funcionários e manter o grupo satisfeito.

O resultado é uma equipe que, além de tecnicamente preparada para exercer sua função, está suficientemente engajada com o objetivo do negócio, veste a camisa da empresa e se mostra disposta a oferecer a excelência necessária para conquistar e fidelizar clientes.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO

Por que fazer uma Pós-graduação em Gestão?

Como você viu, o profissional pode se especializar na gestão em diferentes áreas. Para escolher, ele pode levar em consideração as necessidades de seu próprio negócio ou empresa onde trabalha, a demanda do mercado e também suas aptidões ou afinidades.

Além disso, a pós-graduação em gestão prepara o indivíduo para cargos de liderança (C-Level). Como nós já vimos em outros posts, essa é uma das melhores formas de melhorar sua empregabilidade.

Afinal, com a chegada da Indústria 4.0, o número de cargos operacionais e táticos tende a diminuir drasticamente. Para se manter no mercado e reduzir as chances de desemprego, é preciso se preparar para ocupar posições estratégicas.

Portanto, a pós-graduação em gestão pode ajudar quem tem o espírito empreendedor a realizar o sonho do próprio negócio. A falta de preparo é um dos principais motivos pelos quais as empresas fecham no Brasil, e a única forma de driblar esse problema é buscando qualificação como gestor.

Entendeu a importância da pós-graduação em gestão e como ela pode dar um up na sua carreira? Conheça nossos cursos na área de Gestão e matricule-se já!gestão

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Liderança empresarial: você está preparado para ser um C-Level?;

Desemprego: 6 estratégias para fugir desse fantasma!;

Empreendedorismo: por que as empresas fecham no Brasil?;

 

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar