MBA: O que é e qual a importância para a carreira?

Você sabe o que é um MBA? O título, que se tornou mais conhecido nos últimos anos no Brasil, tem impulsionado a carreira de muita gente que visa ocupar um cargo de maior destaque no mercado de trabalho.

Mas você sabe o que é um MBA? Entende não só o significado da sigla, mas também como ela é diferente de outros cursos de pós-graduação? Então, continue conosco e descubra se essa é a formação ideal para turbinar sua carreira!

Botão

O que é um MBA?

MBA é a sigla em inglês para Master in Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de um curso geralmente recomendado para gestores, empresários, executivos ou outros indivíduos que pretendem atingir esses cargos algum dia. Em vários lugares, ele é chamado de mestrado profissional.

Qual é a diferença entre o MBA e outros cursos de pós-graduação?

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é uma pós-graduação. Para o Ministério da Educação, todos os níveis de estudo após a conclusão da faculdade (graduação) entram nessa classificação. Por isso, tanto a especialização quanto o mestrado e o doutorado pertencem a esse nível de ensino.

O QUE É MBAA principal diferença, como já explicamos em nosso post sobre o mestrado, é que as especializações (que nós chamamos geralmente de pós-graduação) são mais amplas. Elas aprofundam conhecimentos essenciais para um profissional se destacar no mercado.

Já o mestrado e o doutorado têm outro objetivo: estudar profundamente um tema específico e preparar o profissional para seguir a carreira acadêmica, tanto como docente quanto como pesquisador.

Mas nesse contexto, como funciona o MBA? Em outros países, ele é considerado um mestrado, mas sem a ênfase acadêmica. Por isso, objetivo não é formar um profissional hiperfocado em pesquisa, mas alguém que aprofundou seus conhecimentos em administração e é capaz de aplicá-los no mercado.

No Brasil, o MBA é equiparado aos cursos lato sensu (especialização). Ele visa formar administradores de altíssima performance. O objetivo é trazer o que há de mais atual e eficiente nas áreas de gestão de negócios para produzir resultados extraordinários dentro das organizações.

Porém, não é só isso. O MBA tem como objetivo formar líderes. Os profissionais que concluem o programa usam seu conhecimento de forma estratégica para definir os rumos de um negócio. Eles são decisores, e não meros executores.

Leia também:
Especialização ou mestrado: o que é melhor para sua carreira?

Que vantagens o MBA traz para a carreira?

ESTUDOSO MBA prepara o profissional para se tornar um gestor ou executivo. O aluno desenvolverá uma visão ampla e aprofundada do mundo corporativo. Dessa forma, ele poderá se destacar em posições de nível estratégico ou mesmo chegar a um cargo C-Level.

Pesquisas mostram que, mesmo enquanto o profissional faz o MBA, ele passa a ser visto de forma diferente pelo mercado. Por isso, é comum os alunos mudarem de emprego ao longo da formação, sempre com melhoras salariais.

A vantagem continua após a conclusão do curso. Além de terem acesso mais fácil aos cargos de liderança empresarial, os profissionais com MBA costumam ter um salário maior quando comparados a outros que exercem a mesma função. Portanto, é um investimento certo na carreira e no sucesso financeiro.

Em um levantamento feito pela Catho, observou-se que executivos com MBA têm, em média, remuneração 47% mais alta do que as de profissionais que ocupam o mesmo cargo, mas não possuem a mesma formação.

Quais são os principais cursos?

Existem diversos cursos de mestrado profissional oferecidos no país. No início, eles se restringiam à área de Administração de Empresas, mas atualmente existe um leque extenso de opções. Conheça as principais:

Gestão de Negócios

O MBA em Gestão de Negócios é o curso ideal para quem quer descobrir como fazer uma empresa crescer. Os profissionais aprendem sobre todas as áreas essenciais para o bom funcionamento e sucesso de um empreendimento, o que inclui a administração financeira, marketing, negociação, liderança etc.

Alguns desses cursos são oferecidos em uma nova modalidade, conhecida como Hands-On Learning, que seria uma expressão equivalente a “aprendizagem com a mão na massa”. Trata-se de uma proposta extremamente prática, em que o currículo é desenvolvido a partir de casos de empresas reais.

Portanto, o profissional que faz um MBA Hands-On Learning não sai apenas com uma vasta bagagem teórica. Ele aprendeu, a partir de exemplos práticos, como realmente elaborar um planejamento estratégico e solucionar os problemas de um negócio.

Gestão de Equipes e Liderança

O MBA em Gestão de Equipes e Liderança é essencial para quem entende que o sucesso de um negócio depende da qualificação técnica e da motivação de seus colaboradores. Sem esses dois componentes será muito difícil inovar, prestar um serviço de qualidade e encantar os clientes.

Por isso, o profissional aprende a utilizar diversas técnicas e metodologias das áreas de Liderança e Gestão de Pessoas. Com elas, ele consegue elaborar estratégias para desenvolver os recursos humanos, para que eles trabalhem alinhados aos objetivos da companhia e sejam muito mais produtivos.

Gestão Empresarial e Inovação

Em um mundo em que a tecnologia está dominando processos e startups surgem com novos modelos de negócios que revolucionam nosso modo de consumir, o MBA em Gestão Empresarial e Inovação é uma excelente aposta para fazer a carreira deslanchar.

Dessa forma, nesse MBA os profissionais de diversas áreas do conhecimento aprendem a identificar e a explorar as mudanças e tendências do mercado. Dessa forma, eles conseguem atender às necessidades de nichos pouco trabalhados e se diferenciam dos concorrentes.

Marketing Executivo

Há décadas o Marketing é importante mas, no mercado atual, ele é indispensável. A globalização e o fácil acesso à internet estão entre os fenômenos que nos colocaram em contato com fornecedores do país e do mundo inteiro, aumentando nosso leque de opções e obrigando as empresas a se diferenciarem.

Afinal, se cada um de nós pode comprar de tantos diferentes fornecedores, por que escolher a empresa X ou Y? Ajudar o consumidor a tomar essa decisão é o papel das equipes de marketing, que fazem isso por meio de estratégias e técnicas específicas do setor — um conhecimento essencial para o negócio sobreviver!

E então, você sabia que o MBA era um mestrado profissional? Descobriu qual dessas opções é a mais interessante para a sua carreira? Quer conhecer outras? Confira nossa página de cursos e conheça outras especializações que podem ajudar a impulsionar sua vida profissional!

Botão

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Planejamento estratégico e gestão de negócios: uma especialização importante para muitas carreiras;

Investir ou fazer pós-graduação: o que é melhor para conquistar o sucesso financeiro?;

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar