Direito Tributário: por que essa é a hora de se especializar?

Em todos os noticiários, o tema “reformas” virou o assunto da vez. Além das mudanças no sistema previdenciário, economistas e empresários sabem que, para o país deslanchar, é preciso mexer em outro tema sensível — a cobrança de impostos. É por isso que a perspectiva de oportunidades para quem faz o curso de Direito Tributário é excelente.

Que tal aproveitar esse mercado de trabalho?

Se você já é advogado, tem interesse nessa área, mas não sabe se ela pode dar o retorno que gostaria, não perca este post. Vamos falar sobre como a atual conjuntura política e econômica aumenta a demanda por esses profissionais e como se preparar para atendê-la. Veja a seguir!

 

Por que investir em um curso de Direito Tributário?

Quando analisamos o cenário político-econômico brasileiro, vemos claramente que o Direito Tributário é uma área altamente promissora. Conheça alguns dos fatores que levam a essa conclusão.

 

A conjuntura político-econômica favorece quem tem esse curso

Há bastante tempo especialistas convergem em um ponto: o Brasil precisa de uma reforma tributária. O atual sistema é considerado ineficiente, injusto e burocrático. Isso impede uma cobrança adequada de tributos que deveriam ser revertidos em prol da sociedade, além de desestimular o empreendedorismo, os investimentos na produção e consequentemente, o próprio crescimento do país.A conjuntura político-econômica

Apesar desse consenso, há décadas o Brasil não consegue fazer a reforma necessária. Falta de empenho do poder executivo, conflitos de interesses, dificuldades de negociação e impasses causaram um estado de paralisia crônica. Porém, diante de um colapso iminente das contas públicas e da necessidade de fomentar o crescimento, existe finalmente a chance de ver um projeto ir adiante na Câmara e Senado.

Porém, toda reforma gera a necessidade de adaptação. Atualmente, quem se especializou na área por meio do curso de Direito Tributário já encontra uma boa demanda no mercado, visto que o nosso sistema de cobrança de impostos é extremamente complexo e sofre constantes alterações.

Esse cenário tende a se acentuar, visto que as organizações precisarão se adaptar a um conjunto muito maior de mudanças. Nesse contexto, o especialista ganha importância, pois orienta cidadãos, empresas e instituições para que consigam lidar da melhor forma possível com a carga tributária brasileira.

A grande dificuldade das empresas é a otimização da carga tributária — pagar o mínimo possível sem deixar de cumprir nenhuma obrigação imposta pelo Estado. Dessa forma, o valor destinado aos impostos é reduzido sem aumentar o passivo tributário ou o risco de sanções. Com o curso de Direito Tributário, o advogado se torna apto a ajudá-las a alcançar esse objetivo.

 

A evolução tecnológica favorece quem faz o curso de Direito Tributário

Outro ponto que merece a atenção dos advogados e cria oportunidades para os especialistas em tributação é a evolução tecnológica. A cada ano, a integração de sistemas e a possibilidade de cruzar e analisar dados torna a sonegação fiscal mais difícil.

Empresas que até então reduziam a carga de impostos por meio de práticas ilícitas têm percebido que o cerco está se fechando. Mesmo os mais pequenos deslizes são detectados à medida que sistemas de fornecedores e movimentações realizadas por

A evolução tecnológica

clientes tornam evidentes possíveis omissões em suas declarações de faturamento e rendimento.

Diante dessa situação, mesmo quem sempre cedeu a práticas ilícitas percebe que precisa se ajustar às regras vigentes. Assim, a única forma de reduzir o pagamento de impostos é pelo meio legal — consultar um especialista em Direito Tributário para otimizar essa carga, conciliando o cumprimento das obrigações junto ao fisco com a manutenção de uma margem de lucro saudável.

 

A demanda por compliance favorece quem faz o curso de Direito Tributário

Também não podemos nos esquecer de que o mercado está punindo as empresas que se recusam a adotar padrões éticos rígidos. Embora a valorização do compliance esteja acontecendo em vários países do mundo, no Brasil essa exigência de esforços quanto à conformidade tem sido ainda mais dura.

Os recentes escândalos políticos e éticos mostraram o prejuízo que as empresas que não se ajustam as normas vigentes causam ao Estado e consequentemente, à sociedade. Além disso, ao obterem qualquer tipo de vantagem, elas conseguem uma vantagem injusta, estabelecendo uma concorrência desleal.

Embora o compliance não se restrinja às questões tributárias, elas também fazem parte de um conjunto de princípios defendidos no mercado. Portanto, as organizações não podem deixar de pagar impostos. Como já afirmamos em outros pontos deste artigo, elas precisam de um especialista que as ajude a otimizá-los, mas adequando-se às exigências da lei.

 

Como se preparar para aproveitar essas oportunidades?

Em qualquer área do Direito, o profissional precisa de atualização constante. Mesmo quando as leis não mudam, novas jurisprudências trazem interpretações sobre a legislação vigente e estabelecem uma base que favorece determinadas decisões. Portanto, o advogado deve estudar continuamente.

oportunidades em Direito Tributário

Quando se fala em Direito Tributário, essa situação não é diferente. Trata-se de um sistema em constante mudança, além das variações que ocorrem entre os diversos estados. Um conhecimento superficial sobre o tema não basta  — é fundamental se especializar.

pós-graduação em Direito Tributário supre essa necessidade e oferece oportunidade não só aos advogados, mas também a contadores, administradores, consultores empresariais e administradores. No setor público, ela prepara procuradores, magistrados, promotores públicos e outros servidores que atuam nessa área a exercerem seus cargos com um conhecimento profundo sobre o tema.

E se cresce a demanda por advogados tributaristas, não podemos nos esquecer de que esses profissionais precisarão de uma formação adequada. Assim, quem se especializa na área tem a oportunidade de atuar como docente do Ensino Superior ou em algum curso de Direito Tributário direcionado a públicos específicos.

Além dessas vantagens, alguns cursos de especialização permitem que o aluno complete o programa em um período de 3 ou 6 meses. Um exemplo é a pós-graduação intensiva em Direito Tributário oferecida pela Faculdade Dom Alberto.

Portanto, desde que todos os requisitos acadêmicos sejam cumpridos, o profissional está pronto para se inserir em um novo mercado em um prazo curtíssimo, acelerando sua jornada rumo ao sucesso.

E então, o que achou da possibilidade de fazer um curso de Direito Tributário e aproveitar essa oportunidade?

Gostou desta dica para sua carreira?

Assine a nossa newsletter e receba outras novidades e sugestões diretamente em seu e-mail. Inscreva-se agora mesmo!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar