Pós-graduação a distância: quais são os diferenciais que o aluno EAD desenvolve?

Não existe nenhuma diferença entre o currículo, a qualidade e o diploma de uma pós-graduação a distância e os cursos presenciais. Porém, o mercado está começando a observar que os alunos que optam pela EAD desenvolvem algumas características que fazem deles profissionais de sucesso, que apresentam alta performance e obtêm resultados extraordinários nas empresas onde trabalham.

Então, você sabe que características são essas? Quer descobrir de que forma elas se transformam em diferenciais competitivos relevantes, que podem ser mencionados inclusive durante uma entrevista de emprego?

Se você ficou curioso para saber essas respostas, continue a leitura! Vamos explicar como a pós-graduação a distância pode ter um papel importante para impulsionar sua carreira. Confira!

Diferenciais dos alunos da pós-graduação a distância

1. Proatividade

PROATIVIDADE

O primeiro diferencial de um aluno de pós-graduação a distância que vale a pena destacar é a proatividade. Isso significa que esse estudante toma a iniciativa, não espera que as pessoas cobrem dele qualquer atitude para fazer aquilo que é necessário ou para solucionar problemas.

Essa característica é muito necessária para o aluno que realiza uma especialização EAD. Afinal, ele não tem um professor ao seu lado, pegando no pé ou anotando sua presença nas aulas. Cabe ao estudante aproveitar ao máximo o material oferecido pelo curso, participar de fóruns e buscar os tutores para tirar dúvidas ou realizar as leituras complementares indicadas pela instituição.

Os recrutadores estão percebendo que essa proatividade faz com que os profissionais que fizeram uma pós-graduação a distância tenham um desempenho melhor no mercado. Eles não dependem tanto de seus superiores hierárquicos para buscarem soluções que otimizam seu tempo ou garantem a satisfação dos clientes da empresa.

2. Organização e disciplina

Essa é outra qualidade que os alunos de uma especialização EAD desenvolvem. Embora para eles seja mais fácil conseguir tempo para assistir às aulas, já que não perdem horas com deslocamento para a faculdade, a organização é essencial para dar conta das leituras e atividades solicitadas.

Quem não se organiza durante qualquer curso de pós-graduação, seja presencial ou EAD,  vê sua vida acadêmica virar uma bola de neve. Perde prazos, não consegue realizar os trabalhos com qualidade e, dessa forma, têm seu aprendizado prejudicado.

Na educação a distância, o impacto da desorganização é ainda maior, pois não existe um professor presente para pegar no pé. Portanto, o próprio aluno deve ter a capacidade de planejar o uso de seu tempo para dar conta de todas as atividades.

3. Foco

Fazer um curso pelo computador tem suas vantagens e desvantagens. Aproveitar o tempo livre para estudar em casa ou no ambiente de trabalho, por exemplo, é um benefício. Fugir do trânsito, especialmente para quem vive nas grandes cidades, é outro fator positivo.

FOCOPorém, não podemos negar que é muito fácil se distrair em um ambiente que não é a sala de aula. As atividades que a família realiza, as muitas abas no navegador, o smartphone chamando a atenção a todo momento — tudo se transforma em uma tentação para abandonar a leitura e se distrair com o último meme ou com o grupo de amigos.

Por isso, quando o recrutador vê um profissional que se especializou em uma pós-graduação a distância, ele tem uma certeza: essa pessoa tem foco, pois conseguiu driblar todas essas distrações para alcançar seu objetivo. É esse tipo de colaborador que as empresas desejam contratar.

4. Autodidatismo

Embora o curso de Pós-Graduação a distância proporcione todo o material que o aluno precisa para aprender, a modalidade de ensino 1:1 permite uma autonomia maior. Isso significa que, quando o profissional se especializa por meio desse tipo de curso, ele precisará aprender muita coisa sozinho.

Dessa forma, por meio da leitura, das aulas, da busca de materiais complementares, ele amplia sua base de conhecimentos. O mesmo acontece com o TCC, que é feito de forma mais autônoma, exigindo que o profissional tenha a capacidade de gerenciar sua própria aprendizagem.

E como isso o beneficia no mercado de trabalho? Sabemos que, hoje em dia, tudo muda o tempo inteiro. Os profissionais precisam se manter constantemente atualizados e ligados nas tendências. Quem se habitua a aprender sozinho em um curso EAD, tem maior facilidade para manter essa postura de aprendizagem permanente no dia a dia.

5. Domínio das ferramentas tecnológicas

Durante uma pós-graduação EAD, o aluno se familiariza com uma série de ferramentas tecnológicas. Ele precisa lidar com a plataforma, acessar, baixar e fazer upload de arquivos. Essas atividades são simples, mas muitos dos profissionais que já estão no mercado não as domina.

Além disso, em muitos cursos de pós-graduação EAD os professores  apresentam ferramentas novas. Os professores podem ser profissionais que atuam em diferentes locais e segmentos de negócios, o que permite o conhecimento de sistemas ou plataformas que o aluno não conheceria em seu ambiente de trabalho habitual.

6. Networking ampliado

Em um curso presencial, os alunos vivem em uma área próxima. Por isso, embora o contato com os outros estudantes seja importante, ele pode ser ainda mais enriquecedor quando envolve profissionais do Brasil inteiro.

É isso que acontece em um curso de pós-graduação a distância. Os alunos não têm a limitação geográfica. Isso significa que, em fóruns e chats, você terá a oportunidade de trocar ideias e experiências com quem trabalha em empresas de grande ou pequeno porte, em centros urbanos gigantescos ou cidades com poucos habitantes, e com vivências organizacionais e tecnológicas diferentes.

Assim, com esse networking ampliado, você não só aprende mais. Também surgem oportunidades de parceria que podem beneficiar a sua empresa e ajudá-la a conquistar novos mercados, se esse for o objetivo da organização.

VANTAGENS

Vantagens da pós-graduação a distância

Como você pode perceber, a EAD tem uma série de vantagens. Sendo assim, além daquelas já conhecidas — flexibilidade de tempo e local de estudo, progresso de acordo com o ritmo do aluno, possibilidade de acelerar a formação — ela também proporciona diferenciais competitivos relevantes no mercado de trabalho.

Por isso, na sua próxima entrevista de emprego, você pode dizer tudo isso ao recrutador. Quando ele perguntar em que aspectos a sua pós-graduação o transformou em um profissional mais bem preparado, não fale apenas do conteúdo. Mostre que ela o ajudou a desenvolver essas qualidades essenciais para alcançar a alta performance.

E você, o que está esperando para escolher sua especialização EAD? Confira no nosso site inúmeras opções de pós-graduação a distância para ampliar seus conhecimentos e se destacar no mercado!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar