Será que eu estou procrastinando?

Saiba como mudar essa situação

Procrastinar: verbo que significa transferir para outro dia ou deixar para depois, adiar, delongar. Essa palavra é muito utilizada atualmente para explicar por que deixamos de fazer algumas tarefas simples que poderiam ser resolvidas facilmente caso houvesse dedicação e foco.

Procrastinar é sabotar você mesmo, seus planos e roubar seu próprio tempo: deixar para depois só vai acumular mais tarefas e diminuir seu prazo. Infelizmente, procrastinar e deixar tudo para a última hora acaba se tornando um hábito muito improdutivo.

A maioria das pessoas adia as coisas porque elas são muito difíceis, consomem tempo, são desagradáveis. Contudo, adiá-las é deixar para depois. E quanto mais se faz isso, mais coisas são mantidas na mente e há mais com que se preocupar, gerando estresse e tornando tarefas que antes eram simples em problemas urgentes.

Use seu tempo ao seu favor, tenha organização e planejamento: faça o que tem que ser feito quando tem que ser feito e passe para a próxima tarefa. Não perca tempo, aprenda a ter foco. Separamos algumas dicas para ajudar você:

  • Crie uma lista com pequenas tarefas: pode ser que a tarefa do seu dia seja muito grande, mas separá-la em pequenas etapas pode ajudar. Você se sente mais motivado ao perceber que realizou várias pequenas atividades ao longo do dia;
  • Aprenda a lidar com as suas emoções: esperar para estudar, trabalhar ou fazer qualquer outra atividade apenas quando você se sente disposto ou de bom humor pode acabar com a sua produtividade. Nem sempre nos sentimos no nosso melhor o tempo todo, mas as atividades precisam ser feitas mesmo assim;
  • Tenha certeza de que você está mesmo procrastinando: delegar uma tarefa para realizar mais tarde, por exemplo, é diferente de evitar fazê-la de propósito. Avalie porque o seu trabalho está atrasado;
  • Visualize o seu futuro com a tarefa cumprida: imagine o tempo livre e sem preocupações que você terá disponível assim que realizar a tarefa que precisa fazer;
  • Inclua os imprevistos nos seus planos: pode ser que algo urgente aconteceu e acabou passando na frente dos seus planos. Lutar contra o acaso é muito difícil, por isso, considere que às vezes alguns imprevistos podem surgir;
  • Evite se repreender: dar broncas em você mesmo não é lá muito eficaz. Você sabe até que ponto é responsável pela situação em que se encontra. Analise o que aconteceu, o que você aprendeu com essa situação e o que você vai fazer para que ela não se repita.

Você costuma adiar muito os seus afazeres? Como você lida com o seu tempo? Conte para a gente!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar