Como turbinar a carreira em 3, 2, 1!

Quer turbinar a carreira, mas não quer esperar anos para ver o resultado do seu esforço?

Para quem quer turbinar a carreira, o que não falta são opções no mercado. Cursos de graduação, mestrados, aprendizado do inglês, intercâmbios no exterior e especializações são algumas dessas alternativas.

Porém, o fato é que cada uma dessas escolhas exige um investimento diferente. Portanto, para quem está começando ou ainda não atingiu um nível mais alto de renda, alguns cursos simplesmente não cabem no orçamento.

Mas o fator financeiro não é o único que deve ser levado em consideração no momento da escolha. O tempo que o seu investimento na carreira leva para dar o retorno desejado também é extremamente importante.

Por isso, neste post vamos explicar quais são as vantagens ou desvantagens de cada uma dessas opções e mostrar qual delas é a melhor para turbinar a carreira rapidamente. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

 

Como turbinar a carreira com cursos de graduação

Não há como negar que o diploma de faculdade é um requisito básico para quem quer ter uma carreira de sucesso. Concluir o Ensino Superior proporciona o acesso a cargos com salário maior e a diferença pode chegar a 300%.

Porém, quando chegam ao mercado e não conseguem os cargos que desejam imediatamente, muitas pessoas pensam na possibilidade de turbinar a carreira com uma segunda faculdade. Elas entendem que, com um novo diploma, conseguirão se destacar de outros concorrentes às vagas que elas planejam disputar.

Em alguns casos, a segunda graduação realmente pode ajudar, mas essa não é a regra.

Ela é indicada para quem quer mudar radicalmente de carreira, como quem estudou Fisioterapia e depois descobriu que quer mesmo se tornar um profissional da área do Direito.

Porém, como você pode perceber, dificilmente a pessoa conseguirá fazer com que seus conhecimentos anteriores contribuam para que ela se torne um profissional diferenciado na nova área. Portanto, a menos que a pessoa realmente consiga conciliar duas formações estrategicamente, não existe um ganho de carreira tão significativo.

Outra dificuldade que as pessoas enfrentam é o valor e o tempo necessários para agregar um segundo diploma.

Uma segunda graduação exige que a pessoa concilie trabalho e estudos durante anos até a conclusão do curso. Muitas vezes, as instituições oferecem apenas faculdades presenciais, o que dificulta esse processo.

Quando a pessoa coloca na ponta do lápis o tempo necessário para a formação, os custos ou a dificuldade de passar em uma faculdade pública para não arcar com as mensalidades, percebe que o a relação custo-benefício não é vantajosa. A segunda graduação exige um investimento e tempo geralmente incompatíveis com o retorno que ela pode oferecer à carreira.

 

Como turbinar a carreira com cursos de mestrado e doutorado

Outra opção para quem quer turbinar a carreira são os cursos de mestrado. Nesses casos, o aluno precisa ser aprovado para iniciar a titulação, o que envolve a construção de um projeto de pesquisa.

Além das aulas e provas, o aluno 0precisa colocar em prática seu projeto, avaliar os resultados, reuni-los em uma tese e defendê-lo diante de uma banca. O resultado é a conquista do título de Mestre.

Embora a sociedade veja os títulos de Mestre e Doutor com muito glamour, a verdade é que eles são essenciais apenas para quem deseja desenvolver uma carreira acadêmica. Isso não significa que eles não sejam importantes para a sociedade, pois é por meio do trabalho desses profissionais que a pesquisa avança.

No entanto, no mercado de trabalho comum eles não têm a mesma valorização, já que o pesquisador tem um conhecimento profundo, mas em um tema muito específico. Portanto, se você quer atuar como pesquisador em universidades públicas ou se tornar um docente em uma dessas instituições, trata-se de um requisito fundamental.

Porém, se o que você quer é atuar no mercado e fazer sua carreira em grandes empresas, essa não é a melhor opção.

 

Especializações

A especialização é outra alternativa para quem quer turbinar a carreira.

Inclusive, ela apresenta uma série de vantagens em relação às opções anteriores, pois exigem um investimento menor e podem trazer resultado rápido.

A principal vantagem da especialização é a oportunidade de concluir um curso rapidamente. Existem várias faculdades que oferecem a modalidade intensiva de ensino. Ou seja, se o aluno tiver disciplina e se dedicar ao estudo diariamente, ele pega o certificado em um período que pode variar entre 3 e 6 meses.

Isso significa que, em um ano, o aluno consegue obter pelo menos duas certificações. Dessa forma, quando for disputar um cargo no mercado, ele terá diferenciais importantes em relação aos seus concorrentes e sua chance de ser contratado será muito maior.

Outra vantagem é o preço desses cursos. Na modalidade a distância, por exemplo, os valores são muito mais acessíveis. Isso acontece porque a faculdade consegue vender o mesmo programa para um número maior de alunos espalhados pelo país. Além disso, ela não precisará disponibilizar sua estrutura física,  o que reduz bastante os custos operacionais da instituição.

No entanto, isso não significa que o aluno perde em qualidade. Essas instituições costumam contratar, para os cursos de pós-graduação, professores que atuam no mercado. Dessa forma, eles não possuem apenas o conhecimento acadêmico, mas também a vivência do dia a dia da profissão.

 

Por esse motivo, as empresas reconhecem que quem faz uma pós-graduação tem uma série de diferenciais competitivos em relação aos concorrentes:

  • adquire um conhecimento prático, que pode ser usado para melhorar os resultados do negócio;
  • tem contato com grandes profissionais que atuam no mercado e pode aprender técnicas e estratégias que não estão presentes nos livros;
  • forma um networking que ajuda a estabelecer parcerias estratégicas.

 

O resultado é tão bom que há instituições que recebem recomendações pelos cursos de pós-graduação. É o caso da Faculdade Dom Alberto, que tem seus programas de especialização em Direito reconhecidos pelo selo OAB Recomenda — uma garantia de excelência.

O impacto da pós-graduação no salário também é um motivo para você considerar essa opção. O rendimento mensal praticamente dobra e o resultado é ainda melhor quando se trata dos cargos mais altos em uma organização.

 

E então, entendeu como a especialização pode ajudá-lo a turbinar a carreira rapidamente?

Quer saber como começar agora mesmo? Confira nossos cursos, encontre as melhores opções na sua área. Se tiver qualquer dúvida, nossos especialistas estão à disposição para responder!

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar