6 anos da Operação Lava Jato: profissionais que mudaram o Brasil

Quer você seja contra ou a favor da Operação Lava Jato, um fato não pode ser negado: ela contribuiu decisivamente para a mudança do cenário político do país.

Daqui a décadas, a História conseguirá dar a dimensão exata da Operação Lava Jato. Por enquanto, o que sabemos é que essa foi a maior iniciativa de combate à corrupção no país. No entanto, ela não ficou imune a críticas.

Atuação supostamente partidária de alguns envolvidos, vazamentos estratégicos, comunicação e até mesmo colaboração inapropriada entre juízes, procuradores e outros personagens são algumas das acusações à operação.

O fato é que, independentemente do apoio ou das críticas, desde o dia 17 de março de 2014, quando a operação foi iniciada, muita coisa mudou no Brasil. Além das irregularidades na Petrobrás, a Lava Jato apurou que houve desvios de dinheiro na construção de Angra 3 e teve desdobramentos e inquéritos tribunais em diferentes estados.

Qual foi o grande diferencial da Operação Lava Jato?

Não é segredo que a corrupção esteve presente em muitos momentos da História do Brasil. Outras investigações também já aconteceram, porém nenhuma delas teve um alcance tão amplo e conseguiu uma projeção tão significativa quanto a Lava Jato.

Bilhões de reais foram desviados dos cofres públicos nos esquemas investigados. Uma verdadeira teia que envolvia dirigentes de estatais, políticos e fornecedores de serviços foi desmascarada e os personagens expostos têm grande expressão política e econômica no país.

O resultado é que, em dezembro de 2019, 81% dos brasileiros afirmavam que a Operação Lava Jato deveria continuar. O apoio popular já havia se tornado evidente em manifestações, mesmo após a divulgação das mensagens inapropriadas entre os servidores envolvidos.

É impossível falar de toda a abrangência da Operação Lava Jato em um único post. Por isso, como nosso foco aqui no blog é a sua carreira, falaremos de alguns dos personagens que mais se destacaram durante esse período, seus cargos e como alcançá-los.

Preparado? Então vamos lá!

Quais foram os principais personagens da Lava Jato?

Sérgio Moro – Juiz

Com certeza, o personagem de maior destaque na Lava Jato é o ex-juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro. Ele atuava na 13ª vara federal criminal de Curitiba quando coordenou a operação.

Talvez nem ele mesmo imaginasse que aquela investigação sobre a ação ilegal de doleiros, que usavam empresas em nome de terceiros para burlar o sistema financeiro nacional fosse revelar o envolvimento de políticos, empresários de destaque e outros funcionários públicos em um esquema de desvio de dinheiro tão significativo.

À medida em que a operação começou a atingir personagens de grande expressão, Moro também ganhou destaque nacional. Chegou a ser eleito “O Brasileiro do Ano” em 2014 e uma das personalidades mais influentes do mundo pela revista Time.

Como conquistar o cargo de juiz?

Para se tornar juiz, primeiro o profissional precisa concluir o bacharelado em Direito. Depois, deve comprovar três anos de prática jurídica. Finalmente, ele pode prestar um concurso público para o cargo desejado.

Portanto, para se tornar juiz é necessário dedicar muitos anos ao estudo. A concorrência nos concursos é grande, o que exige uma grande dedicação à aquisição de conhecimento.

No caso do ex-juiz Sérgio Moro, além do bacharelado, ele investiu em pós-graduação. Seu currículo inclui até mesmo um programa específico de estudos sobre sobre lavagem de dinheiro promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Rodrigo Janot – Procurador-Geral da República

Embora tenha encerrado seu mandato em 2017, Rodrigo Janot era Procurador-Geral da República no início da Operação Lava Jato. Sua atuação foi fundamental, visto que diversos dos envolvidos eram políticos e tinham foro privilegiado.

Como essas figuras não poderiam ser investigadas por um juiz de primeira instância como Sérgio Moro, Janot coordenou as apurações sobre esses personagens. Os inquéritos envolveram governadores, senadores e deputados e até mesmo os presidentes da Câmara e do Senado.

Como se tornar Procurador-Geral da República?

O Procurador-Geral da República é o chefe do Ministério Público Federal e, portanto, comanda todos os outros procuradores da República.  O PGR propõe projetos de lei e também ações junto a tribunais superiores, como as que envolviam políticos com foro privilegiado na Lava Jato.

A escolha do Procurador-Geral da República é feita pelo presidente. No entanto, para chegar ao cargo o profissional precisa cumprir alguns requisitos, como ser integrante do Ministério Público da União e ter mais de 35 anos.

Além disso, o nome precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. A destituição também segue esses passos: iniciativa do presidente e autorização dos senadores.

Teori Zavascki – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

No STF, o ministro Teori Zavascki foi responsável pela relatoria da Operação Lava Jato. Concedeu a Rodrigo Janot autorizações para a investigação de diversos políticos com foro privilegiado.

Foi de Teori Zavascki a decisão de emitir a ordem de prisão do então senador Delcídio do Amaral. Também determinou  o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara e de seu mandato parlamentar.

Sempre que a Polícia Federal e o Ministério Público precisava realizar operações envolvendo políticos e ministros com foro privilegiado, a ação deveria ser autorizada por Teori Zavascki. Ele também julgava pedidos de habeas corpus referentes à operação e homologava acordos de delação premiada.

Zavascki também tomou algumas decisões polêmicas, como a ordem de soltura de presos devido à operação Lava Jato em maio de 2014, sob suposta ilegalidade dos atos do juiz Sérgio Moro. Outra ordem que causou reações foi a determinação de remessa dos processos que estavam sob a responsabilidade da Justiça Federal do Paraná para o Supremo Tribunal Federal.

O ministro Teori Zavascki morreu em um acidente aéreo, no dia 19 de janeiro de 2017, na região do litoral de Paraty, Rio de Janeiro.

Como se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal?

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância da justiça brasileira. O cargo de ministro é ocupado por candidatos indicados pelo presidente da República. Para ser escolhido, o profissional precisa ter entre 35 e 75 anos de idade, além de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Além desses critérios, o candidato é sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que é composta por 27 parlamentares (1/3 dos senadores). Após a sabatina, a indicação é submetida a votação no plenário, onde deve alcançar maioria absoluta para efetivação no cargo.

Como você pode perceber, esses três personagens fundamentais para a Operação Lava Jato ocuparam cargos para os quais o preparo é essencial. O primeiro passo, para qualquer uma dessas carreiras, é o bacharelado em Direito.

No entanto, esse é apenas o princípio. Para alcançar os outros degraus é fundamental investir em educação continuada e preparar-se para concursos públicos. Mesmo os cargos conquistados por meio de indicação política só estão acessíveis a profissionais que chegaram a um patamar de notório saber e destaque, o que só se faz com uma carreira bem planejada e solidificada pelo conhecimento.

E você, também gostaria de contribuir para passar o Brasil a limpo e contribuir para um futuro mais justo para o país? Então, que tal começar a se preparar para o cargo de juiz? Faça o download do nosso e-book gratuitamente e descubra a melhor estratégia para passar em concursos públicos e conquistar seu objetivo.

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Concurso público: como se preparar para conquistar o cargo desejado?;

Prova de Títulos em Concurso Público: O Que é e Como Transforma-lá em Vantagem Competitiva?;

Concursos para Direito: oportunidades no serviço público;

Concurso público: como conquistar seu objetivo em 2020!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar