Mapa mental – como usar esse método para potencializar a aprendizagem e passar no concurso

Passar no concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Porém, para conseguir este trabalho estável e bem remunerado, a concorrência é acirrada. Por isso, é importante utilizar recursos que potencializam a aprendizagem e durante o período de preparação para a prova.

Então, se o seu sonho também é passar no concurso, continue a leitura! Neste post, falaremos sobre uma técnica de estudos infalível: o mapa mental. Explicaremos quais são os benefícios deste método para aprender mais, otimizar seu tempo de estudo e obter melhores resultados. Veja a seguir!

O que é um mapa mental?

O mapa mental é um método de estudo que combina texto, disposição das informações (diagramação), utilização das cores e, em alguns casos, o uso de imagens. Hoje em dia, ele pode ser feito tanto no papel quanto por meio de ferramentas online.

O principal objetivo do mapa mental é diagramar a informação para facilitar sua assimilação e memorização. Ele destaca as ideias principais, criando elementos visuais que transformam o conhecimento em uma imagem que o cérebro armazena com maior eficiência.

O princípio é simples. Pense e responda: você se lembra de uma página de texto comum inteirinha, palavra por palavra? É difícil, não é mesmo? Agora pense em uma imagem ou infográfico que viu há algum tempo. Fica mais fácil se lembrar das informações, certo?

O mapa mental faz isso. O estudante consegue pegar um conceito central e demonstrar sua conexão com outras ideias utilizando cores, símbolos, traços, setas ou desenhos que facilitam a compreensão e memorização.

Como o mapa mental pode ajudá-lo a passar no concurso?

Quem estuda para passar no concurso pode encontrar muitas vantagens ao usar o mapa mental. Algumas delas são:

Seleção de informações relevantes

O estudante não coloca todas as informações de um texto no mapa mental. Ele deve selecionar o que é relevante, reduzindo a quantidade de conteúdo que precisa memorizar.

Estímulo a diferentes áreas do cérebro

A informação é apresentada utilizando outros recursos além do texto tradicional. Dessa forma, várias áreas do cérebro são ativadas, fazendo com que ele entenda que essa informação é relevante e estimule a memorização.

Otimização do tempo

Quem está se esforçando para passar no concurso sabe que, além de estudar a matéria, é fundamental revisá-la. O mapa mental seleciona os pontos principais, o que torna a revisão mais rápida e eficiente e ajuda quem tem pouco tempo porque precisa conciliar trabalho e estudo.

Prevenção à distração

Quando permanecemos lendo durante um longo tempo, pode haver a tendência à distração. Quem nunca passou pela experiência de começar um parágrafo e, ao final dele, perceber que não se lembra de nada porque estava com o pensamento em outro lugar?

Ao fazer um mapa mental, a pessoa não consegue se distrair, pois está ativamente engajada na construção daquela ferramenta. Ela lê, seleciona trechos, escreve, escolhe as cores e linhas para destacar o que é mais importante, copia. Tudo isso evita que o pensamento se disperse.

Exposição constante à informação

O ciclo da memória funciona a partir da repetição. Por isso, se a pessoa estuda um tema hoje, o ideal é que ela tenha um novo contato com ele dentro de 24 horas, repita-o após 48 horas e finalmente faça uma revisão antes de completar uma semana.

O mapa mental pode ser pendurado na parede de casa, na porta da geladeira ou do mural do seu escritório. Assim, fica fácil fazer uma rápida revisão em todos esses momentos, potencializando a retenção da informação.

Promove o raciocínio lógico sobre um tema

Talvez uma das maiores dificuldades para quem estuda seja decorar um tema sem estabelecer uma relação lógica entre as ideias. Quando compreendemos o encadeamento entre o conceito e as conexões, não precisamos memorizar letra por letra, pois o próprio raciocínio completa as informações.

O mapa mental favorece a construção desse encadeamento lógico. Assim, você perceberá que precisa decorar menos, pois a partir dos conceitos principais é possível desenvolver o pensamento sem recorrer à memória o tempo inteiro.

Como construir um mapa mental?

A construção de um mapa mental é simples. No começo, como algumas pessoas não estão acostumadas, elas até podem enfrentar um certo bloqueio. Porém, com um pouco de prática esse processo se torna automático e facilita muito os estudos. Veja como fazer!

1. Escolha um tema e as ferramentas

A primeira tarefa é partir de algum tema. Ele será a base para seu mapa mental. Consulte as apostilas que estuda para passar no concurso ou outros materiais complementares e mantenha-os por perto para a construção. Também reúna papel e canetas coloridas ou simplesmente use uma ferramenta online.

2. Identifique o conceito-chave

Qual é o foco daquele texto? Qual é o conceito-chave? Escreva-o bem no centro da folha, de preferência na posição horizontal. Assim, será mais fácil expandir as ideias derivadas dele para as laterais e ampliar as conexões.

3. Crie as primeiras conexões

A partir do conceito-chave, crie as primeiras conexões, distribuindo-as ao redor do conceito-chave. Vamos dar um exemplo para tornar a compreensão mais simples.

Imagine que seu mapa mental é sobre a carreira em educação. Esse é o seu conceito-chave, que deverá ficar no centro.

A partir dele, explore as diferentes opções que esse profissional encontra no mercado: atuação em escolas, pedagogia empresarial, órgãos públicos, atendimento em consultório, educação a distância etc.

Uma boa dica é usar cores diferentes nesses títulos das conexões. Isso ajudará a destacar as ideias no mapa mental, facilitando a memorização.

4. Detalhe ou explique as subdivisões

Agora que você estabeleceu as primeiras conexões, é o momento de explicá-las ou detalhá-las. Neste exemplo da carreira de educador, o ideal seria o detalhamento. Então, vamos lá:

Tema principal: carreira de educador

Conexões e seus detalhamentos:

  • atuação em escolas: professor, diretor escolar, coordenador pedagógico, orientador educacional;
  • pedagogia empresarial: elaboração de treinamentos corporativos, produção de materiais educativos na área de negócios, criação de estratégias para mudar o comportamento de colaboradores, desenvolver competências no grupo;
  • psicopedagogia: psicopedagogo clínico (em consultório), psicopedagogo escolar, psicopedagogo hospitalar, organizador de brinquedoteca, atuação em ONGs ou projetos sociais;
  • órgãos públicos: supervisor na Secretaria de Educação, supervisor na Diretoria de Ensino, dirigente regional de ensino;
  • educação a distância: tutor EAD, docente de cursos superiores a distância, desenvolvedor de cursos EAD, especialista em tecnologia educacional.

5. Crie elementos que facilitam a memorização

Finalmente, crie elementos visuais que facilitam a memorização. Você pode usar símbolos, flechas, desenhos e ícones que estejam relacionados aos tópicos e subtópicos para ajudar nesse processo de associação.

Criar o mapa mental pode até consumir uma fração maior do seu tempo. No entanto, você perceberá que essa ferramenta potencializa a aprendizagem, torna a revisão mais rápida e eficaz, fazendo com que suas horas de estudo sejam otimizadas e os resultados se tornem muito melhores.

Gostou do post? Achou as dicas interessantes? Ainda temos muitas outras sugestões para ajudá-lo a passar no concurso.

Faça o download do nosso Manual do Concurso Público e veja o passo a passo de como se preparar para as provas e superar a concorrência!

https://materiais.domalberto.edu.br/concurso-publico-o

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar