Gestão de Pessoas: uma competência essencial para o sucesso na carreira

Em nenhum outro ambiente a frase “ninguém é uma ilha” se torna tão verdadeira quanto no mercado de trabalho. Os resultados obtidos por uma empresa dependem da capacitação e do engajamento de seu quadro de funcionários, o que faz da gestão de pessoas uma competência essencial para o sucesso na carreira de qualquer líder.

A verdade é que, independentemente do setor em que você atua e o tipo de empresa onde trabalha, é necessário lidar com gente. Veja alguns exemplos:

  • para o líder de uma organização, o grande desafio é fazer com que os colaboradores atuem alinhados aos objetivos estratégicos da companhia;
  • para o coordenador ou diretor de uma escola, a principal dificuldade pode ser motivar professores e funcionários a executarem suas funções com excelência;
  • para o diretor de compliance de uma empresa, a tarefa é fazer toda a equipe entender a importância de seguir as regras para evitar sanções e garantir que a organização seja bem vista pela sociedade, consumidores, fornecedores, entre outros.

Poderíamos passar o artigo inteiro listando exemplos de como a gestão de pessoas é essencial para o sucesso no mercado de trabalho. No entanto, como você já entendeu a importância dessa competência, vamos falar sobre como desenvolvê-la para se diferenciar e turbinar sua carreira. Veja a seguir!

Gestão de pessoas e oportunidades de carreira

Não é novidade que o mercado de trabalho está mudando drasticamente. A tecnologia está acabando com postos que exigiam pessoas capazes de realizar tarefas burocráticas e repetitivas. Todas essas atividades estão sendo feitas por máquinas e sistemas, em um processo irreversível de automação.

Quem está atento a essas tendências já percebeu duas oportunidades no mercado. Uma delas é o setor de tecnologia. Atualmente, no Brasil, existem quase 500 mil vagas disponíveis para profissionais qualificados e que possam atuar nesse segmento.

Porém, nem só de tecnologia vivem as empresas. Para que elas tenham sucesso, não precisam apenas de softwares, sistemas, máquinas e ferramentas, por mais avançados que eles sejam. É necessário ter líderes capazes de analisar o quadro geral, avaliar as tendências, tomar as decisões certas e, mais que isso, mobilizar as pessoas a conquistarem a excelência.

É nesse contexto que a competência para exercer a liderança empresarial se torna imprescindível. Com quadros de funcionários cada vez mais enxutos, os líderes precisam de habilidade para fazer com que seus colaboradores alcancem a máxima produtividade e permaneçam engajados com a organização, garantindo seu sucesso.

Como desenvolver essa competência?

Lidar com pessoas é uma arte complexa. Engana-se quem acredita que a gestão de pessoas é simplesmente a capacidade de agradar a todos. O líder tem uma tarefa desafiadora: atingir os resultados esperados pela empresa e, ao mesmo tempo, proporcionar um clima organizacional agradável e a satisfação individual dos colaboradores.

Além desse desafio, existem alguns aspectos da gestão de pessoas que são essenciais para o líder que trabalha em determinadas áreas de uma empresa. Já para quem dirige outro setor, as técnicas e métodos mais apropriados são outros.

Por isso, atualmente é possível focar sua formação em gestão de pessoas de acordo com sua área de atuação. Algumas instituições oferecem cursos que trabalham essa competência de forma bastante especializada. Veja alguns exemplos:

Gestão de Pessoas e Planejamento Empresarial

Neste curso, o profissional aprende não só os princípios da gestão de pessoas. O principal objetivo é compreender o mercado como um todo, analisar a competitividade desse cenário e estudar os novos modelos de gestão essenciais para que a empresa se destaque nesse contexto.

Para que uma empresa consiga obter resultado diante desse nível de competitividade, ela precisa que seu capital humano esteja preparado e motivado.

Por isso, nesse curso o futuro líder aprende como funcionam as relações de trabalho no cenário organizacional, as exigências de perfis profissionais para enfrentarem os desafios impostos pela concorrência e o que pode ser feito para que o grupo de colaboradores atinja um alto nível de performance e produtividade.

Durante o curso, o profissional recebe o conhecimento e as ferramentas que precisa para desenvolver sua habilidade na gestão de pessoas. Assim, ele consegue elaborar um Planejamento Empresarial eficaz, que coloque a empresa onde ele atua à frente de seus concorrentes.

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Já o curso de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos é direcionado a um outro público. Seu foco é preparar líderes focados nessa área das organizações, que no futuro atuarão como CHRO — Chief of Human Resources Officer.

O pós-graduado em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos atua no coração dessa área. Ele é o profissional responsável por

planejar e executar os planos de desenvolvimento de colaboradores. Também é sua atribuição criar processos eficientes para o recrutamento e seleção, planejamentos de carreira, bem como analisar as estratégias institucionais e propor adequações pertinentes.

Gestão de Pessoas e Produção

Como conciliar duas demandas importantíssimas do mercado? Por um lado, é necessário produzir cada vez mais e melhor, reduzindo custos, para que a empresa não perca competitividade.

No entanto, de outro lado existem os colaboradores. Eles também precisam de um clima organizacional adequado e de iniciativas de promoção do bem-estar. O equilíbrio entre a pressão pela produção e a satisfação do funcionário é muito tênue, e poucas empresas sabem chegar a esse resultado.

O curso em Gestão de Pessoas e de Produção se propõe a ajudar profissionais a solucionarem esse problema. O futuro líder estuda tanto os princípios que permitem o gerenciamento eficaz da produção em empresas industriais e de serviços quanto as relações de trabalho.

Dessa forma, muitos engenheiros, administradores, economistas e outros líderes de setores têm aprendido a utilizar conceitos e ferramentas de gerenciamento do comportamento humano para escalar a produtividade sem sacrificar a satisfação e bem-estar dos colaboradores.

Existem ainda diversas especializações que combinam o desenvolvimento da competência em Gestão de Pessoas com o conhecimento de áreas específicas. Quer conhecer essas possibilidades e descobrir se alguma delas se encaixa com os seus objetivos de carreira?

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