Perfil profissional: qual é o seu?

Você acredita que não tem muito jeito para fazer alguma coisa? Sobra criatividade, mas falta organização? É ótimo para observar detalhes, mas não gosta de liderar? Talvez já tenha lido muito material dizendo que é possível superar essas limitações. Porém, aqui nós vamos fazer diferente: explicaremos o que isso tem a ver com seu perfil profissional e como explorá-lo para se destacar no mercado de trabalho.

Ficou interessado? Quer saber qual é o seu perfil profissional e se existe a possibilidade de alterá-lo? Qual é a melhor alternativa para a carreira:  correr atrás de habilidades que ainda não tem ou explorar suas principais competências e tornar-se uma referência em determinado setor? Você vai saber tudo isso neste post. Confira!

O que é o perfil profissional? 

Cada pessoa é única e tem suas próprias características. Embora tenhamos potencial para superar nossas dificuldades e adquirir novas habilidades, é fato que apresentamos uma facilidade maior para realizar determinadas atividades. 

Diante dessa constatação, especialistas em Recursos Humanos decidiram pesquisar o assunto de forma mais profunda. Eles analisaram as características pessoais e reuniram-nas em grupos, que definem o perfil profissional de cada indivíduo.

Pelo fato de o ser humano ser único, como já afirmamos, a combinação entre essas características pode variar bastante. Porém, a maioria de nós se encaixa em um desses perfis, o que pode nos ajudar a escolher carreiras nas quais nossas principais habilidades são fundamentais.

Portanto, se uma pessoa escolhe uma carreira que tem tudo a ver com seu perfil, ela tem maiores chances de sucesso. Por mais que ela precise aprofundar seus conhecimentos, sua habilidade natural tornará esse processo de evolução e crescimento mais fácil. 

A escolha de uma atividade compatível com o perfil profissional também torna o trabalho menos desgastante. Portanto, pode ser fundamental para evitar o estresse a longo prazo e favorecer a realização pessoal.

Quais são os principais perfis profissionais? 

Então, vamos ver quais são os principais perfis profissionais? Listamos quatro grandes grupos. Veja com qual deles você se identifica!

1. Executor

O executor é sempre uma pessoa prática, que tem uma grande habilidade quando se trata de fazer uma ideia se transformar em realidade. Quando a empresa coloca um desafio nas mãos desse tipo de colaborador, ela pode esperar agilidade e objetividade.

Esse perfil profissional não tende a ser um grande sonhador. Também não gosta muito de fazer pesquisas e estudos aprofundados para definir o que deve ser feito. Por isso, ele precisa de um alvo objetivo, um plano que tenha surgido na mente dos gestores (ou um protocolo de atendimento) e que deve ser concretizado.

Com certeza, você já viu muitos executores no seu ambiente de trabalho. Eles são extremamente importantes para o negócio, pois garantem que o planejamento estratégico saia do papel. Têm habilidade para delegar tarefas, distribuir responsabilidades e indicar o melhor caminho para concretizar um sonho. Outras vezes, o simples fato de ele fazer já representa uma grande diferença!

Entre as profissões que precisam dessas habilidades, podemos destacar os enfermeiros, programadores, designers, fisioterapeutas, esteticistas, chefs de cozinha, gestores de produção, entre diversas carreiras.

2. Planejador

O outro lado da moeda é justamente o planejador. Esse é o indivíduo que gosta de analisar dados, identificar tendências e ter boas ideias. Ele pensa em todas as possibilidades que a empresa tem para resolver um problema ou inovar, além de antecipar e medir os riscos de suas propostas antes de colocá-las em ação.

O ponto forte do planejador não é colocar a mão na massa. É possível que, quando precisa fazer as coisas acontecerem, ele não tenha o mesmo senso de organização e praticidade que o executor. Por isso, uma boa equipe precisa que esses indivíduos atuem de forma complementar para obter sucesso.

Entre as principais funções que dependem desse conjunto de habilidades estão os cargos de liderança. Gestores empresariais, hospitalares e escolares precisam ter essa visão para levarem as organizações onde trabalham além, surpreendendo os consumidores com produtos e serviços inovadores.

3. Analista

 

O analista tem um diferencial em relação aos outros dois perfis que listamos. Nesse caso, o indivíduo é extremamente focado em detalhes, um verdadeiro perfeccionista. Meticuloso na avaliação dos processos, é excelente para identificar gargalos e propor melhorias. 

Uma das principais dificuldades do analista é trabalhar em equipe. Isso acontece porque, justamente devido ao perfeccionismo e atenção aos detalhes, nem todas as pessoas conseguem realizar as tarefas do jeito que ele gostaria. Portanto, para que nada dê errado, ele prefere centralizar.

Também devido a essas características, o analista é um profissional que tende a se sobrecarregar. Ele tem dificuldade para delegar e acaba assumindo uma série de tarefas.

Porém, apesar dessas características, o analista é extremamente importante dentro das empresas. É ele quem aponta não só os erros, mas também as alternativas para levar o negócio a um novo patamar de qualidade e performance.

Existem muitas carreiras adequadas para esse perfil profissional. Entre as áreas em alta, podemos destacar Contabilidade Pública e Auditoria,  Gestão Contábil e Tributária, Finanças Corporativas e Estatística, bem como a Compliance

4. Comunicador

Finalmente, vamos falar do quarto perfil profissional entre esses grupos principais. O comunicador tem, como sua principal característica, uma grande habilidade para transmitir suas ideias. Isso significa que ele consegue se conectar intelectualmente e muitas vezes emocionalmente com seus interlocutores.

Portanto, o comunicador é excelente para tornar um projeto claro para todo mundo, colocar a equipe inteira “na mesma página” dentro de uma empresa. Além disso, ele tende a motivar o grupo e a persuadir tanto o público interno como externo.

Os comunicadores encontram uma série de opções de carreira no mercado. Eles podem ser vendedores, docentes, advogados, relações públicas, negociadores, especialistas em comunicação empresarial, entre outras possibilidades.

Qual é a importância do perfil profissional? 

Como você viu, cada grupo tem características bastante distintivas. Também é possível imaginar que alguns são ideais para funções analíticas, que talvez não necessitem de tanto contato com o público e requerem atenção a detalhes. 

Por outro lado, existem outros que são ideais para funções relacionadas à comunicação e execução. Eles conseguem contagiar outras pessoas ou simplesmente imprimir um ritmo acelerado às tarefas, permitindo o cumprimento de prazos.

De qualquer forma, toda empresa precisa desses profissionais. As equipes devem ser complementares, para que os pontos fortes de todos sejam devidamente aproveitados. Além disso, é importante que o grupo inteiro conheça esses perfis para evitar conflitos e expectativas incompatíveis com as características individuais.

Finalmente, o que é melhor: desenvolver habilidades que o indivíduo não tem ou se aprofundar em competências compatíveis com suas características naturais? Afinal, todos podemos aprender e agregar outras qualidades ao trabalho.

No entanto, essa escolha é individual. Cada pessoa, quando se aprofunda em suas características natas, tem maiores chances de se destacar em sua área. Por isso, escolher uma carreira que requer essas habilidades acelera o sucesso profissional.

Porém, é possível se tornar uma pessoa e profissional mais completo investindo em novos aprendizados, embora esse não deva ser o foco na construção de uma carreira bem-sucedida. 

Conseguiu identificar qual é o seu perfil profissional? Baseado nisso, qual é a melhor opção de carreira para você? Quer conhecer diversas alternativas para fazer uma escolha certeira e alcançar o sucesso? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba conteúdos incríveis diretamente em seu e-mail!

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar