Prova de Títulos em Concurso Público: O Que é e Como Transforma-lá em Vantagem Competitiva?

Altos rendimentos e estabilidade no emprego — em um país onde a economia e o mercado de trabalho oscilam muito, o caminho mais seguro para conquistar esses benefícios continua sendo o concurso público. Para enfrentar a alta concorrência, você pode transformar a prova de títulos em uma vantagem competitiva. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é a prova de títulos?

A prova de títulos é a análise e atribuição de pontuação extra de acordo com alguns critérios estabelecidos pela instituição que pretende contratar funcionários por meio de concurso. Ela está se tornando cada vez mais comum, especialmente quando se fala de cargos de nível médio e superior.

Alguns dos critérios que podem fazer parte da prova de títulos são:

  • cursos de pós-graduação ou especialização;
  • cursos de MBA (Master in Business Administration);
  • título de Mestre;
  • título de Doutor;
  • pós-doutorado;
  • publicação de livros ou artigos;
  • trabalhos científicos reconhecidos pela academia;
  • experiência profissional.

 

Esses são os critérios mais comuns, o que não significa que eles valerão pontuação em todos os processos seletivos. O edital de cada concurso traz uma lista dos requisitos que serão aceitos como parte da avaliação, bem como os pontos atribuídos a eles.

Esta prova não é eliminatória. Ou seja, a pessoa não é desclassificada do concurso por não possuir esses critérios. O que essa avaliação faz é, merecidamente, dar a preferência e melhorar o posicionamento na lista de classificação para quem demonstra estar mais preparado para exercer o cargo.

 

Qual é a diferença entre títulos e requisitos?

Requisitos são critérios que o órgão contratante considera essenciais para o exercício da função. Por isso, casos o candidato não comprove que atende àquela especificação, ele será desclassificado. Eles sempre são descritos no edital e portanto, ninguém tem a possibilidade de dizer que não conhecia essa exigência.

Um exemplo de requisito é a formação básica ou até mesmo a graduação. Alguns concursos para assistente administrativo exigem que o candidato comprove a conclusão do Ensino Superior, independentemente da área. Neste caso, basta apresentar um diploma de qualquer faculdade: Administração, Pedagogia, Letras, Direito — as possibilidades são infinitas.

Já em outros concursos, existe uma exigência quanto à área de formação. No caso do assistente administrativo, o edital pode requerer a formação em Administração. Outros cargos também são para alguns profissionais específicos, como médicos, dentistas, psicólogos, advogados e assim por diante. Se a pessoa não tem a formação definida, ela será desclassificada.

Os títulos são diferentes. Eles acrescentam pontos e melhoram a classificação, mas não eliminam nenhum candidato. No entanto, quem conhece as vantagens desses pontos a mais costuma não querer perder a oportunidade de aumentar suas chances de conquistar a vaga.

 

Quando acontece a prova de títulos?

Não existe uma regra específica. Porém, muitas bancas fazem essa análise de títulos algum tempo depois da realização da prova objetiva. Participam desta etapa apenas os candidatos que se classificaram na primeira fase. Em um dia determinado, eles comparecem e apresentam os documentos ou certificados que comprovam tanto a experiência profissional quanto a formação acadêmica.

 

Qual é a importância da prova de títulos para o candidato?

Quanto mais concorrido é o concurso, maior é a importância da prova de títulos. Como você pode imaginar, em um processo seletivo com milhares de candidatos e algumas centenas de questões, inevitavelmente vários deles tenham uma pontuação igual.

É nesse momento que a prova de títulos se torna importante e pode até mesmo definir quem assume a vaga. Imagine que você tenha a mesma pontuação que outros 20 candidatos, mas que eles não têm nenhum dos requisitos listados para obter pontos na prova de títulos.

Se você, ao contrário deles, atender a um ou mais desses critérios, os pontos referentes a eles serão somados à sua nota. Assim, sua classificação será à frente dos outros candidatos que tiveram o mesmo desempenho no exame e a vaga será sua, e não deles.

Portanto, é essencial investir em iniciativas que geralmente contam pontos em uma prova de títulos. Na verdade, ela funciona como se você fosse para a largada de uma corrida, mas começasse vários metros à frente de seus concorrentes. Eles precisarão correr muito mais para atingir a sua pontuação final.

 

Por que a prova de títulos é importante para a sociedade?

Para o órgão público que está contratando, a prova de títulos funciona como a análise do currículo em uma empresa privada. O candidato que atende aos requisitos e possui uma formação ampla é considerado mais preparado para assumir o cargo e apresentar um bom desempenho.

Portanto, a prova de títulos é importante até mesmo para nós, como cidadãos. Ela é uma maneira de filtrar ainda melhor os candidatos e garantir que aqueles que vão prestar serviços a população e terão seus salários pagos pelos impostos são realmente qualificados para exercer a função.

Como ter um bom desempenho na prova de títulos?

Muitas pessoas que estão se preparando para um concurso gastam um número grande de horas estudando as matérias previstas em edital. No entanto, esse período de preparação também pode e deve ser aproveitado para obter as titulações geralmente solicitadas.

Uma boa forma de fazer isso é investindo em programas de pós-graduação. Se o candidato reserva um dia da semana para realizar esse tipo de curso, ele pode ter uma boa vantagem no momento da classificação.

Algumas faculdades oferecem cursos de especialização na modalidade intensiva. Isso significa que, se o aluno assistir às aulas e realizar as atividades em um ritmo acelerado, ele consegue o certificado em um período que varia entre 3 a 6 meses.

Portanto, em um ano a pessoa consegue pelo menos dois títulos de pós-graduação. Em alguns casos, esse número pode chegar a quatro. Se você analisar que alguns concursos são esperados durante dois ou três anos, imagine quantos certificados um candidato pode conseguir? Dessa forma, quando o processo seletivo realmente acontecer, ele terá uma boa vantagem em relação aos concorrentes.

Além disso, também é possível fazer muitas dessas especializações na modalidade de educação a distância. Isso significa que você não precisará se deslocar para assistir às aulas, o que otimizará seu tempo, facilitará a conciliação entre trabalho e estudo e proporcionará condições para ter um bom desempenho e acelerar a conclusão do programa de pós-graduação.

 

Entendeu o que é a prova de títulos e como aumentar sua pontuação?

Quer conhecer outras dicas para obter um bom desempenho em concursos públicos?

Continue no blog e confira nosso artigo completo sobre esse tema!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar