“Eu trabalho tanto… Mereço ganhar muito mais!” Talvez você já tenha ouvido essa frase ou até mesmo tenha falado em algum momento de insatisfação com seu emprego e salário. Mas afinal, será que o esforço garante o sucesso profissional?
Na verdade, sem esforço não se chega a lugar nenhum. Porém, essa mobilização precisa levar a um outro ponto — o resultado. E em um período de alta competição no mercado externo e interno, elevar a produtividade é essencial para a sobrevivência das empresas.
Quer entender melhor? Vamos lá!
Mudanças no padrão de consumo
Antigamente, quando o consumidor precisava de um produto, ele não tinha muita alternativa. Ele precisava ir ao comércio de seu bairro e cidade, escolher entre as opções que estavam na vitrine e comprar.
Hoje, a situação é bem diferente. Com exceção de alguns serviços, basta o consumidor entrar na internet e pesquisar para ter acesso a uma quantidade imensa de opções.
Embora haja algumas variações de qualidade e preço, a maioria das opções não se destaca tanto assim de uma faixa média. Tudo ficou muito parecido. Assim, quem precisa de uma solução rápida e não tem exigências específicas, escolhe pelo preço.
O que isso significa para as empresas? Que elas precisam oferecer um produto tão bom quanto o da concorrência, mas por um preço preferencialmente mais baixo.
Desqualificação e improdutividade ameaçam as empresas
É nesse ponto que as empresas brasileiras enfrentam um gargalo. Colaboradores pouco qualificados criam dois entraves: o primeiro é não conseguir produzir com qualidade. O segundo é que a companhia precisa contratar um número maior de funcionários para dar conta de suas tarefas.
Quem diz isso não somos nós, mas as pesquisas. Como já mencionamos aqui no próprio blog, um trabalhador brasileiro leva 1 hora para produzir o que o americano faz em 15 minutos. Ou seja, se lá uma empresa precisa de 100 funcionários, aqui ela precisará de 400 para ter a mesma produção.
A comparação é feita também com outros países. Fazemos em 1 hora o que o coreano faz em 20 minutos. Quando olhamos os números de países como Noruega, Suíça e Luxemburgo, a situação é ainda pior. Sem produtividade, não há sucesso profissional.
O custo dessa mão de obra precisa ser repassado ao preço. Nossos produtos se tornam mais caros que o da concorrência externa, afastando o consumidor.
A pergunta é: os trabalhadores brasileiros não se esforçaram? Com certeza! Porém, essa comparação mostra que não basta ter a mentalidade do esforço. É essencial focar em resultados para ter um desempenho melhor e garantir a lucratividade das empresas.
Foco em resultados e sucesso profissional
A verdade é que, em um mercado competitivo, todos lutam pela sobrevivência. Empresas precisam de lucro e profissionais também devem ter foco em resultados para se destacarem dos demais e conquistarem seu espaço no mundo corporativo.
As pessoas precisam entender, de uma vez por todas, que não é o volume de trabalho que importa, mas o lucro gerado. Um vendedor que faz 10 ligações por dia e realiza uma venda se esforçou muito. Porém, seu resultado é pior do que aquele que fez apenas duas ligações, mas teve 100% de sucesso.
Em outras funções, não é tão simples comparar os resultados. Porém, é fato: nem sempre quem trabalha mais gera um lucro maior. O valor que a empresa está disposta a pagar ao colaborador é proporcional ao valor que ele mesmo agrega. Então, como aumentar esse número? Veja a seguir!
Princípios da atuação com foco em resultados
1. Avalie honestamente seu desempenho
Não adianta acreditar que é bom. Para ter uma ideia do seu verdadeiro valor como colaborador, é importante comparar seu desempenho com o de outros profissionais que realizam a mesma função, seja na sua empresa ou em outras.
Avalie honestamente: desde que você assumiu a função, houve crescimento? A empresa passou a produzir / vender / lucrar mais como resultado das suas ações? Se esse aumento aconteceu, ele alcançou ou superou a média do seu segmento? Os números não mentem.
2. Foque na produtividade
Se o sucesso profissional depende de resultados, foque na produtividade. O princípio de Pareto já é bem conhecido no mundo corporativo: geralmente, apenas 20% dos nossos esforços geram 80% dos resultados. Isso significa que podemos perder muito tempo com tarefas pouco significativas.
Analise seu dia e identifique essas tarefas que geram pouco resultado. Se elas realmente são necessárias, não há como fugir delas. Porém, para alcançar o sucesso profissional é essencial identificar aquelas que podem ser eliminadas, automatizadas ou delegadas para que você tenha a oportunidade de produzir mais.
3. Identifique seus pontos fracos
Como profissionais e como pessoas, sempre temos pontos que precisam melhorar. Para alguns profissionais, falta conhecimento técnico. Pode ser que aquela área de atuação tenha assimilado tecnologias que ele não domina, por exemplo.
Em outros casos, faltam as soft skills, que são competências comportamentais que potencializam o sucesso profissional. Comunicação efetiva, capacidade de negociação, facilidade para solucionar problemas e gestão de pessoas estão entre essas habilidades que o mercado valoriza.
4. Evolua com o mercado
Se você já otimizou seu tempo, é hora de melhorar a performance. Que técnicas, estratégias, ferramentas ou modelos de gestão poderiam multiplicar seu tempo e fazê-lo realizar mais? Já pensou que talvez o problema seja fazer tudo do jeito que sempre fez, sem evoluir?
Para evoluir, não há outro caminho que não seja a busca por conhecimento. Por isso, não se acomode. Volte à faculdade, faça cursos de pós-graduação, mantenha-se atualizado. A educação continuada é fundamental para quem quer alcançar um nível de desempenho superior e se destacar no mercado.
5. Melhore seu marketing pessoal
Além de produzir mais, também é importante criar estratégias inteligentes para evidenciar sua boa performance de resultados. O marketing pessoal também contribui para o sucesso profissional, pois chama a atenção dos níveis superiores da hierarquia da empresa para o potencial do colaborador.
E você, percebe que tem a mentalidade do esforço ou já aprendeu a direcionar seu foco em resultados? Quer vencer essa limitação e atingir o patamar de sucesso profissional desejado?

